Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Supporting celebram 11 anos a dar música aos Sportinguistas

Por Sporting CP
11 Set, 2024

Banda lançou quarto álbum no Museu do Clube

Os Supporting comemoraram, esta terça-feira, 11 anos de existência com um concerto mais intimista no Museu Sporting, no qual deram a conhecer as músicas que fazem parte do quarto álbum e que promete, mais uma vez, estar nas vozes de milhões de Sportinguistas.

Para assinalar a data e a coincidir com os 20 anos do Museu Sporting, os Supporting foram os protagonistas de uma visita de autor ao Museu, no qual elegeram os momentos mais marcantes como adeptos do Sporting CP e terminaram com um concerto para dezenas de adeptos Leoninos que encheram o pequeno auditório com os lugares disponíveis – 35 lugares

O quatro álbum chama-se 'Imortal' e, além de novas músicas de apoio ao Sporting CP e que poderão ser adaptadas para a bancada, tem também outros temas de homenagem a grandes figuras da história do emblema de Alvalade, como Rui Jordão – 'Gazela de Benguela' – ou uma outra dedicada a Héctor Yazalde – 'Chirola o Mago da Bola'.

Aos meios de comunicação do Clube, Pedro Marques, vocalista dos Supporting, partilhou a alegria do grupo por estar com dezenas de Sportinguistas num espaço tão emblemático como o Museu Sporting.

“Estamos aqui, muito, muito felizes por este momento, porque estar aqui com 35 pessoas foi, se calhar, tão grandioso como o Marquês porque foi muito especial. Por ser no sítio que foi, por serem convidados e não só, por causa do nosso álbum que é vinil. Foi uma iniciativa que nós tivemos e acho que correu muito bem e que as pessoas saíram daqui satisfeitas”, disse, em jeito de balanço, após mais um concerto que despertou enorme entusiasmo no público e que mostrou uma enorme ligação entre a banda e os Sportinguistas presentes.

'Imortal' é o nome do álbum e a explicação para a escolha do nome vem da voz do vocalista. “Não é à toa que se chama 'Imortal'. Quisemos homenagear também figuras do Sporting CP e temos quatro músicas que o fazem, para além do 'Jogar o Dobro' e da música que foi usada para festejar com os Campeões Nacionais deste ano, 'Um Jogo de Cada Vez'. Tivemos pena de não fazer ainda para o Manuel Fernandes, de não entrar neste álbum, mas futuramente vai aparecer, já temos letra mais ou menos escrita. Se calhar dentro de um ano lançamos música especificamente para o grande 'Manel'. Este álbum faz parte de um projecto que mais tarde ou mais cedo tinha de cair para aqui, para grandes nomes do Clube que merecem ser homenageados e foi isso que tentámos fazer. Também há uma música em que homenageamos todos os falecidos do Sporting CP, por isso é que falamos em 'Imortal' no álbum”.

Pedro Marques e a banda criam música pela causa maior do Sporting CP, olhando para o que têm criado como um património destinado ao Clube e explicando o sentimento de terem as músicas na ‘ponta da língua’ de milhões de Sportinguistas. “Antes de mais, é um orgulho enorme. São músicas que nós fizemos, mas a partir do momento em que as metemos cá fora, pelo menos um mês após a novidade, acabam por deixar de ser nossas e passam a ser dos Sportinguistas e quando passam no estádio é um tremendo orgulho. Eu sinto que estou no estádio a ouvir as músicas e é como se estivesse a ouvir qualquer música do Sporting CP, seja Maria José Valério, os Campeões de 82, ou qualquer música de uma das claques. É algo que foi feito para o Sporting CP e a partir do momento em que o fizemos e pusemos cá fora, são dos Sportinguistas”.

Ao fim de 11 anos de existência, Pedro Marques fez um balanço de mais de uma década a dar música aos Sportinguistas pela banda Supporting. “Estamos aqui, continuamos amigos, já tivemos pequenas chatices, mas nunca nos separámos. Continuamos a trabalhar, a ter ideias, a juntarmo-nos. Já não temos 20 anos, temos famílias, temos trabalhos, não somos profissionais disto, não é este o nosso emprego, longe disso, mas arranjamos um tempinho para irmos fazendo uns concertos. Estamos aqui hoje numa terça-feira à noite, como estivemos na sexta-feira passada em Campolide, no novo núcleo inaugurado - um grande abraço para eles -, e vamos, dentro das nossas possibilidades, indo a concertos e levando um bocadinho do Sporting CP e das histórias do Sporting CP ao país inteiro”.