Basquetebol já trabalha a todo o gás
20 Ago, 2024
Equipa técnica de Luís Magalhães já é conhecida e lidera a pré-temporada
A equipa masculina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal está nas primeiras semanas de pré-temporada e a trabalhar a todo o gás para começar 2024/2025 da melhor forma.
Luís Magalhães, que está de regresso ao comando técnico dos Leões depois de o ter feito entre 2019 e 2022, conquistando uma Liga, três Taças de Portugal, uma Taça Hugo dos Santos e uma Supertaça, tem liderado o emblema de Alvalade acompanhado pelos adjuntos Ivan Kostourkov (já com alguns anos de Sporting CP), Sérgio Ramos (que era adjunto da Selecção Nacional) e Miguel Minhava (era treinador da equipa sub-18 do SL Benfica).
Nas primeiras palavras aos meios de comunicação Leoninos nesta pré-época, Luís Magalhães não escondeu o entusiasmo, que "faz parte da vida e dos projectos". "Vamos fazer o que conseguimos fazer. Estamos curiosos para ver o que as outras equipas apresentam e como é que vamos conseguir constituir uma equipa com o nosso novo conjunto de jogadores", começou por dizer.
Assegurando que o trabalho está a ser realizado "com muito afinco", com todos os atletas a serem "excelentes profissionais", o experiente treinador considera que, "com esta atitude", o Sporting CP pode ir longe: "Temos de medir as nossas possibilidades, sendo claro que vamos dar tudo para poder estar nas decisões".
Sobre o facto de estar de volta ao cargo, Luís Magalhães revelou tratar-se de "um sentimento muito interessante", apelando também à ajuda dos Sportinguistas.
"Vamos tentar entusiasmar toda a gente e espero que os adeptos voltem a encher o Pavilhão João Rocha para nos ajudarem a atingir os objectivos que queremos: ganhar muito mais do que perder", finalizou.
Para Ivan Kostourkov, a decisão de voltar a integrar a equipa técnica verde e branca foi simples: "Quando o Luís [Magalhães] me telefonou, não pensei muito e a resposta foi rápida por duas razões: o Sporting CP é um clube magnífico e tem adeptos muito exigentes, o que nos faz ter a obrigação de fazer um excelente trabalho".
Sérgio Ramos estreia-se de Leão ao peito e explicou as razões que o levaram a aceitar este passo na carreira. "Há algum tempo que não estava em clubes, tenho estado ao serviço da Selecção Nacional, e o professor Luís Magalhães tem muita experiência. Jogar por títulos é sempre ambicioso e acredito que o trabalho e a dedicação - e os treinos que já fizemos evidenciam isso - nos vai fazer ser competentes para os disputar. Tudo isto é aliciante", contou.
Miguel Minhava garantiu estar "muito entusiasmado": "Estamos a construir algo que acredito que vai ser muito forte no futuro. Estamos a andar bem e depressa nas primeiras semanas. Já se vai sentindo cada vez mais uma equipa e, continuando neste ritmo, vamos estar prontos para tudo".
Sérgio Silva é um dos vários reforços para 2024/2025 e falou à margem de um treino no Pavilhão João Rocha. As primeiras semanas em Alvalade "têm sido muito boas" para o base internacional português.
"Fui muito bem recebido aqui e isso deixa-me muito feliz. Sinto que aqui se trabalha como uma família e quando é assim estamos mais à vontade, mais confiantes. (...) Temos jogadores estrangeiros que já conhecem a Liga e portugueses experientes neste campeonato, o que vai ajudar na integração dos outros, que têm muita qualidade. A adaptação vai acontecendo naturalmente e vamos estar preparados para competir quando chegar a altura", disse aos meios de comunicação do Sporting CP.
O atleta de 28 anos avaliou o trabalho com a nova equipa técnica de forma positiva: "Tem sido bom. A intensidade dos treinos é boa e têm-nos transmitido muito conhecimento. O staff tem bastante experiência, até internacional, e temos de aprender porque temos vários objectivos para cumprir".
Sérgio Silva, que visitou o Pavilhão João Rocha várias vezes como adversário, quer agora sentir o apoio dos Sportinguistas. "Quero que os adeptos compareçam para nos apoiar e ajudar a tentar conquistar títulos", apelou.
André Cruz, por outro lado, é um dos atletas que continuou no Sporting CP e também fez um balanço do início da pré-temporada.
"O maior objectivo nestas primeiras semanas tem sido integrar os novos jogadores e fazê-los sentir em casa. Tem corrido muito bem", assegurou.
O extremo, também internacional português, não tem dúvidas de que a equipa está a ser "bem construída", tendo "tudo para conquistar os troféus que faltaram na época passada", e falou sobre a nova equipa técnica.
"Já conhecia o professor [Luís Magalhães] do meu primeiro ano no Sporting CP, em 2019/2020. Foi um ano diferente para mim, era muito jovem, mas lembro-me bem e a o regresso dele está a trazer energia positiva. Também já conheço o Ivan Kostourkov há vários anos e considero-o um amigo", afirmou.
Por fim, André Cruz falou para os Sócios e adeptos Leoninos: "Quando vemos muita gente no Pavilhão João Rocha temos outra energia e apelo a que apareçam em grande número".