Derrota na abertura do Troféu do Algarve
08 Ago, 2024
Leoas estiveram a vencer, mas cederam perante o Sevilla FC (1-2)
A equipa feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal perdeu com as espanholas do Sevilla FC por 1-2, esta quinta-feira, na jornada inaugural do Troféu do Algarve – torneio particular que tem aqui a sua primeira edição e que se realiza no Estádio Algarve.
Após o estágio em Santo Tirso e os triunfos contra SCU Torreense (2-1) e RC Deportivo de La Coruña (3-2) nos primeiros jogos de preparação para 2024/2025, a turma verde e branca viajou até ao sul do país para disputar esta competição triangular (em que se insere também o SL Benfica), que marcará o fecho da pré-temporada para as Leoas.
Para o desafio com as sevilhanas, sétimas classificadas na última Liga espanhola, a treinadora Mariana Cabral – sem as lesionadas Ana Capeta, Beatriz Fonseca e Gabriela Vinhas - chamou à titularidade duas das caras novas, a lateral Ana Filipa Ribeiro e a avançada Telma Encarnação, além da média de 16 anos Matilde Nave, que na última época actuou na equipa B.
Numa primeira parte na sua maioria equilibrada, o Sporting CP entrou melhor e teve mais bola nos minutos iniciais. Andreia Bravo criou a primeira grande oportunidade de golo, num livre directo, mas o remate saiu ligeiramente por cima da barra – isto depois de, logo aos nove minutos, Joana Martins ter sido forçada a sair devido a problemas físicos.
Apesar da superioridade Leonina no arranque da partida, com Telma Encarnação a somar um par de desmarcações perigosas, o Sevilla FC respondeu a meio da primeira parte. As espanholas equilibraram o tabuleiro e também chegaram perto da baliza de Hannah Seabert em dois ou três lances, mas sem acertarem no alvo.
No regresso dos balneários, o Sporting CP inaugurou o marcador aos 54 minutos. Telma Encarnação condicionou a saída de bola adversária, Diana Silva aproveitou para roubar o esférico em zona alta e, à entrada da área, desferiu um remate em arco com o pé esquerdo que só parou no fundo das redes. Estava assim feito o 1-0.
A formação espanhola, que logo ao intervalo renovou praticamente toda a equipa ao substituir nove jogadoras de uma vez, partiu então em busca da reacção aproveitando a maior fadiga das Leoas. Hannah Seabert foi mesmo chamada a intervir duas vezes, a segunda já em cima da linha, mas afastou sempre o perigo com sucesso.
Jacynta Gala, Brittany Raphino, Mégane Sauvé, Brenda Pérez e Fátima Pinto foram depois lançadas para dar maior frescura à equipa, mas o Sevilla FC acabou por fazer o empate aos 82 minutos. Após Hannah Seabert impedir o golo a Fatou Kanteh, Nazareth Martín não perdoou e consumou então o 1-1 com um cabeceamento indefensável.
Quando o marcador parecia encerrado – e a verdade é que o empate era o resultado mais justo tendo em conta o que as duas equipas produziram -, o Sevilla FC beneficiou de um penálti, já no terceiro minuto de compensação, e Nazareth Martín voltou a não tremer, confirmando a reviravolta no placard e a vitória do Sevilla FC.
No final, para efeitos de desempate no torneio, foram ainda realizadas grandes penalidades, com o Sporting CP a sair em desvantagem por 3-4.
As Leoas voltam a entrar em campo já este sábado (20h00), novamente no Estádio Algarve, para defrontar o SL Benfica no segundo e último duelo do Troféu do Algarve, que fecha a pré-época. O primeiro jogo oficial está marcado para dia 17, no Jamor, com o Racing Power FC, em partida referente às meias-finais da Supertaça.
Sporting CP: Hannah Seabert [GR], Ana Borges [C], Andrea Norheim, Rita Fontemanha, Ana Filipa Ribeiro (Mégane Sauvé, 71’), Andreia Bravo (Fátima Pinto, 71’), Matilde Nave (Jacynta Gala, 64’), Maiara Niehues (Brittany Raphino, 64’), Joana Martins (Vera Cid, 9’), Diana Silva (Brenda Pérez, 71’) e Telma Encarnação.