João Gião: “Resultado muito penalizador”
22 Dez, 2025
Técnico analisou derrota no Seixal
João Gião considerou "muito penalizador" o desfecho do dérbi frente ao SL Benfica (1-0), sublinhando a superioridade do Sporting CP na primeira parte e o impacto decisivo das duas expulsões na segunda metade do encontro.
Na análise à partida, o técnico dos Leões destacou o domínio verde e branco antes do intervalo. "Acho que foi uma primeira parte em que fomos claramente melhores do que o nosso adversário. Conseguimos ligar bem o jogo e criar duas ou três oportunidades claríssimas de golo, uma delas escandalosa, em cima da linha. Nem sei como é que não fizemos aquele golo", começou por dizer, em declarações à Sporting TV.
"Acabamos por ser muito penalizados num penálti, numa mão num canto que estava completamente controlado, e chegamos ao intervalo a perder 1-0 numa primeira parte em que temos três ou quatro oportunidades claríssimas, enquanto o SL Benfica, sinceramente, não me lembro de nenhuma", reforçou, admitindo ainda assim que terá de rever o jogo.
Sobre a segunda parte, o treinador reconheceu uma entrada menos intensa do Sporting CP, embora considere que, enquanto houve igualdade numérica, as melhores ocasiões continuaram a ser do seu conjunto.
"Não entrámos com a mesma energia da primeira parte, mas ainda assim, e enquanto o jogo esteve equilibrado, a única oportunidade clara é nossa, numa situação do Mauro [Couto], já dentro da área, que acaba por rematar à figura", lamentou, explicando que a partida ficou definitivamente "condicionada" com as duas expulsões.
"A partir do momento em que ficamos reduzidos, o jogo fica completamente condicionado e torna-se muito mais fácil para o adversário controlar", explicou, antes de destacar a resposta emocional da equipa. "Mesmo assim, tenho muito orgulho naquilo que os jogadores foram capazes de fazer. Nunca deixaram de acreditar, fomos até ao fim, ainda tivemos algumas aproximações perigosas e uma crença muito grande", elogiou.
Apesar da frustração pelo resultado, João Gião deixou uma mensagem de confiança no grupo e no projecto. "Fico orgulhoso da atitude, mas muito triste pelo resultado, que acho muito penalizador para aquilo que foi o jogo. Com menos dois jogadores é muito difícil, é impossível pressionar da mesma forma, acabamos empurrados para trás, a sofrer e a tentar sair em transição ou através de bolas paradas", disse também, garantindo que esta derrota "não pode abalar" o percurso da equipa.
"Já tivemos momentos menos bons e [sabíamos que] não íamos ganhar sempre. O nosso projecto é diferenciado e isso não muda nada", afirmou, antes de destacar a consistência defensiva da equipa e as lições positivas a retirar do encontro.
"Continuamos a dar uma boa resposta defensiva. Sofremos um golo de penálti e, mesmo depois, não me lembro de muitas oportunidades do adversário. O jogo foi repartido, o SL Benfica tem qualidade, mas as melhores oportunidades, até em igualdade numérica, foram nossas, e é isso que retiramos deste jogo", resumiu.