Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Grande segunda parte não chegou para vencer a Elite Cup

Por Sporting CP
17 Set, 2023

Leões viraram de 0-2 para 2-3, mas perderam dérbi por 4-3

A equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal perdeu, este domingo, a final da Elite Cup, torneio que abre a temporada, com um desaire por 4-3 frente ao SL Benfica, em Tomar.

Um desaire bastante amargo e injusto, uma vez que o conjunto Leonino assinou uma magnífica segunda parte, na qual recuperou de uma desvantagem de 2-0 que levava do intervalo, em primeiros 25 minutos difíceis para a equipa verde e branca, que teve quatro cartões azuis (exclusões de dois minutos a hoquistas Leoninos) e sofreu dois golos de bola parada, ambos de livre directo, um marcado por Lucas Ordoñez e outro por Carlos Nicolía - este último a 36 segundos para o final dos primeiros 25 minutos.

Desses primeiros 25 minutos ficou um jogo em que o Sporting CP teve mais dificuldades em chegar à baliza adversária, com uma atitude mais de expectativa e sem conseguir furar a defesa benfiquista. No entanto, alguns cartões azuis a hoquistas Leoninos pareceram excessivos e também acabaram por explicar o desfecho que se registava, com Ângelo Girão a cotar-se, até então, como o melhor jogador do emblema de Alvalade, com várias defesas de elevado nível.

Na segunda parte, a história foi totalmente diferente e o Sporting CP assinou uma magnífica exibição. Muito mais capaz de ganhar bolas em zona alta e de explorar o contra-ataque, com diversas jogadas de perigo a antecederem os golos marcados em menos de um minuto, à entrada dos primeiros cinco. Primeiro, numa ‘stickada’ de longa distância de Matías Platero, em grande golo e, depois, num contra-ataque muito bem conduzido por Gonzalo Romero e finalizado por Rafael Bessa, na cara de Pedro Henriques, em perfeita execução do avançado.

A reviravolta aconteceu pouco depois, num livre directo magistralmente convertido por João Souto, numa ‘picadinha’ em grande execução. Estava por cima o Sporting CP no jogo, mas uma grande penalidade contra os Leões começou por precipitar outra história. Um lance em que Rafael Bessa viu ser assinalada uma infracção, em que deu a nítida ideia de ter sido fora da área e que mesmo depois de revisto pelo VAR, teve a decisão de castigo máximo. Nicolía concretizou na recarga e empatou, com Gonçalo Pinto a dar nova vantagem às águias, minutos depois.

O Sporting CP tudo tentou para novo empate, com Facundo Bridge a ter uma boa oportunidade na cara de Pedro Henriques, entre outras boas jogadas, às quais faltou melhor finalização, mas tudo ficou ainda mais difícil perto do final, quando Rafael Besa viu um cartão azul. Girão defendeu a tentativa de transformação de livre directo de um jogador do SL Benfica, com os encarnados ainda a cometerem a décima falta que levou Gonzalo Romero para um livre directo, defendido por Pedro Henriques, que na recarga travou Romero, para uma grande penalidade a favor dos Leões. O remate e a recarga de Henrique Magalhães foram defendidos e a Elite Cup fugiu ao Sporting CP, o que não apaga uma segunda parte de enorme nível da equipa Leonina, que no fim de semana de 30 e 1 de Outubro começa o Campeonato na casa da Juventude Pacense.