Leoas entram no ano a golear
05 Jan, 2025
3-0 ao CS Marítimo
A equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, neste domingo, o CS Marítimo por 3-0 em jogo da 11.ª jornada da Liga BPI.
Para este encontro, o primeiro do ano, Micael Sequeira apostou de início em Hannah Seabert, Ana Borges, Fátima Pinto, Georgia Eaton-Collins, Beatriz Fonseca, Andreia Bravo, Joana Martins, Maiara Niehues, Cláudia Neto, Diana Silva e Miri O’Donnell.
Um onze com três alterações relativamente ao último encontro, tendo saído Brenda Pérez, Mégane Sauvé e Jacynta Gala e entrado Andreia Bravo, Joana Martins e Miri O’Donnell.
Frente-a-frente o terceiro e o quinto classificados da prova, separados por oito pontos e com as Leoas a terem a obrigação de ganhar e o objectivo de regressarem aos triunfos depois do empate no último jogo de 2024.
Para isso, era preciso ser eficaz e marcar cedo, tal como tinha dito o técnico na antevisão, e as Leoas cumpriram, colocando-se a vencer aos 10 minutos: na sequência de um canto, Beatriz Fonseca cruzou para o centro da área desde a esquerda e Maiara Niehues num remate algo torto colocou a bola na baliza.
1-0 no marcador a desbloqueador um jogo de parada e resposta e a dar confiança à turma Leonina, mas o CS Marítimo não baixou os braços e ainda ameaçou o empate, que não contou por fora-de-jogo.
Assim, o Sporting CP continuou na frente e ia dominando, somando, depois disso, um par de ocasiões para voltar a marcar, mas o 2-0 só chegou a dez minutos do intervalo: de novo Beatriz Fonseca na assistência, a atrasar desde a direita, e Diana Silva a rematar para o segundo tento verde e branco.
Em cima do intervalo, Diana Silva teve nova oportunidade, após Nicole Panis sair mal da baliza, mas o chapéu saiu por cima da barra, mantendo-se assim o resultado.
Na segunda metade, as Leoas entraram com as mesmas intenções e focadas na baliza insular, mas na primeira oportunidade, pelos pés de Miri O’Donnell, Nicole Panis encaixou sem dificuldades. Já na segunda, a norte-americana Leonina atirou ao poste.
Após a hora de jogo, Micael Sequeira fez três substituições de uma assentada, colocando Jacynta Gala, Telma Encarnação e Brenda Pérez – a cumprir o jogo 100 de Leão ao peito – em campo, fazendo sair Joana Martins, Diana Silva e Andreia Bravo.
Mexidas para refrescar o ataque Leonino, à procura de aumentar a vantagem, mas o jogo ficou muito partido e sem ocasiões, com o técnico verde e branco a voltar a mexer pouco depois, com Matilde Nave a entrar para o lugar de Cláudia Neto.
Uma substituição que se revelou certeira, com as Leoas a chegarem ao 3-0: já depois de Beatriz Fonseca ter atirado à malha lateral, Telma Encarnação desmarcou Matilde Nave e a jovem jogadora desde a esquerda atirou cruzado para o golo, coroando assim a sua estreia na Liga BPI.
A dez minutos do final do encontro, mais uma estreia, mas esta absoluta, com Carolina Pimenta a entrar para o lugar de Miri O’Donnell e a fazer o primeiro jogo na equipa principal do Sporting CP.
Entre essa última substituição mais dois remates ao lado das Leoas, primeiro de Jacynta Gala e depois de Maiara Niehues e, ao cair do pano, o golo de Telma Encarnação, que acabou por não ser validado por fora-de-jogo.
Assim, a partida fechou com 3-0 no marcador, um triunfo justo da formação verde e branca que sobe assim, à condição, ao segundo lugar da tabela com menos dois pontos do que o líder SL Benfica e mais dois do que o SC Braga, equipas que se defrontam esta tarde.