Regresso a casa e às vitórias
26 Out, 2024
Exibição sólida frente ao Imortal BC deu primeira vitória na Liga (96-59)
De volta ao Pavilhão João Rocha, a equipa principal masculina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e bateu o Imortal BC por 96-59, este sábado à tarde, num jogo da Liga, referente à 12.ª ronda devido a inversão de jornada.
Depois da entrada em falso na Liga (82-81 CP Esgueira) e duas derrotas na Europa, os Leões de Luís Magalhães voltaram a casa e, com uma exibição em crescendo mas sempre controladora, superaram o emblema de Albufeira em toda a linha para alcançar uma imperativa vitória. Sobretudo pelos 20 pontos e seis assistências, Kenney Funderburk foi o MVP do encontro.
Para enfrentar um Imortal BC que também perdera na jornada inaugural (61-96 SL Benfica), Luís Magalhães, que ainda não contou com o poste Nick Ward mas sim com Jeremiah Bailey - não seria utilizado - e Bruno Araújo nas opções, lançou um cinco inicial composto por Reggie Johnson, Keeney Funderburk, André Cruz, Isaiah Armwood e Ludgy Debaut.
Depois de um maior equilíbrio nos instantes iniciais, a defesa agressiva dos Leões começou a surtir efeito, aliando-se a inspiração de Funderburk no ataque – a marcar e assistir - para conseguir assumir a frente do marcador (10-6). E sob essa mesma toada, ofensivamente, sobretudo, à boleia do camisola 1 - 12 pontos no primeiro período -, o Sporting CP fechou os primeiros dez minutos a vencer por 22-14.
Já no segundo período, que até começou com um triplo adversário, foi de pouca eficácia de parte a parte até que Reggie Johnson e Funderburk apareceram para relançar os Leões (31-20). A resposta algarvia foi imediata e saída, em dose dupla, da linha de três (31-26), mas praticamente a seguir, com cinco minutos e 22 segundos por jogar, o jogo teve de ser interrompido devido à inusitada quebra do vidro de uma das tabelas.
Mais de uma hora depois, a acção retomou-se no Pavilhão João Rocha e foi o Sporting CP a entrar melhor, ‘cavando’ uma diferença até então inédita de 12 pontos (39-27). Uwais Razaque, que somou nesta fase os primeiros minutos na partida e na Liga, mostrou-se com um triplo – acabaria em grande com 15 pontos - e o capitão Diogo Ventura fixou o 46-33 ao intervalo com a conversão de dois lances livres.
E no regresso dos balneários, com um fortíssimo arranque (parcial seria de 23-9 neste terceiro período), os Leões de Luís Magalhães também continuaram a impor-se de forma autoritária frente a um Imortal BC cada vez com mais dificuldades em ambos os lados do court. Prova disso foi a forma como o poste Ludgy Debaut – acabou com dez ressaltos - roubou uma bola ao ataque algarvio e acelerou até afundar de forma exclamativa para o 63-38.
A formação verde e branca, cada vez mais confiante, não parou por aqui e com André Cruz a dar espectáculo – um bloqueio já em cima do cesto e um passe por trás das costas no ataque – foi para os derradeiros dez minutos com uma confortável vantagem de 27 pontos (69-42).
De seguida, um triplo de Arnette Hallman a abrir o quarto período deu continuidade ao ímpeto Leonino, que continuou a ser alimentado com bons detalhes do reforço Razaque, entre os quais um triplo (78-50). Estava mais do que encaminhado o primeiro triunfo do Sporting CP na Liga, perante um Imortal BC já sem argumentos para reagir.
Já na recta final, o jovem Salvador Gomes e o reforço Bruno Araújo também disputaram minutos e ajudaram a manter a superioridade verde e branca até ao fim (96-59).
Somados, à segunda tentativa, os primeiros dois pontos na Liga, os Leões de Luís Magalhães têm no horizonte uma deslocação a Itália para enfrentar, esta quarta-feira, o Dinamo Sassari, em mais uma jornada da FIBA Europe Cup.
Sporting CP: Kenney Funderburk (20), Bruno Araújo (2), Ludgy Debaut (12), Jeremiah Bailey, Diogo Ventura [C] (6), Uwais Razaque (15), Salvador Gomes (3), André Cruz (10), Arnette Hallman (7), Isaiah Armwood (6), Reggie Johnson (10), Sérgio Silva (5)