Goleada para abrir a Liga
17 Set, 2023
Leoas superam Länk FC Vilaverdense por 8-0
A equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e bateu, este domingo, o Länk FC Vilaverdense por 8-0 na primeira jornada da Liga, entrando assim da melhor forma na competição.
Num jogo dominado do início ao fim, as Leoas já venciam por 4-0 ao intervalo, conseguindo dobrar a vantagem no segundo tempo e golear com tranquilidade. Ao apontar os três últimos golos do desafio, a jovem Maísa Correia esteve em grande destaque e foi eleita a melhor em campo.
Ainda antes do apito inicia, Joana Martins recebeu das mãos de Margarida Batlle y Font, coordenadora-geral do futebol feminino do Sporting CP, uma camisola para assinalar os 100 jogos da média pela equipa principal. Em estreia oficial esteve Gabriela Vinhas, defesa de 18 anos que foi titular no encontro realizado no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete.
O domínio do jogo pertenceu ao Sporting CP desde o primeiro minuto e, aos poucos, as oportunidades de golo foram surgindo e o 1-0 foi ficando cada vez mais perto.
Aos 12 minutos, Alícia Correia cruzou para Ana Capeta, de cabeça, dar trabalho à guarda-redes Letícia Rodrigues. Pouco depois foi Olivia Smith a efectuar um bom remate que saiu perto do poste - seria a primeira de muitas tentativas da internacional canadiana.
O marcador acabou por ser inaugurado aos 17 minutos e no seguimento de um pontapé de canto causado por um cruzamento perigoso de Jacynta Gala. Fátima Dutra colocou na área, Ana Capeta cabeceou ao primeiro poste e Fátima Pinto apareceu ao segundo para facturar e apontar o 1-0.
Logo a seguir, no recomeço, o Sporting CP recuperou a bola e Jacynta Gala lançou Maiara Niehues na velocidade, com a brasileira a rematar cruzado para o fundo das redes.
Voltou a não ser preciso esperar muito até ao 3-0: aos 28 minutos, num lance muito confuso e repleto de ressaltos, apareceu Brenda Pérez para finalizar com sucesso e dar ainda mais conforto ao emblema de Alvalade.
Maiara Niehues chegou ao bis menos de dez minutos depois, quando Olivia Smith combinou com Brenda Pérez antes de assistir a camisola 21 para o 4-0.
Até ao intervalo, destaque para mais dois remates de Olivia Smith para defesas de Letícia Rodrigues, que impediu o Leoas superam Länk FC Vilaverdense de sofrer mais golos no primeiro tempo.
Mariana Cabral operou três substituições ao intervalo, tirando Brenda Pérez, Maiara Niehues e Alícia Correia e colocando Ana Teles, Andreia Bravo e Rita Almeida, sendo que o ritmo e a história do encontro não sofreram grandes alterações.
Depois de acertar no poste aos 52 minutos, Olivia Smith conseguiu, finalmente, marcar aos 68, quando rematou para o 5-0 após ganhar espaço num bom trabalho individual.
A 20 minutos do fim, Maísa Correia substituiu Ana Capeta e ainda foi a tempo de marcar... três golos.
O primeiro foi poucos minutos depois de entrar, quando Ana Teles a descobriu com um passe perfeito e a jovem de 16 anos, na cara da guardiã, não falhou.
Já com Bruna Lourenço em campo, tendo saído Olivia Smith, a dupla Maísa Correia/Ana Teles voltou a brilhar, com a segunda a assistir de calcanhar para a primeira bisar e apontar o 7-0 aos 90+1 minutos.
Contudo, ainda houve tempo para mais um golo de Maísa Correia com nova assistência de... Ana Teles. Desta vez, a camisola 20 lançou a colega no contra-ataque, sendo que Maísa Correia aproveitou uma saída em falso de Letícia Rodrigues para chegar ao hat-trick e fechar as contas em 8-0.
Depois de um início de Liga de grande nível, o Sporting CP vai, agora, visitar o Valadares Gaia FC.
Sporting CP: Carolina Jóia [GR], Rita Fontemanha [C], Gabriela Vinhas, Alícia Correia (Rita Almeida, 46'), Fátima Dutra, Fátima Pinto, Brenda Pérez (Ana Teles, 46'), Olivia Smith (Bruna Lourenço, 86'), Maiara Niehues (Andreia Bravo, 46'), Jacynta Gala e Ana Capeta (Maísa Correia, 71').