Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

João Gião: "Temos de ir buscar o carácter da equipa"

Por Sporting CP
31 Jan, 2026

Técnico da equipa B dá o mote para a recepção à UD Oliveirense (domingo, 11h00)

A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal recebe a UD Oliveirense às 11h00 deste domingo, em jogo a contar para a 20.ª jornada da Liga Portugal 2. Depois de um período de resultados menos positivos, os Leões querem voltar a somar pontos e, em antevisão ao encontro, João Gião começou por recuar até à partida em Leiria, aproveitando para deixar uma nota de solidariedade a uma das regiões mais afectadas pelas recentes tempestades que atingiram Portugal.

"Antes de mais, deixar uma palavra de conforto para quem está a ser bastante afectado por estes últimos dias, em particular em Leiria, onde jogámos a semana passada", começou por referir, em declarações aos meios do Clube, antes de recorrer ao duelo com os leirienses para identificar problemas recorrentes nas últimas jornadas.

"Temos sido muito penalizados em lances de bola parada. Dos últimos dez golos que sofremos, seis decorrem de bola parada, é uma percentagem muito alta", lamentou, explicando que a equipa tem trabalhado esse capítulo, muitas vezes marcado pela "falta de maturidade" frente a jogadores mais experientes.

Para regressar aos triunfos, João Gião apontou ainda à necessidade de maior eficácia ofensiva. "Faltou-nos objectividade, melhores decisões no último terço e mais agressividade. Às vezes, dá a ideia de que queremos entrar com a bola pela baliza adentro e temos de ser mais práticos na finalização", apontou.

O foco vira-se, assim, para a recepção à UD Oliveirense, adversário que, na primeira volta, infligiu a primeira derrota da temporada aos jovens verdes e brancos.

"É uma equipa que tem feito um campeonato regular, que defende muito bem. É difícil entrar naquele bloco", analisou o técnico, alertando também para a força do adversário nas bolas paradas e nas transições. "É uma equipa forte na bola parada, com um jogador muito especial, o Bura, que nos fez golo na primeira volta, e quando tem bola e espaço, tem qualidade também na frente para jogar", recordou.

Apesar de uma boa primeira volta, "que já vai longe", João Gião assume que o momento actual exige uma resposta clara por parte do grupo. "Temos de nos agarrar aos nossos valores e ir buscar o carácter da equipa, dos jogadores e da equipa técnica para sair de um momento difícil", disse, acrescentando que a maior disponibilidade no plantel poderá ser determinante para inverter o ciclo.

"Começamos a recuperar, em função das muitas ausências que foram existindo na equipa A, alguma estabilidade, com os jogadores disponíveis mais em paralelismo com aquilo que aconteceu no início da época", destacou. A fechar, João Gião deixou um apelo aos Sportinguistas, relembrando que o encontro acontece "num horário talismã" para a equipa.

"É um domingo de manhã, um bom horário para as famílias, e eu digo isto muitas vezes mas é verdade: os adeptos podem vir e irem depois almoçar descansados com a família. Portanto, é um bom horário para nos virem apoiar. Para nós, essa força exterior vai ser importante, como tem sido, de resto, nas últimas casas aqui, sempre em número muito considerável", rematou.

Também o médio Eduardo Felicíssimo falou aos meios verdes e brancos e começou por destacar as aprendizagens retiradas do encontro frente à UD Leiria.

"Sabemos que os jogos na Segunda Liga são todos muito difíceis e que momentos de desconcentração pagam-se muito caros. Ainda assim, há muitos pontos positivos a retirar, principalmente na segunda parte. Já analisámos o jogo, corrigimos o que temos de fazer melhor e já estamos a pensar no próximo, que é o mais importante", atirou, garantindo ainda que o momento mais delicado do adversário não está na cabeça dos jogadores.

"O que importa é o nosso jogo, estarmos focados e confiarmos em nós. Trabalhámos toda a semana e estamos preparados para dar uma grande resposta. Queremos mostrar tudo o que temos para voltar às vitórias", reforçou, acrescentando que a equipa tem trabalhado para 'fechar a baliza' nos esquemas tácticos adversários.

"Foram momentos de desconcentração, já trabalhámos isso durante a semana. Às vezes acontece, a equipa adversária também tem mérito, mas estamos mais preparados para enfrentar essas adversidades e não sofrermos golo", frisou.

Por fim, o jovem médio reforçou o apelo feito pelo seu treinador, deixando uma garantia de compromisso aos adeptos. "Venham apoiar-nos. Vamos estar aqui de corpo e alma para garantir a vitória".