Portugal Legends venceu "Resto do Mundo" em Alvalade
16 Set, 2025
Encontro de beneficência marcou o regresso de Krasimir Balakov a Lisboa
Realizou-se na noite desta segunda-feira, no Estádio José Alvalade, o Legends Charity Game, que colocou frente a frente a equipa de Lendas de Portugal e um conjunto de Lendas do Resto do Mundo.
Organizado pela Sport Global, em colaboração com a Federação Portuguesa de Futebol e o Sporting Clube de Portugal, o encontro juntou históricos do futebol português e antigas estrelas internacionais, numa partida solidária cujas receitas reverteram para a Sport Global Charitable Foundation, beneficiando instituições como a Cruz Vermelha Ucraniana e a Cáritas Portuguesa.
Num evento que contou ainda com a presença do campeão mundial de boxe Oleksandr Usyk, alinharam de início os ex-Leões Fábio Coentrão, Luís Figo, Maniche, Nani e Ricardo Quaresma. No banco português, estavam ainda Beto Pimparel, Dani e Hélder Postiga.
Do outro lado, a formação das Lendas do Mundo, orientada pelo brasileiro Roberto Carlos, tinha entre os suplentes um nome de especial significado para os Sportinguistas: Krasimir Balakov, de regresso a Lisboa e a uma casa que continua a sentir como sua.
“Voltei com muito gosto, e pela primeira vez, ao novo Estádio José Alvalade”, disse o búlgaro na zona mista, após a partida. “Foi maravilhoso. Este novo campo é perfeito. É uma alegria jogar futebol num estádio tão bonito”, acrescentou. Balakov aproveitou ainda para elogiar o crescimento do Clube.
“O Sporting CP já mostrou que pode jogar bem na UEFA Champions League. Vamos ver o que vai acontecer. Eu, como Sportinguista, vou sempre torcer para o Sporting CP continuar a ganhar”, rematou.
Quanto ao jogo, já se sabe: o resultado era o menos importante. Ainda assim, fica o registo. Depois de acertar por duas vezes nos ferro da baliza defendida por Petr Cech, Pauleta inaugurou o marcador aos 15 minutos, dando seguimento a um cruzamento teleguiado de Ricardo Quaresma.
Com muito público nas bancadas, a primeira parte - de apenas 40 minutos, porque o fôlego já não é o mesmo - fechou com um magro 1-0, mas foi recheada de boa disposição e lampejos do talento que outrora encantou gerações.
Após a actuação dos Calema, os craques regressaram para o segundo tempo, que começou com Hélder Postiga a fazer o 2-0 de cabeça, após cruzamento de Luís Figo. Pouco depois, Michael Owen reduziu, mas o momento da noite estava reservado para o (antigo) camisola 7 da Seleção Nacional, que acabou por ser eleito o melhor jogador do encontro.
Aos 52’, o “Pastilhas” assinou o 3-1 numa jogada individual em que deixou Giorgos Karagounis para trás e rematou rasteiro, sem hipótese para Edwin Van der Sar. Já perto do fim, Pepe fixou o resultado em 4-1, perante o delírio do público, que respondeu com celebrações efusivas e muitas ondas nas bancadas.
Um jogo de reencontros e alegria, onde a solidariedade voltou a ganhar de goleada.