Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Novo ano abriu com regresso às vitórias

Por Sporting CP
04 Jan, 2025

Triunfo de carácter frente à UD Oliveirense no fecho da primeira volta (82-69)

Para abrir o ano de 2025, a equipa principal masculina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e bateu a UD Oliveirense por 82-69, este sábado, na partida que encerrou a 11.ª jornada e a primeira volta da fase regular da Liga.

De regresso ao Pavilhão João Rocha, os Leões de Luís Magalhães deram uma resposta em crescendo ao desaire no último dérbi e voltaram as vitórias num jogo de domínios e lideranças alternadas, mas fizeram valer o grande terceiro período (parcial de 24-11) e contaram ainda, nos últimos dez minutos, com um Jeremiah Bailey determinante – o camisola 8 acabou com 21 pontos, cinco ressaltos e uma assistência).

Assim, nesta jornada de fecho da primeira volta, o Sporting CP ‘descolou’ da UD Oliveirense (18 pontos) e, com 19 pontos, igualou o FC Porto (menos um jogo) e continua a três do líder SL Benfica.

Para enfrentar uma UD Oliveirense com três ex-Leões (Litos Cardoso, Diogo Araújo e João Fernandes) e que vencia há quatro jogos consecutivos, Luís Magalhães apostou em Jeremiah Bailey, Diogo Ventura, Cat Barber, Isaiah Armwood e Nick Ward de início do lado verde e branco.

Mais eficaz no ataque, a formação visitante partiu praticamente na frente (4-9). Com o poste Ward – 11 pontos e três ressaltos no período inaugural - a liderar a reacção Leonina, a distância pontual até se encurtou para apenas um ponto (10-11), mas a diferença de acerto nos triplos continuou a ditar a vantagem favorável à UD Oliveirense (13-18).

As entradas de Sérgio Silva, André Cruz e Kenney Funderburk ofereceram mais agressividade e energia ao Sporting CP, porém os Leões saíram dos primeiros dez minutos a perder por 17-20.

Ainda assim, o efeito positivo dos recém-entrados não se dissipou e até aumentou no segundo período, e com impacto imediato: um ‘afundanço’ e um lance livre de André Cruz seguidos por um triplo de Sérgio Silva catapultaram a equipa verde e branca para a liderança do marcador (23-20) logos nos primeiros minutos. No entanto, a UD Oliveirense voltou a tirar proveito das suas armas nos lançamentos exteriores – em particular Diogo Araújo e Danjel Purifoy - e castigou severamente alguns erros dos Leões (27-34).

Era altura de correr atrás do prejuízo de novo e foi o que o Sporting CP fez, recuperando até aos 36-38 e, após um triplo de Litos Cardoso, para o 38-41 já em cima da buzina do intervalo.

Após o intervalo, os Leões entraram revigoradas e a eficácia máxima desde a linha de três pontos foi o melhor prenúncio: dois triplos de Bailey e um do capitão Ventura voltaram a virar o marcador (49-41), galvanizaram as bancadas e obrigaram o conjunto de Oliveira de Azeméis a solicitar um desconto de tempo.

E a excelente reentrada verde e branca não se ficou por aqui: enquanto os visitantes falhavam os seus lançamentos, o Sporting CP fez valer cada contra-ataque e arrecadou, pela primeira vez, uma vantagem para lá dos dois dígitos (58-45). Estavam invertidos os papéis no Pavilhão João Rocha. Graças a um grande terceiro período (parcial de 24-11), os Leões de Luís Magalhães foram para os últimos dez minutos na frente por 62-52.

Contudo, a UD Oliveirense arrancou com um parcial de 0-8 (62-60) e deu mostras que seria um jogo disputado até ao fim. Quase quatro minutos depois, Bailey - muito importante neste quarto período - e Ludgy Debaut acabaram com a ‘seca’ ofensiva verde e branca e, de seguida, duas jogadas de três pontos – cesto e falta - de Cat Barber e Bailey ajudaram a prolongar a liderança (72-63).

Lutou-se muito na recta final, mas os Leões mostraram as garras para defender a vantagem, que até sofreu um novo aumento graças a um triplo de Bailey (77-65). Pese embora o último esforço nortenho, já sem a pontaria inicial, a vitória e os dois pontos ficaram em casa. 82-69 foi o marcador final entre duas equipas que estavam ‘coladas’ na classificação da Liga.

Na próxima jornada, os Leões de Luís Magalhães deslocam-se ao Algarve para defrontar o Imortal BC.

Sporting CP: Kenney Funderburk (2), Ludgy Debaut (4), Jeremiah Bailey (21), Diogo Ventura [C] (15), Cat Barber (10), Uwais Razaque, Salvador Gomes, André Cruz (3), Arnette Hallman, Isaiah Armwood (2), Nick Ward (20), Sérgio Silva (5)