Reviravolta merecida dá acesso aos ‘quartos’ da UEFA Women's Europa Cup
19 Nov, 2025
Eficácia juntou-se à crença para mudar tudo no prolongamento (3-1 a.p.)
Novo passo em frente na Europa, mas desta vez com muita perseverança à mistura em mais de 120 minutos de futebol. Depois do empate na Escócia (1-1), a equipa principal feminina de futebol do Sporting CP garantiu, esta quarta-feira, um lugar nos quartos-de-final da UEFA Women's Europa Cup ao ter vencido o Glasgow City FC por 3-1, após prolongamento, na segunda mão dos ‘oitavos’ (4-2 no agregado).
As Leoas estiveram a perder e virtualmente eliminadas até à entrada para os últimos 20 minutos, quando Telma Encarnação fez questão de mudar o destino verde e branco. A avançada forçou o prolongamento com o 1-1 (73’) e, depois, de cabeça, completou a reviravolta (100’) antes de Carla Armengol (106’) carimbar o passaporte com o 3-1 final.
Na próxima fase, o Sporting CP já sabe que vai enfrentar o vencedor da eliminatória entre o AFC Ajax (Países Baixos) e o Hammarby IF (Suécia) – o emblema de Estocolmo venceu em Amesterdão por 1-3 na primeira mão, enquanto a segunda disputa-se amanhã, dia 20.
Para iniciar o reencontro com o emblema líder invicto (10V 1E) do campeonato escocês, Micael Sequeira mudou apenas uma peça no ‘onze’ lançado em Glasgow: a jovem Maísa Correia foi titular no ataque ao invés de Carla Armengol. E à afirmativa entrada Leonina só faltou o golo, evitado em duas ocasiões logo nos instantes iniciais pela guardiã Lee Alexander a remates de Carolina Santiago – muito perigoso - e Telma Encarnação.
O Sporting CP continuou muito pressionante e com capacidade para chegar a zonas de finalização, porém faltou sempre melhor destinatário aos vários cruzamentos ensaiados. Já depois de a centrocampista Daniela Arques ter tentado a sua sorte, sem sucesso, de fora da área, Maísa Correia só não capitalizou um mau atraso defensivo porque uma mão salvadora de Lee Alexander evitou que seguisse para a baliza vazia.

Passada a primeira meia hora, no entanto, a boa entrada verde e branca começou a dissipar-se e o Glasgow City FC, que até então apostara num jogo mais directo sem efeitos prácticos, conseguiu não só reequilibrar o domínio da partida como chegar, pelos 41 minutos, ao golo que as Leoas tanto perseguiram.
Às escocesas, que ainda não tinham ameaçado a baliza de Anna Wellmann, bastou tirar proveito máximo de um livre lateral bombeado para a área. Após um primeiro desvio no ar, Nicole Kozlova surgiu ao segundo poste para a emenda final e colocou a sua equipa a vencer e, por isso, em vantagem na corrida pelo apuramento.
Tal como na primeira mão (1-0 ao intervalo), o Sporting CP voltou a ter de ir para a segunda parte obrigado a correr atrás do prejuízo e a primeira resposta esboçada com um cabeceamento desenquadrado da central Ashley Barron na sequência de uma bola parada.
No entanto, frente a um Glasgow City FC sempre pronto a contra-atacar, as Leoas sentiram dificuldades para levar o jogo para o meio-campo adversário e Micael Sequeira, aos 68 minutos, arriscou com uma tripla-substituição em busca de renovar a energia: entraram Jeneva Gray, Carla Armengol e Ana Capeta.
E o impacto não podia ter sido melhor, nem mais imediato. Carla Armengol, recém-entrada, flectiu para dentro e com um passe preciso sobre a linha defensiva permitiu a Telma Encarnação isolar-se e, de primeira, a avançada assinou o necessário 1-1 aos 73 minutos – já tinha marcado o golo do empate na Escócia.

Foi o ‘clique’ que faltava para soltar definitivamente as Leoas e tornar o jogo de sentido único até final. Cláudia Neto entrou e testou logo a guarda-redes adversária, Ana Capeta, de longe, também deixou um aviso, mas o golo esteve mesmo à vista num livre directo de Telma Encarnação, que esbarrou com estrondo no poste já a poucos minutos dos 90’.
Apesar da insistência verde e branca, a eliminatória só se decidiria no prolongamento, onde as comandadas de Micael Sequeira continuaram por cima e a somar oportunidades até que aos 100 minutos a tão merecida reviravolta confirmou-se. Beatriz Fonseca ganhou a linha sobre a direita e, em esforço, conseguiu cruzar para o cabeceamento mortífero ao primeiro poste de Telma Encarnação para o 2-1. Foi enorme a festa verde e branca, mas não se ficou por aqui.
Logo no arranque da segunda parte do prolongamento, Carla Armengol arranjou espaço na área e com um grande pontapé assinou o 3-1 que selou o destino Leonino na Europa e recolocou o Sporting CP no caminho das vitórias – cinco jogos depois.
A UEFA Women’s Europa Cup só volta em Fevereiro ao calendário das Leoas, que agora viram atenções para a Taça de Portugal. O arranque na edição 2025/2026 da prova-rainha reservou ao Sporting CP uma visita à A. Académica de Coimbra, em jogo referente à terceira eliminatória, marcado para este domingo (15h00).
Sporting CP: Anna Wellmann [GR], Beatriz Fonseca, Ashley Barron, Mackenzie Cherry, Madison Haugen (Érica Cancelinha, 106’), Brenda Pérez [C] (Jeneva Gray, 68’), Daniela Arques, Flor Bonsegundo (Cláudia Neto, 75’), Maísa Correia (Carla Armengol, 68’), Carolina Santiago (Ana Capeta, 68’), Telma Encarnação (Brittany Raphino, 101’)
