Dragão Arena volta a ser do Leão
25 Out, 2025
Mais uma vitória do basquetebol no recinto do FC Porto
A equipa masculina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal voltou a vencer na visita ao reduto do FC Porto, desta feita por 88-108.
O triunfo, a contar para a primeira jornada da fase de grupos da Taça Hugo dos Santos, chega exactamente uma semana depois do último no Dragão Arena, mas para a Liga.
O clássico, que viu Stephan Swenson, Malik Morgan, Maleeck Harden-Hayes, Robby Robinson e Brandon Johns Jr. começarem do lado verde e branco, teve um início equilibrado. Stephan Swenson abriu o marcador e, pouco depois, conseguiu o primeiro triplo Leonino para o 3-6.
Os três pontos foram mesmo uma arma do FC Porto no primeiro quarto, principalmente através de Jalen Riley, mas o encontro estava equilibrado e o Sporting CP também facturou de longe graças a dois triplos de Malik Morgan - o segundo foi especialmente espectacular.
Até ao final dos dez minutos iniciais, nenhum conjunto se conseguiu distanciar muito e o marcador assinalava 27-25 para os dragões.

Maleeck Harden-Hayes entrou com tudo no segundo quarto, conseguindo dois triplos consecutivos, mas o desafio baixou de ritmo e, consequentemente, o número de pontos também.
Contudo, o conjunto de Luís Magalhães acelerou com um parcial de 0-7 e passou para a frente por 33-38. Aí, apareceu Brandon Johns Jr. a dominar o jogo interior e a acertar vários lançamentos consecutivos antes de mais um triplo, agora por Stephan Swenson.
Malik Bowman entrou bem na partida e ajudou o Sporting CP, ainda que o FC Porto tenha reduzido para 46-48. Ainda assim, Brandon Johns Jr. voltou a facturar e a diferença ao intervalo era de quatro pontos para os visitantes (46-50).
Com 12 pontos e cinco ressaltos na primeira parte, o poste ia sendo uma das principais figuras, assim como Malik Morgan, autor de dez pontos, cinco ressaltos e sete assistências nos dois quartos iniciais.

Até foi o FC Porto a voltar melhor do descanso, passando mesmo para a frente (51-50), mas a partir daí só deu Sporting CP no terceiro quarto e com os mesmos protagonistas: Brandon Johns Jr. e Malik Morgan.
Se Johns Jr. ia dominando o jogo interior, Morgan acertava dos três pontos, organizava e assistia no ataque e somava ressaltos na defesa. A estes, juntaram-se os bons momentos de Stephan Swenson e Francisco Amarante, por exemplo. Imparável, o Sporting CP voltou a dominar e cavou o primeiro grande fosso no Dragão Arena: 59-69.
O FC Porto não conseguia reagir e os Leões, como consequência, aproveitaram para aumentar a diferença, novamente com Brandon Johns Jr. em destaque. No final do terceiro quarto, a vantagem era de 14 pontos (68-82).

Naturalmente, os dragões deram tudo no último quarto na tentativa de uma épica reviravolta. Ainda reduziram para 81-90, mas do outro lado estava Malik Morgan, autor de uma exibição especial e muito completa.
O Leão registou mais dois triplos e ainda acertou três lances livres, segurando uma diferença relativamente confortável. Contra um rival desmotivado, o Sporting CP conseguiu mesmo aumentar a vantagem através de um Rui Palhares eficaz e o resultado final foi fixado, claro, com um grande triplo de Malik Morgan para o 88-108.
Com 28 pontos, 11 assistências e nove ressaltos, Malik Morgan ficou muito perto do triplo-duplo, sendo que Brandon Johns (25 pontos) também esteve em grande evidência.
Os Leões vão, agora, visitar os romenos do CS Vâlcea 1924 para a FIBA Europe Cup.
Sporting CP: Brandon Johns Jr. (25), Uwais Razaque, Malik Bowman (4), Maleeck Harden-Hayes (8), Miguel Correia, Rui Palhares (8), Francisco Amarante (13), Robby Robinson (4), Diogo Ventura [C] (6), João Fernandes, Malik Morgan (28) e Stephan Swenson (12).