Exibição sólida no regresso aos triunfos
05 Out, 2024
Leoas batem SCU Torreense com golos de Telma Encarnação e Maiara Niehues (0-2)
Depois de três derrotas consecutivas, duas contra o Real Madrid CF e uma com o SL Benfica, a equipa feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal regressou aos triunfos, este sábado, ao bater o SCU Torreense por 0-2 na ronda cinco da Liga.
As duas formações entraram em campo em igualdade pontual (apesar de o Sporting CP ter menos um jogo), mas a verdade é que as Leoas foram sempre mais fortes. Depois de se colocarem a vencer e de marcarem o segundo golo, criaram várias oportunidades para dilatar o resultado, pecando apenas pela ineficácia.
De referir que o conjunto verde e branco – que teve em Brenda Pérez a única novidade no onze titular por troca com Maiara Niehues - se apresentou no Estádio Manuel Marques, em Torres Vedras, liderado pelo técnico interino João Mateus, depois de ontem ter sido anunciada a saída da treinadora principal Mariana Cabral.
Cumprido um minuto de silêncio em memória do ex-árbitro internacional José Trigo, falecido na última terça-feira, a partida arrancou com sinal mais para o Sporting CP. As Leoas assumiram desde cedo as rédeas do desafio, perante um adversário na expectativa, e aos poucos foram beneficiando das primeiras oportunidades de golo.
Brenda Pérez foi a primeira a tirar as medidas à baliza, seguida de Cláudia Neto, que apareceu na cara da guarda-redes mas atirou ao lado, e por fim Georgia Eaton-Collins, que viu o seu cabeceamento passar por cima da barra. Pelo meio, o SCU Torreense – que deu boa réplica - forçou Hannah Seabert a uma defesa com os pés.
Pouco depois, Ana Capeta atirou ao poste numa jogada que seria anulada por fora-de-jogo, mas essa ameaça serviu de aviso para o que aconteceu a seguir: o 0-1. Aos 27 minutos, após uma bela jogada de entendimento, Telma Encarnação apareceu na área e finalizou com sucesso o cruzamento de Cláudia Neto, abrindo o placard.
Mesmo em vantagem, o Sporting CP não permitiu praticamente nada à turma da casa - que tentou manter-se na discussão do resultado apesar das dificuldades - e continuou a dominar o desafio com bola. Ainda assim, criou apenas uma ocasião até ao intervalo, com Jacynta Gala a rematar em arco à baliza, mas sem sucesso.
No reatamento, as Leoas mantiveram o controlo sobre o jogo mesmo sem acelerar muito, enquanto o SCU Torreense tentava reagir mas, devido ao bloco baixo, raramente tinha bola. Ainda assim, o Sporting CP também não investiu tanto no ataque e as situações de golo escassearam à excepção de um ‘tiro’ de Ana Capeta.
Apesar disso, aos 68 minutos, Jacynta Gala cruzou para a pequena área e descobriu completamente sozinha Maiara Niehues, que cabeceou para o 0-2. Logo a seguir, a mesma Maiara Niehues antecipou-se à guarda-redes e fez-lhe um chapéu, mas quando a bola se encaminhava para a baliza, uma defesa fez o corte e evitou o 0-3.
Com o aumentar da vantagem, o ritmo diminuiu, mas mais uma vez quem ficou perto de marcar foi o Sporting CP, com o adversário já resignado. Diana Silva, Telma Encarnação, Brittany Raphino e Maiara Niehues só não elevaram a diferença devido às intervenções da guarda-redes rival, que foi decisiva para que o 0-2 perdurasse.
Nota de destaque para Ria Bose, lateral-direita internacional inglesa contratada este Verão ao Chelsea FC que entrou aos 83 minutos e fez a estreia de Leão ao peito.
Com este resultado, as Leoas voltaram a encontrar o caminho das vitórias e mantêm-se na terceira posição da tabela, agora com nove pontos somados. O próximo jogo está marcado para 13 de Outubro, na Amadora, com o SF Damaiense.
Sporting CP: Hannah Seabert [GR], Ana Borges [C] (Ria Bose, 83’), Georgia Eaton-Collins, Fátima Pinto, Alícia Correia (Beatriz Fonseca, 56’), Andreia Bravo (Maiara Niehues, 56’), Brenda Pérez, Cláudia Neto (Diana Silva, 65’), Jacynta Gala, Ana Capeta e Telma Encarnação (Brittany Raphino, 83’).