Vitória na estreia de João Gião
30 Mar, 2025
Equipa B Leonina visitou e derrotou o Amarante FC (0-1)
A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal venceu na tarde deste domingo o Amarante FC por 0-1, em jogo a contar para a 7.ª jornada da fase de apuramento de campeão da Liga 3. Com este resultado, os jovens Leões fecham a primeira volta no segundo posto na tabela, com 12 pontos.
Na estreia de João Gião no banco, o Sporting CP apresentou-se com quatro alterações com relação ao onze que recebeu o AD Fafe. Henrique Arreiol, José Silva, Alexandre Brito e Afonso Moreira foram lançados a jogo e as intenções verdes e brancas desde cedo ficaram evidentes.
No entanto, foi Diego Callai o primeiro Leão a brilhar, logo à passagem dos três minutos, com uma enorme e decisiva intervenção a um bom cabeceamento de Faissal Zangré.
Aos 17', e numa fase onde o Sporting CP começava a procurar assumir um maior controlo da posse, Afonso Moreira isolou-se em velocidade na direcção da baliza amarantina. De forma a travar o avançado, João Filipe recorreu à falta em zona proibida e foi expulso. Com menos um homem, os anfitriães souberam estancar a pressão Leonina, sustentando o nulo até ao descanso.
Isto apesar dos esforços de Lucas Taibo, que aos 37’ rematou pouco enquadrado do meio da rua, e do cabeceamento de Henrique Arreiol aos 42’, que saiu também longe do alvo.
Na entrada para a segunda parte, João Gião lançou Rafael Besugo e Flávio Gonçalves e os Leões, mais acutilantes, foram em busca da vitória.
Aos 51', o avançado de 17 anos, recém-entrado, viu o guardião Didi negar-lhe o golo com uma boa defesa com a mão esquerda. Logo depois, foi o capitão Manuel Mendonça a rematar à entrada da área para nova defesa do guarda-redes do Amarante FC. Como não há duas sem três, aos 57' Afonso Moreira rematou enquadrado, mas ao poste.
Os verdes e brancos viram os seus esforços por fim recompensados aos 66', quando o mesmo Afonso Moreira cabeceou de forma certeira para o fundo das redes. O cruzamento de Mauro Couto, teleguiado, foi meio golo.
Não satisfeitos com a vantagem mínima, os pupilos de João Gião continuaram a dominar a partida, avançando no terreno e não permitindo uma reacção aos da casa. Contudo, o marcador não voltou a sofrer as alterações e o tento solitário do avançado foi a alavanca de uma vitória justa e personalizada, a abençoar a estreia do técnico.
Sporting CP: Diego Callai [GR], João Muniz, David Moreira, Alexandre Brito (Kauã Oliveira, 89’), Rodrigo Dias, José Silva (Flávio Gonçalves, 46’), Mauro Couto, Henrique Arreiol (Rafael Besugo, 46’), Manuel Mendonça [C] (Luís Gomes, 78’), Afonso Moreira (Gabriel Silva, 87’) e Lucas Taibo. Treinador: João Gião. Disciplina: cartão amarelo para Henrique Arreiol (26’), João Muniz (29’), Flávio Gonçalves (85’) e Lucas Taibo (93’).