Leões somam o segundo triunfo consecutivo
19 Ago, 2025
Juniores venceram o CD Mafra por 2-1
A equipa de sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal venceu, na tarde desta terça-feira, o CD Mafra por 2-1, em encontro a contar para a 3.ª jornada do Campeonato Nacional do escalão. Foi o segundo triunfo consecutivo dos jovens Leões, que assim somam já seis pontos nas três primeiras rondas da prova.
Depois do triunfo frente ao CF “Os Belenenses”, também em Alcochete, José João promoveu três alterações no onze inicial com que os verdes e brancos – equipados de negro – subiram ao relvado do Estádio Aurélio Pereira, lançando o guardião Luka Petric, o central Santiago Fernandes e o médio Sérgio Siza a jogo.
O Sporting CP entrou mais dominante e assumiu o controlo da posse de bola, aproximando-se com frequência da baliza defendida por André Coelho, ainda que sem transformar essa superioridade em ocasiões claras de golo. Já o CD Mafra, fiel a uma estratégia assente nas transições rápidas, tentou surpreender a defensiva Leonina, mas bateu-se sempre contra uma linha recuada bem organizada e atenta.
Aos 15 minutos, surgiu o primeiro contratempo para os jovens Leões: Brandão Baptista, internacional sub-17 português que cumpre a oitava época ao serviço do Clube, saiu lesionado, cedendo lugar a Frederico Gomes.
A saída do médio não afectou a dinâmica da equipa, que manteve a iniciativa em busca do golo inaugural. Aos 22 minutos, Duarte Rosa cobrou com precisão um livre directo conquistado precisamente por Frederico Gomes, mas o remate saiu ligeiramente por cima da trave da baliza mafrense.
O que se seguiu foram três minutos de pura emoção. Aos 23’, Santiago Malaquias, já advertido momentos antes, teve uma abordagem imprudente na grande área e empurrou Miguel Almeida. O árbitro não hesitou: segundo cartão amarelo e expulsão, deixando o CD Mafra reduzido a dez jogadores.
Na cobrança da grande penalidade, o próprio Miguel Almeida assumiu a responsabilidade. Com frieza, atirou certeiro da marca dos 11 metros e inaugurou o marcador no Estádio Aurélio Pereira, assinando o seu segundo golo da temporada.
Mas a resposta não tardou. Apesar da inferioridade numérica e do golo sofrido, o CD Mafra não se deixou abalar e, aos 26’, após uma boa jogada de insistência, conquistou também uma grande penalidade. Alassana Baldê não vacilou e converteu sem hipótese para Luka Petric, restabelecendo a igualdade no marcador.
O ritmo de jogo abrandou, mas não a intensidade dos Leões, que continuaram a controlar as incidências e a procurar o golo. E porque, como diz o ditado, o azar de uns é a sorte de outros, Frederico Gomes tratou de o confirmar com um momento de inspiração.
Aos 36 minutos, o guineense – que, recorde-se, foi lançado cedo no encontro devido à lesão de Brandão Baptista – assumiu o protagonismo, entrou na área com determinação, deixou três adversários pelo caminho e, com um remate preciso, colocou a bola no fundo das redes. Um gesto técnico notável que devolveu a vantagem ao Sporting CP e fez levantar os muitos adeptos presentes no Estádio Aurélio Pereira.
Num jogo bem disputado, apesar das incidências, o CD Mafra foi mostrando grande bravura e, aos 42 minutos, voltou a criar perigo. Na sequência de um livre directo, Santiago Serra atirou com qualidade, mas esbarrou num Luka Petric em grande plano, a voar para negar o 2-2 à formação visitante.
Até ao intervalo, os Leões mantiveram a toada ofensiva, mas o marcador permaneceu inalterado até ao apito do árbitro. Já no regresso das cabines, José João promoveu mais uma alteração, lançando Diego Coxi para o lugar de Duarte Rosa, uma troca directa no corredor esquerdo.
O primeiro lance de grande perigo da segunda parte aconteceria no flanco oposto e teve como protagonistas dois jogadores já em destaque: Frederico Gomes, uma flecha pela direita, cruzou rasteiro para Miguel Almeida, que esteve muito perto de bisar na partida, mas atirou ao lado da baliza adversária.
Aos 56 minutos, Simão Soares recebeu de forma exímia, de costas para a baliza e já à entrada da área, e serviu na perfeição o colombiano Sérgio Siza, que rematou com potência, mas a centímetros do poste direito defendido por André Coelho. Mais um aviso dos Leões, que entraram na segunda parte determinados a desferir a ‘machadada’ definitiva nas aspirações do CD Mafra.
Logo a seguir, contudo, foi Luka Petric quem respondeu a uma ofensiva da equipa adversária com uma defesa a dois tempos, e o conjunto mafrense foi ganhando algum fulgor. Sentindo a necessidade de refrescar a equipa, José João voltou a mexer no tabuleiro e lançou Ansumane Júnior aos 68 minutos, para o lugar de Argyris Christodoulou.
Ainda assim, o CD Mafra continuou a causar dificuldades ao Sporting CP. Aos 70 minutos, e apesar da inferioridade numérica, os homens da frente construíram um lance colectivo que obrigou o guardião sérvio Leonino a uma intervenção decisiva com o pé, já em cima da linha de golo, negando novamente o empate.
Aos 78 minutos, nova contrariedade para os verdes e brancos, forçados a mais uma substituição: Santiago Fernandes saiu lesionado, dando lugar a Rodrigo Quintiães, numa dupla alteração que incluiu também a entrada de Paulo Simão para o lugar de Sérgio Siza.
Nos últimos dez minutos da partida, e com o relógio a avançar impiedoso, o CD Mafra voltou a rondar a baliza de Luka Petric, mas o livre batido por Adamo Júnior esbarrou na barreira verde e branca. Já do outro lado, e aproveitando o embalo ofensivo dos visitantes, que procuravam desesperadamente a igualdade, Ansumane Júnior ganhou espaço para rematar, mas a bola saiu ligeiramente desenquadrada.
O resultado, construído ainda na primeira parte, já não se alteraria, e o Sporting CP acabaria por somar uma vitória suada antes da primeira deslocação da época. Segue-se agora a visita ao Ribatejo, onde, no próximo domingo, os juniores defrontam o FC Alverca a partir das 18h30.
Sporting CP: Luka Petric [GR], André Machado, Santiago Fernandes (Rodrigo Quintiães, 78’), Jakub Stasiak, Duarte Rosa, Sandro Gambôa, Brandão Baptista (Frederico Gomes, 15’), Simão Soares [C], Miguel Almeida, Argyris Christodoulou (Ansumane Júnior, 68’) e Sérgio Siza (Paulo Simão, 78’). Treinador: José João. Disciplina: Duarte Rosa (42’), Miguel Almeida (76’), Sandro Gambôa (82’), Luka Petric (85’) e Frederico Gomes (87’).