Réplica positiva insuficiente na Luz
03 Dez, 2025
Dérbi equilibrado não sorriu às Leoas (74-67)
Na Luz, a equipa feminina de basquetebol do Sporting CP caiu perante o SL Benfica por 74-67, esta quarta-feira à noite, no jogo em atraso da sexta jornada da fase regular da Liga.
Neste primeiro dérbi após o regresso das Leoas ao escalão principal, as comandadas de João Pedro Vieira ofereceram uma boa réplica – e constante – em casa das actuais bicampeãs. Apesar do equilíbrio, as águias conseguiram manter-se na liderança do marcador, ficar com o triunfo e ‘descolar’ no terceiro lugar (14 pontos), enquanto o Sporting CP parte agora imediatamente atrás (13) depois de ver interrompida uma série de quatro vitórias consecutivas.
Com Luana Serranho, Simone Costa, Dayna Rouse, Emma Huff e Emília Ferreira no cinco inicial, as Leoas entraram de forma descomplexada, não só a igualar o ritmo imposto desde início (10-9), mas também a mostrar muita pontaria nos triplos – com Luana Serranho (dois) e Simone Costa em destaque. Foi esta a receita inicial para as primeiras vantagens no marcador (14-17 e 18-20).
No entanto, nos últimos dois minutos de um primeiro período que foi de alta qualidade ofensiva de parte a parte, o SL Benfica acabou por sair por cima, graças apenas a um triplo em cima da buzina para o 29-27. Destaque, ainda assim, para a réplica dada pela Leoa Dayna Rouse com 12 pontos a abrir - acabou com 19 e como melhor pontuadora verde e branca.

Esta eficácia, contudo, baixou drasticamente a seguir (parcial de 13-9 no segundo período), fruto também das melhorias defensivas de ambos os conjuntos. Um belíssimo triplo de Simone Costa até começou por reaproximar o Sporting CP (34-33) e oportunidades – lançamentos de dois e três - não faltaram para lhe dar sequência, só que o desacerto foi total e isso acabou por adiar a reacção verde e branca.
A minuto e meio do intervalo, Emma Huff ainda conseguiu encestar um triplo, mas não chegou para evitar que as águias - também pouco esclarecidas no ataque - saíssem a vencer, embora por uma margem curta (42-36).
Já no regresso dos balneários, as duas equipas pareciam ter reencontrado o ritmo e a pontaria, mas apenas inicialmente, especialmente o Sporting CP que voltou a encurtar diferenças de forma sucessiva, com cestos de Emma Huff (46-44) e Dayna Rouse (48-45). No entanto, seguiu-se uma série de turnovers que o SL Benfica aproveitou para transformar em ataques rápidos que cimentaram a sua liderança (56-45).

As Leoas, ainda assim, nunca viraram a cara à luta e por força de muito esforço e um triplo final de Márcia Carvalho conseguiram levar o dérbi para os seus derradeiros dez minutos com apenas sete pontos de desvantagem (59-52).
E de imediato, a abrir o quarto período, Cláudia Almeida ainda acalentou mais a esperança verde e branca com uma jogada de três pontos (cesto e lance livre convertido) para o 59-55, mas esse efeito dissipou-se rapidamente porque a equipa encarnada respondeu com três triplos praticamente seguidos (67-57).
Mas mais uma vez, capacidade de luta e atitude nunca faltaram ao Sporting CP, cujas jogadoras deram tudo até final. Uma boa jogada entre Luana Serranho e Márcia Carvalho ainda ameaçou mais uma aproximação no resultado (72-66), embora sem efeitos prácticos para mudar o desenrolar dos acontecimentos na Luz.
Na próxima jornada, as Leoas de João Pedro Vieira regressam ao Pavilhão João Rocha e recebem o BC Barcelos.
Sporting CP: Márcia Carvalho (9), Simone Costa (16), Maria Kostourkova (1), Emma Huff (7), Madalena Costa, Cláudia Almeida (5), Luana Serranho (10), Ana Urbano, Emília Ferreira [C], Dayna Rouse (19), Maria Oliveira, Maria Cruz
