Rui Pedro Silva: "Cometemos erros que não devíamos ter cometido"
02 Nov, 2025
Análise ao clássico de voleibol feminino
No final da partida, o treinador da equipa de voleibol feminino do Sporting CP, Rui Pedro Silva, fez a análise do clássico em declarações ao Porto Canal. “Sabíamos que o FC Porto vinha de um ascendente depois da vitória na semana passada contra o SL Benfica, onde estiveram muito bem no serviço e no bloco, era muito importante nós conseguimos segurar um bocadinho com uma boa qualidade de primeiro toque da recepção, não conseguimos, mérito do nosso adversário. Tivemos dificuldade em gerir nas bolas altas e trabalhar bem os pontos. Não tomámos as melhores opções, mostrámos alguma insegurança perante esta equipa, cometemos erros que não devíamos ter cometido, deixámos o FC Porto crescer. Tentei vários formatos possíveis para tentar equilibrar o nosso sistema de recepção, mas só conseguimos a espaços. Hoje o Sporting CP não esteve no seu melhor, mas a Liga é longa e há muito jogo pela frente”.
O técnico identificou o serviço como aspecto determinante no jogo. “Elas [FC Porto] tiveram todas as seis rotações a servir bem e nós com essa dificuldade a jogar fora do sistema, tornou as coisas muito mais difíceis. Não soubemos trabalhar muito bem as bolas altas, ter a paciência necessária para depois voltarmos ao jogo gradualmente, encostar no marcador e lutar pelo set. Foi isso que faltou, não tivemos o mérito suficiente para mudar o rumo dos acontecimentos, mas é um jogo, cada jogo tem uma história diferente e esperemos que no próximo jogo as coisas sejam diferentes”.
A capitã de equipa do Sporting CP, Daniela Loureiro, viu no jogo deste domingo uma forma de a equipa trabalhar para melhorar a curto prazo. “Dar o mérito ao FC Porto, mas nós também não começámos muito bem o jogo. Sabíamos que para ganhar com fizemos em Lamego [Torneio das Vindimas] tínhamos de entrar muito fortes no serviço e hoje isso infelizmente não aconteceu. Elas conseguiram aproveitar muito bem. Temos de melhorar isso mesmo, não só esse aspecto, temos consciência disso, também temos consciência de que estamos no início de época e queremos melhorar. Uma vitória ou uma derrota não significam o resultado de um Campeonato inteiro. Sabemos que a Liga é longa, superequilibrada e nós temos de ir jogo a jogo, por isso a nossa palavra de ordem é seguir em frente e construir, construir mais e melhor”, referiu ao Porto Canal.