Jovens Leões retomam o caminho das vitórias
23 Abr, 2025
Triunfo dos sub-17 Leoninos diante do Vitória FC por 1-0
A equipa de sub-17 do Sporting Clube de Portugal venceu esta quarta-feira o Vitória FC, por 1-0, em partida da jornada 13 da fase de apuramento de campeão nacional do escalão.
Um triunfo apertado, mas justo dos comandados de Pedro Pontes, que conseguiram o golo decisivo à entrada para os últimos quinze minutos (71 minutos), num lance de bola parada, com um desvio após canto, em que a bola tocou num jogador sadino – Isaac Santos – antes de entrar na baliza da formação visitante.
O jogo teve primeiros 20 minutos de dificuldade Leoninas para entrar no melhor ritmo. Nessa fase, foi mais acutilante o Vitória FC, embora o jogo tivesse sido mais disputado a meio-campo e sem momentos de grande discernimento junto das balizas.
Depois dessa fase, abanada ainda por um bom remate do lateral esquerdo Leonino Diego Coxi – o Sporting CP começou a assentar melhor o jogo, com saídas mais objectivas e mais criteriosas tecnicamente.
Duarte Rosa e Brandão Batista, por duas vezes, ‘espreitaram’ com perigo a baliza da equipa visitante, mas a melhor oportunidade dos primeiros 45 minutos pertenceu à formação de Setúbal, quando Afonso Mendes foi bem isolado, mas não ultrapassou a oposição de Alexandre Tverdholebov, que fez uma grande mancha. Ao intervalo, registava-se empate a zero, com mais iniciativa do Sporting CP, mas as organizações defensivas a sobreporem-se aos ataques.
No segundo tempo o Sporting CP entrou a arriscar mais no ataque, desde logo com a entrada do ponta de lança Manuel Lamúria e minutos mais tarde de André Machado, lateral direito de muita vocação ofensiva.
Certo é que o Sporting CP ganhou mais amplitude no ataque, mas voltou a ser o Vitória FC a ter uma boa ocasião, novamente com Tverdholebov – muito bem o guarda-redes Leonino – a evitar o 0-1 a remate isolado de um jogador visitante.
Sentia-se o Sporting CP com vontade de se instalar no meio-campo adversário, isso aconteceu na práctica e após pontapé de canto aos 71 minutos, um primeiro desvio de André Machado embateu em Isaac Santos, que acabou por fazer o toque final para a própria baliza e ditar o resultado final, num triunfo importante dos sub-17 Leoninos, que regressam às vitórias depois do desaire na jornada anterior, diante do SC Braga, por 2-3.
Na próxima jornada, os sub-17 Leoninos deslocam-se no domingo a casa do FC Famalicão.
Sporting CP: Alexandre Tverdholebov [GR], José Garrafa, Daniel Ciesielski (André Machado, 57’), Jabuk Stasiak (Santiago Fernandes, 84’), Diego Coxi, Leonardo Tavares (Cléusio Garrafa, 70’), Brandão Batista, Simão Soares [C], José Mendes (Estefânio Rúben, 70’), Afonso Ribeiro (Manuel Lamúria, 46’), Duarte Rosa.