Filipe Neto: "Tivemos a atitude que costumamos ter"
31 Jan, 2026
Rescaldo à 5.ª jornada da fase de apuramento de campeão da Liga Revelação
Terminado o jogo da 5.ª jornada da fase de apuramento de campeão da Liga Revelação, o treinador dos sub-23 do Sporting CP, Filipe Neto, fez a análise para os meios de comunicação do Clube.
“Foi um jogo um bocado atípico. Começámos o jogo de uma forma a que não estamos habituados, a sofrer um golo e depois foi uma primeira parte muito equilibrada, com pouco tempo jogado, o que não é muito normal nesta Liga. Uma equipa do SCU Torreense muito mais madura, a saber bem os tempos do jogo, a gerir os tempos do jogo a ganhar 0-1 e nós atrás do jogo, conseguimos reagir, conseguimos criar as nossas oportunidades, em que podíamos ter empatado. Na segunda parte rectificámos algumas coisas na pressão, também conseguimos ajustar-nos ao que o jogo estava a pedir, tentar pôr um pouco mais de energia no jogo e conseguimos fazer o nosso golo. Logo a seguir ao golo tivemos outra oportunidade em que podíamos ter marcado e depois a infelicidade do Camacho {Rafael] tocar no Marquês [Rodrigo] e ser expulso, que muda um pouco a nossa abordagem ao jogo. Ainda assim, não nos retraímos, tentámos continuar a pressionar mais alto, tentar sempre que podíamos chegar mais à frente. Dentro disto tudo, conseguimos tirar boas ilações, tivemos a atitude que costumamos ter, de não virar as costas ao problema. Reagimos, fomos atrás do jogo. Estes jogadores estão cada vez mais próximos de puderem estar onde queremos que eles estejam”.
O técnico abordou as mexidas ao intervalo e os resultados positivos dos ajustes. “Todos os jogadores aqui estão preparados para entrar e sabem da importância que têm, mesmo estando no banco. O Sandro [Ferreira] fez um excelente jogo, ainda assim, o Diogo [Martins] quando entrou trouxe muita energia na pressão que queríamos e que nos tínhamos proposto a fazer. Isso deu os seus frutos, deu-nos mais tempo de bola, deu-nos mais reacção colectiva, mais energia e isso ajudou-nos bastante, sem dúvida”.
Perante o campeão da Liga Revelação [SCU Torreense] e ‘reforçado’ com dois jogadores do plantel principal, a resposta dos jogadores Leoninos agradou à equipa técnica do Sporting CP. “Dois jogadores da equipa A do SCU Torreense 'desceram', jogadores que jogaram na Liga espanhola e para nós é um motivo de satisfação poder defrontar jogadores mais experientes, com muita qualidade e percebemos que nos conseguimos bater com eles, da mesma forma, de igual para igual. Não há melhor forma de avaliar os jogadores como num jogo deste género. Eles mostraram que estão mais do que preparados para estarem nestes palcos”.
Guilherme Silva, defesa central dos sub-23 do Sporting CP, deu também a visão do jogo frente ao SCU Torreense. “Todos os detalhes contam, não entrámos bem na primeira parte, 'demos’ a 1.ª parte do adversário e acho que isso se viu no final. Conseguimos reagir bem na 2.ª parte, fomos à procura do golo, conseguimos encontrar o golo. Depois do lance da expulsão, o SCU Torreense ganhou força, veio para cima, eles fizeram golo, mas nós continuámos a reagir e lutámos até ao final. Não desistimos, quase marcávamos no fim e vamos agora preparar o próximo jogo. Vamos continuar a trabalhar para alcançar a vitória”.