Continuidade reforçada no atletismo
21 Out, 2025
Patrícia Silva, Jéssica Inchude e Delvis Santos renovam contratos
O Sporting Clube de Portugal garantiu a continuidade de três peças importantes no projecto do atletismo: Patrícia Silva (800 e 1500 metros) vem do melhor ano da sua carreira, Jéssica Inchude (lançamento do peso) tem sido presença constante nos grandes palcos e decisões internacionais e Delvis Santos (100 e 200 metros) assumiu-se como um valor seguro na velocidade a nível nacional. Três atletas de garantias e que vão continuar a representar o emblema Leonino ao mais alto nível.
Para Patrícia Silva, 2025 é um ano para relembrar, especialmente pelos feitos em pista coberta, onde a medalha de bronze nos 800m dos Mundiais na China, com novo recorde nacional incluído (1'59''80), tornou-se o momento mais alto da sua carreira. "Apesar de ter sido a melhor época da minha vida, foi um pouco agridoce, porque acabei por lesionar-me e não consegui terminá-la como gostaria. Mas o facto de poder continuar mais anos nesta casa dá-me mais força para continuar e ter mais épocas assim", apontou a atleta de 25 anos que a essa medalha juntou ainda um sétimo lugar no Europeu em pista curta e o título de Campeã de Portugal, ambos em 1500m.
E não podia estar mais feliz com a renovação de contrato com o Sporting CP, onde ingressou em 2022 e um emblema em que a sua família tem deixado um extenso legado – iniciado pelo avô Carlos Cabral e reforçado pelo pai Rui Silva antes de Patrícia vencer também em nome próprio. "Agradeço ao Sporting CP por confiar em mim. O sentimento é de gratidão, porque é muito gratificante ver o meu trabalho reconhecido. Desde pequenina que o Sporting CP está na minha família e, por isso, não há melhor sentimento do que poder continuar em nossa casa", realçou antes de traçar novas metas para o futuro que vai continuar a ser verde e branco.
"Passa por tentar bater outra vez os meus recordes pessoais e estar presente em provas internacionais que me possam abrir a porta para conseguir feitos. É o que todos os atletas querem. Vou trabalhar muito para isso. A nível colectivo, quero ajudar o Clube a alcançar sempre o lugar mais alto", apontou Patrícia Silva.
Em casa vai continuar também a lançadora Jéssica Inchude, que já leva mais de uma década de Leão ao peito, e também rubricou um 2025 de grande nível, em particular em pista coberta. Foi quinta nos Europeus e sexta nos Mundiais, ocupando actualmente o 12.º lugar do ranking mundial da disciplina.
"Estou muito feliz [pela renovação]. Já estou no Clube há mais de dez anos e tenho-me sentido sempre muito confortável", admitiu a atleta de 29 anos que está a recuperar de lesão, mas já só pensa em "estar nas melhores provas internacionais e bater os recordes pessoais".
Ao longo desta longa ligação ao Sporting CP, e que é para continuar, Jéssica Inchude já viveu muito e com vários motivos para sorrir. Tem contribuído para a hegemonia da equipa feminina a nível nacional, também para o título europeu em 2016, mas nada supera, confessou, o oitavo lugar conseguido nos últimos Jogos Olímpicos. "Nunca pensei que iria chegar a algo assim. Foi um grande orgulho para mim. Senti também que o Sporting CP e os adeptos me apoiaram muito nesse momento", disse a lançadora Leonina.
Já o velocista Delvis Santos, dois anos depois da sua chegada já prolongou a sua ligação ao emblema de Alvalade, onde se sente “bem e realizado”, afirmou. "Estar em família é o que o Sporting CP representa para mim e assim estamos sempre bem para cumprir o nosso trabalho", sublinhou, sem dúvidas do impacto que a mudança para o Sporting CP teve na sua carreira.
Destacando “o apoio que não se vê no dia-a-dia”, em termos de “fisioterapia, nutrição e psicologia”, o atleta de 26 anos valoriza como “fundamental” esse acompanhamento do Clube. "Ajudou-me a estar ao nível em que tenho estado", acrescentou Delvis Santos, que tem dominado as provas de 100 e 200 metros nos últimos Campeonatos de Portugal. Mas quer "mais", garantiu, já com novos objectivos no horizonte, após a renovação de contrato.
"Individualmente, passa sempre por recordes pessoais, almejar provas internacionais e finais. E a nível colectivo quero ajudar o Sporting CP a atingir o lugar mais desejado do pódio", atentou antes de deixar uma mensagem de confiança aos Sportinguistas. "Continuem a acompanhar-nos, porque estamos aqui por vocês também. Esperem coisas boas de nós", sentenciou.
Patrícia Silva, Jéssica Inchude e Delvis Santos, três atletas que têm deixado a sua marca no sucesso do atletismo verde e branco, mas que ainda têm muito mais para dar.