Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Sérgio Martins

Leoas lutaram até ao final, mas cederam

Por Sporting CP
19 Dez, 2025

Desaire do Sporting CP frente ao CRC Quinta dos Lombos por 64-67 na 12.ª jornada da Liga

A equipa feminina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal perdeu esta sexta-feira frente ao CRC Quinta dos Lombos por 64-67, na 12.ª jornada da Liga, a primeira da 2.ª volta. Foi o primeiro desaire em casa das comandadas de João Pedro Vieira, que lutaram com bravura e momentos de qualidade diante da equipa adversária que continua invencível.  

Um desaire à justa, sentenciado mesmo na recta final, num jogo que esteve em aberto até então, pese embora tivesse sido o Sporting CP a ter geralmente de ‘correr atrás no marcador’.

As Leoas orientadas por João Pedro Vieira foram bastante competitivas, mas faltou algum ‘cique’ para quando a formação Leonina estava com diferenças de dois ou três pontos de desvantagem, conseguissem igualar ou mesmo passar a frente – a eficácia de triplos ficou abaixo do procurado pelas Leoas que, no entanto, no último quarto conseguiram com três triplos consecutivos de Dayna Rouse ficar a um ponto no marcador.

A história do jogo foi, nesse sentido, reeditada de capítulos anteriores, com as Leoas a baterem-se com muita competitividade diante da formação do CRC Quinta dos Lombos, líder invicta da competição. 16-21 era o resultado a favor da equipa de Carcavelos no primeiro quarto e só nos segundos dez minutos e perto do intervalo, o Sporting CP conseguiu o primeiro triplo por Emília Ferreira, até então, a percentagem era abaixo (um lançamento convertido em nove tentados) dos habituais números da formação de João Pedro Vieira.      

No segundo quarto, um triplo de Chanaya Pinto fez o 18-29 para a equipa visitante, que ficou abaixo por 14 pontos de diferença, com um triplo de Marta Roseiro a 18-32.

O tal triplo de Emília Ferreira para 27-32, seguido de um outro de Emma Huff para o 32-35 deixaram o Sporting CP com a mencionada desvantagem ao intervalo, que era de uma posse de bola.

A equipa Leonina era competitiva, destemida e aplicada em todas as tarefas e dividia bem o jogo perante a formação que leva por vitórias todos os jogos realizados até ao momento.

Leoas em crescendo

Já no terceiro quarto, a equipa do Sporting CP confirmou os sinais de crescimento que vinham dos dois quartos anteriores. Agressivas na defesa e no ataque, as Leoas conseguiram passar para a frente no marcador quando Simone Costa numa jogada de cesto e falta fez três pontos e o Sporting CP passou para a frente por 38-37 e, mais à frente, um triplo de Luana Serranho colocou o Sporting CP na frente a 41-39.

A defesa zona do Sporting CP ia colocando muitas dificuldades à formação visitante, mas o jogo continuava muito próximo de pontuação entre as duas equipas. Chanaya Pinto nos triplos e as entradas para o cesto de Jasmine Powell embalavam a equipa do CRC Quinta dos Lombos para nova vantagem, com o quarto a fechar em 47-55, por entre alguns triplos falhados e também um par de perdas de bola sem lançamento.

No último quarto, esteve 'on-fire' a jogador do Sporting CP, Dayna Rouse, com três triplos consecutivos, um deles já depois de uma pausa técnica do treinador da equipa visitante, precisamente para tentar travar Rouse. Por essa altura o Sporting CP estava atrás spor 56-57, mas a equipa forasteira voltou a ganhar uma vantagem.

O Sporting CP, sempre muito combativo e de grande apego ao jogo, conseguiu com um triplo colocar o marcador em 64-65 a 4,7 segundos, transformado por Emma Huff, mas a posse de bola era da equipa de José Leite. A desvantagem forçou as Leoas a cometerem uma falta e a levarem a jogadora do CRC Quinta dos Lombos, Milica Ivanovic, para a linha de lance livre. Milinca Ivanovic concretizou as duas tentativas e a reposição de bola do Sporting CP, a seguir, foi interceptada para um resultado final de 64-67 a favor das visitantes.

A equipa de basquetebol do Sporting CP perdeu, mas foi de enorme competitividade e determinação, mostrando que tem qualidade para jogar de ‘olhos nos olhos’ frente a qualquer adversário, num jogo muito físico e em que a capacidade da equipa do CRC Quinta dos Lombos pontificou e fez a maior diferença no final dos 40 minutos.     

Sporting CP: Márcia Carvalho, Simone Costa, Catarina Martins, Maria Kostourkova, Emma Huff, Madalena Costa, Cláudia Almeida, Luana Serranho, Ana Urbano, Emília Ferreira, Dayna Rouse, Maria Cruz