Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Sérgio Martins

Grande rugido de Leão no Porto

Por Sporting CP
18 Out, 2025

Basquetebol vence por 76-82 na Dragão Arena

Depois da grande vitória na FIBA Europe Cup contra os italianos do Dinamo Basket Sassari, a equipa masculina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal triunfou, este sábado, por 76-82 na visita ao reduto do FC Porto.

Na terceira jornada da fase regular da Liga, os Leões dominaram praticamente todo o desafio na Dragão Arena e venceram com grande justiça contra outro dos mais fortes conjuntos do campeonato.

Stephan Swenson, Malik Morgan, Maleeck Harden-Hayes, Robby Robinson e Brandon Johns Jr. começaram para o Sporting CP, que teve um início notável de partida. Stephan Swenson abriu o marcador com um triplo, Brandon Johns Jr. aumentou a contagem e, de seguida, foi Malik Morgan a facturar dos três pontos.

Tanto Stephan Swenson como Brandon Johns Jr. voltaram a colocar bolas dentro do cesto e Maleeck Harden-Hayes, de lance livre, fez o... 1-16. Em poucos minutos, o emblema de Alvalade já tinha estabelecido uma diferença de 15 pontos.

No entanto, e como era esperado, o FC Porto reagiu com um parcial de 12-0, reduzindo para 13-16. Aí, contudo, apareceu Rui Palhares. Vindo o banco, o reforço assinalou um triplo e mais dois lançamentos de dois pontos, aos quais se juntou um lance livre convertido por Miguel Correia para o 17-24 que se registava no final do primeiro quarto.

Os dez minutos que se seguiram foram mais desinteressantes, com menos lançamentos certeiros de parte a parte, mas com o Sporting CP a voltar a dominar. Tanto Brandon Johns Jr. como Malik Morgan continuaram de mão quente e Miguel Correia apontou um triplo (21-30).

Francisco Amarante começou a abrir o jogo, acertando lançamentos de dois e três pontos, e Robby Robinson - um dos melhores da partida - também contribuiu. A fechar a primeira metade, Malik Morgan foi o protagonista de um excelente lançamento triplo.

Ao intervalo, 24-42 para os visitantes, que tinham 18 pontos de vantagem.

O FC Porto melhorou para a segunda parte, mas o Sporting CP não quebrou e reagiu sempre da melhor forma aos ímpetos nortenhos. Para isso, foram muito importantes Malik Morgan - que não sabe jogar mal - e Robby Robinson - jogador muito versátil.

Com um vistoso afundanço (30-46), Brandon Johns Jr. deu nas vistas e, depois de uma aproximação do adversário para 41-49, Francisco Amarante, João Fernandes e Robby Robinson voltaram a cavar um fosso maior. No final do terceiro quarto, o fosso era de 15 pontos (46-61).

Finalmente, no último período, o FC Porto tentou tudo, mas a vitória do Sporting CP nunca esteve em causa. Mais uma vez, Malik Morgan e Robby Robinson voltaram a ser protagonistas, mas não só.

Maleeck Harden-Hayes também facturou, assim como Stephan Swenson, e o poste Brandon Johns Jr. chegou mesmo a acertar um triplo.

Com naturalidade, o clássico caminhou até à buzina final, com o marcador a assinalar 74-82 a favorecer a melhor equipa, que regressou assim às vitórias na Liga.

Com 16 pontos, 11 ressaltos e cinco assistências, Robby Robinson esteve em grande evidência, assim como Malik Morgan (15 pontos), Brandon Johns Jr. (14 pontos) e Francisco Amarante (11 pontos e sete ressaltos).

Os Leões voltam a jogar esta quarta-feira, visitando os alemães do SC Rasta Vechta para a FIBA Europe Cup.

Sporting CP: Brandon Johns Jr. (14), Uwais Razaque, Malik Bowman, Maleeck Harden-Hayes (4), Miguel Correia (4), Rui Palhares (7), Francisco Amarante (11), Robby Robinson (16), Diogo Ventura [C], João Fernandes (4), Malik Morgan (15) e Stephan Swenson (7).