Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Rui Borges: "Não olho para os ses, o nosso foco é ganhar"

Por Sporting CP
28 Dez, 2024

Campeões Nacionais recebem o SL Benfica este domingo (20h30)

A equipa principal de futebol do Sporting Clube recebe, este domingo, às 20h30, o SL Benfica em jogo da 16.ª jornada da Liga Portugal.

Frente-a-frente os dois primeiros classificados da prova, separados por um ponto. A formação encarnada lidera, com os Campeões Nacionais a terem o objectivo de vencer, que os fará regressar ao primeiro lugar, que ocuparam desde o início do campeonato, mas sem pensar em ses.

Foi isso mesmo que o técnico da equipa verde e branca disse na antevisão ao encontro, focando-se apenas em ganhar. “Não olho para os ses, foco-me apenas naquilo que posso controlar e o meu foco é ganhar. Sei que será um jogo difícil, um grande jogo e queremos ganhar. Se ganharmos, a consequência é sermos primeiros e isso é o melhor que podemos ter. Por isso, os jogadores também só têm de se focar nisso, em ganhar e não pensar nos ses”, disse o treinador Leonino, referindo que a atitude fará maior diferença do que a inspiração: “Trabalhámos 72 horas, como é óbvio não vou chegar aqui e fazer magia, a equipa estará muito longe do que queremos, mas a atitude tem de lá estar. A atitude e a parte competitiva farão a diferença ao longo de todo o jogo”.

“Não há favoritos. Será um bom jogo. O SL Benfica está bem, em primeiro, mas nós também estamos bem e vamos estar. A equipa tem noção do que pode e poderá dar e no que representa ganhar. Por isso, mais do que nos focarmos no primeiro lugar, temos de nos focar no que podemos fazer, como podemos ser melhores e, se formos melhores, ganharemos e voltaremos para o primeiro lugar”, sublinhou.

“É um dérbi, são jogos diferentes, muito competitivos e nós jogamos em casa perante os nossos adeptos. Será um jogo muito competitivo e mais do que a qualidade acho que a parte competitiva vai levar o jogo para melhor ou menos bom, mas aquilo que nós mais queremos é ganhar. Estou muito focado nisso”, disse ainda o treinador verde e branco, acrescentando: “Jogaremos em nossa casa, com um ambiente muito positivo para nós e os adeptos também serão muito importantes no que será o jogo. Tudo isso, juntamente com a atitude, será muito importante para acabarmos com a vitória, que é o nosso objectivo”.

Quanto à forma de jogar do Sporting CP no encontro deste domingo, o técnico não revelou como será, dizendo que não está preso ao seu sistema mais habitual. “Já joguei em vários sistemas e o sistema é apenas o começo, o resto tem a ver com dinâmicas, qualidade individual e características, vamos sempre tentando ver como podemos tirar o melhor de cada um e como podemos ser melhores do que o adversários. Por isso, mais do que a forma de jogar agora é fazê-los acreditar”, afirmou, dizendo que não utilizou o jogo que fez contra o SL Benfica enquanto treinador do Vitória SC: “A equipa é diferente, os jogadores são diferentes e dão coisas diferentes. Por isso, foquei-me apenas naquilo que eles podem dar amanhã dentro da minha ideia de jogo”.

Para este encontro, o técnico do Sporting CP ainda não contará com vários dos jogadores que estiveram ausentes nas últimas semanas, mas deixou antever o possível regresso de Hidemasa Morita, a quem no passado deixou elogios e voltou a deixar. “É um belíssimo jogador, com uma inteligência acima da média e com tomadas de decisão muito boas. Impressionou-me a jogar como adversário e trabalhar com ele é diferente, veem-se outras coisas. Fiquei impressionado com ele, mas com outros também”, revelou Rui Borges, falando ainda de Viktor Gyökeres: “Vai voltar aos golos. É um jogador diferenciado, pode dar muito à equipa, ele sabe disso e os companheiros sabem disso, mas não joga sozinho, precisamos de todos ligados para termos o rendimento dele e de todos”.

Nesse sentido, desvalorizando os jogos menos conseguidos e o menor número de golos marcados nas últimas semanas, o técnico verde e branco disse estar “muito tranquilo”. “Não podemos dar muita importância à fase menos positiva, até porque Sporting CP está em todas as competições. (...) Queremos e temos de continuar a mostrar que somos os Campeões Nacionais e que somos bons. (...). O Sporting CP é candidato ao título e lutará até ao fim para voltar a ser campeão”.

Para lá deste primeiro jogo e das contas do campeonato, Rui Borges falou ainda sobre os primeiros dias de trabalho de Leão ao peito, mostrando-se satisfeito com o grupo verde e branco: “Encontrei um grupo com vontade de treinar, competir, jogar e ganhar, completamente ao encontro do que queríamos passar”.

“Vejo-os e sinto-os motivados, com vontade de aprender e com capacidade de ouvir. Já demonstraram toda a qualidade e vão continuar a mostrar, não tenho dúvida disso. (...) Entendo a parte psicológica de que se fala, mas não vejo os jogadores abatidos. Estão bem, tranquilos, a quererem mostrar o que são individual e colectivamente”, disse ainda o treinador do Sporting CP, falando se si mesmo também: “Estou felicíssimo. Foi para isto que trabalhei a vida toda, para estar num grande clube, cheguei ao Campeão Nacional e não podia estar mais feliz”.

“Começar com um dérbi? Disse logo que queria vir logo. Pode ser mais difícil pelo pouco tempo que tivemos, mas não é isso que me impede de estar com ambição enorme de vencer e com a confiança de que vai correr bem”, afirmou.