João Pedro Vieira: "Ganhámos, que é o mais importante"
02 Nov, 2025
Análise ao triunfo da equipa de basquetebol feminino do Sporting CP por 70-59 frente ao CP Esgueira
No final do jogo entre Sporting CP e CP Esgueira, o treinador da equipa de basquetebol feminino do Sporting CP, João Pedro Vieira, fez a análise para os meios de comunicação do Clube.
“Gostei, porque ganhámos e costumamos dizer que aqui em casa temos de ganhar sempre. Todos os jogos são importantes ganhar, mas principalmente em casa. Não foi um jogo bonito, não jogámos muito bem, houve muitos contactos e nós ainda não nos damos muito bem com esta nova realidade dos contactos na Liga e temos de melhorar essa questão. Foi um jogo como se costuma dizer na gíria ‘muito mastigado’, não foi um jogo fluído, com muitas alternâncias no marcador, mas a equipa está a crescer, mesmo com algumas lesões e ausências nós continuamos a crescer e o nosso foco é em cada fim-de-semana ganhar um jogo”.
João Pedro Vieira não tem dúvidas da importância de cada vitória da equipa feminina de basquetebol do Sporting CP. “Como temos escrito no nosso balneário, cada jogo é uma final e nós temos de ganhar cada final, sempre que jogamos em casa, fora, todos os jogos são para ganhar e esta é mais uma vitória que é muito importante, porque queremos solidificar-nos na Liga, queremos ter um projecto consistente na Liga, temos investido muito na nossa formação e dar oportunidade às nossas jovens de virem para a equipa, mas para isso é preciso ganharmos jogos e hoje, mesmo sendo feio, ganhámos, que é o mais importante”.
O técnico nota evidentes progressos na equipa Leonina. “Na minha opinião ainda estamos longe daquilo que a equipa vai conseguir fazer, mas aos poucos começamos a consolidar processos, as questões defensivas estão um bocadinho melhor, as questões tácticas também um bocadinho melhorar, ainda nos falta em alguns aspectos, nomeadamente na recuperação defensiva e no contra-ataque, houve um aspecto que começámos mal no início de época que eram os ressaltos, estamos muito melhor nos ressaltos, mas isto é uma maratona, só acaba em Maio, nós temos muito ‘trabalhinho’ pela frente e as jogadoras estão de parabéns, pois conseguiram fazer um bom trabalho e levar a vitória, que era o que nós queríamos”.
Os progressos na luta pelos ressaltos na equipa do Sporting CP foram bem notados e enaltecidos por João Pedro Vieira, bem como a partilha de bola para a jogadora mais livre lançar ao cesto.
“A nossa luta nas tabelas melhorou, estamos melhor no ressalto e em termos ofensivos estamos a trabalhar melhor na defesa da equipa, como costumamos fazer. Costumamos dizer que a nossa defesa todas defende a bola e não cada uma a defender a sua jogadora e a defesa colectiva, defesa da equipa, está melhor. Ainda há coisas a melhorar, mas os processos estão mais consolidados. Em termos ofensivos, começámos a partilhar a bola, na semana passada 20 assistências, hoje 19 assistências, quer dizer que as jogadoras estão a partilhar a bola, a nossa percentagem de lançamento exterior está a melhorar – a de três pontos – a de dois pontos nem por isso. Temos de melhorar os dois pontos. Temos excelentes lançadoras na equipa e temos de tirar partido disso”.
Por fim, o treinador do Sporting CP comentou com satisfação a chamada da jogadora do Sporting CP, Simone Costa, à Selecção Nacional. “A Simone Costa está no Sporting CP porque é uma das melhores jogadoras portuguesas, merce, tem todo o mérito de estar na Selecção a espero que a qualificação, porque ela merece estar nas 12 da Selecção. No Sporting CP valorizamos entre muitas outras coisas, a nossa formação e a boa jogadora portuguesa, como é o caso da Simone. Optámos por ir buscar a Simone em vez de termos uma estrangeira, por isso está tudo dito”.
Simone Costa, jogadora de basquetebol do Sporting CP, fez também a análise do jogo em declarações aos meios de comunicação do Clube.
“Hoje foi muito no coletivo, tivemos muitas jogadoras a contribuir para esta vitória, acho que executámos bem o que o treinador pediu e acho que foi isso que nos deu a vitória”, reforçando a ideia de evolução da equipa Leonina: “
“Estamos a consolidar bem o que queremos fazer em campo e estamos a melhorar cada vez mais. O factor casa é muito importante neste momento e queremos continuar assim. Hoje foi muito na base dos ressaltos ofensivos, isso foi o que nos deu a vitória. Partilhámos bem a bola, defendemos colectivamente e foram esses os pontos chave de hoje”.
A extremo do Sporting CP abordou ainda a chamada à Selecção Nacional. “É sempre uma honra ter o trabalho reconhecido e representar Portugal. Estou muito contente pela minha chamada à Selecção, acho que é um orgulho também para o Sporting CP e mostra que estou no bom caminho”, referiu, com ideia reiterada de crescimento no Sporting CP:
“O nosso colectivo no Sporting CP está mais forte, especialmente na defesa, estamos mais entrosadas e isso é isso é algo que o trabalho dá. Estamos a evoluir bastante bem”.