Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Superioridade evidente

Por Sporting CP
17 Fev, 2026

Juniores vencem UD Leiria por 3-0

A equipa sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, esta terça-feira, a UD Leiria por 3-0 na nona jornada da fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional.

Num jogo em que os Leões foram claramente o melhor conjunto, José Mendes, Miguel Almeida e Sergio Siza apontaram os golos que significaram o segundo triunfo consecutivo.

Antes do apito inicial, os jogadores e a equipa de arbitragem entraram em campo no Estádio Aurélio Pereira com camisolas alusivas à campanha SOS Leiria, uma iniciativa conjunta entre a Fundação Sporting e a Cruz Vermelha com o objectivo de ajudar a população da região de Leiria. Os donativos podem ser feitos através do IBAN PT50001800080247488902033 ou do MB Way (910 066 081).

A primeira teve um só dono e foi o emblema de Alvalade, que dominou durante 45 minutos. Logo aos 2', e no seguimento de um lançamento lateral, Jakub Stasiak cabeceou e a bola sobrou para José Mendes, que só não facturou porque surgiu o corte para canto.

Seguiu-se uma investida de Sandro Gambôa desviada para fora e, aos 4', Miguel Almeida tentou marcar de forma acrobática, mas sem sucesso. Na resposta, Emanuel António apareceu na cara de William Lodmell, mas o guardião verde e branco defendeu com qualidade. O lance seria, no entanto, anulado por fora de jogo.

Aos 14', o 1-0: boa jogada a terminar com um excelente cruzamento de André Machado para José Mendes, no coração da área, finalizar muito bem e inaugurar o marcador.

Apesar da vantagem, o Sporting CP não recuou linhas e continuou claramente por cima do jogo. Perto da meia-hora de jogo, Frederico Gomes atirou para fora num forte remate e, pouco depois, Pedro Lopes negou o 2-0 a Miguel Almeida com uma bela intervenção para canto.

José Mendes ficou muito perto do bis aos 37', falhando por pouco, e tanto Miguel Almeida como Sergio Siza e Leonardo Tavares tiveram falta de pontaria até ao intervalo.

No final do primeiro tempo, 1-0 para o Sporting CP.

A UD Leiria voltou do descanso com outra atitude, mudando a toada do jogo, e foi-se aproximando cada vez mais da baliza verde e branca até, aos 57', ter direito a duas oportunidades. Em ambas, uma por Sandro Cristovam e outra, mais perigosa, por intermédio de Martim Soares, William Lodmell respondeu muito bem.

Na resposta, José João tirou José Mendes e Sandro Gambôa para as entradas de Simão Soares e Argyris Christodoulou e o Sporting CP voltou a ficar por cima do desafio. As oportunidades, essas, também apareceram novamente, como o cabeceamento de Diego Coxi para fora após canto de João Rijo ou o remate desviado de Simão Soares a não passar longe do poste.

Já depois da tentativa de Frederico Gomes, por cima, e de Emanuel António, do outro lado, chegou mesmo o 2-0. Uma bola longa surpreendeu a defesa visitante e Miguel Almeida ficou na cara de Pedro Lopes, finalizando com classe para dobrar a vantagem Sportinguista e proporcionar um resultado mais tranquilo.

O segundo golo terminou de vez com o ímpeto da UD Leiria após o intervalo e o Sporting CP aproveitou para 'matar' cinco minutos depois: um enorme trabalho individual permitiu a Sergio Siza driblar sobre vários adversários antes de, com um remate cruzado, atirar a contar. 3-0 e vencedor decidido em Alcochete.

Já nos dez minutos finais, José João promoveu duas estréias pelos juniores visitados, lançando Leonardo Varela (16 anos) e Edgar Sequeira (17) para os lugares de Leonardo Tavares e Sergio Siza.

O encontro prosseguiu de forma natural até ao fim e o 3-0 prevaleceu, havendo ainda tempo para a entrada de Santiago Fernandes (saiu Jakub Stasiak).

Os jovens Leões vão, agora, receber o Gil Vicente FC no sábado, 21 de Fevereiro, às 16h00.

Sporting CP: William Lodmell [GR], André Machado, Jakub Stasiak (Santiago Fernandes, 88'), Diego Coxi, João Rijo, Leonardo Tavares (Leonardo Varela, 82'), Sergio Siza (Edgar Sequeira, 82'), Sandro Gambôa (Argyris Christodoulou, 63'), Miguel Almeida [C], José Mendes (Simão Soares, 63') e Frederico Gomes.