João Fernandes: "Vamos entrar com tudo"
23 Jan, 2026
Leões do basquetebol recebem o Vitória SC este sábado (15h00)
A equipa masculina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal recebe este sábado, às 15h00, o Vitória SC, em jogo da 12.ª jornada da fase regular da Liga. João Fernandes fez a antevisão ao encontro que marca o início da segunda volta do campeonato e abordou, antes, o recente sorteio da Taça de Portugal.
Os Leões, que vão defrontar a UD Oliveirense na final four da prova-rainha, agendada para 21 de Fevereiro, já "estavam à espera" deste adversário, confessou o extremo, que não antecipa quaisquer facilidades frente aos nortenhos.
"A UD Oliveirense é um adversário muito complicado, porque é uma equipa que joga muito bem basquetebol, tem jogadores incríveis e um treinador incrível. É uma das melhores equipas da nossa liga", começou por referir, em declarações aos meios de comunicação verde e brancos, sublinhando, ainda assim, a ambição do grupo.
"Vai ser um trabalho difícil, mas é para ganhar, venha quem vier. Acho que a equipa toda está focada nesse objetivo. É uma equipa nova, muitos de nós nunca jogámos uma Taça de Portugal, e vai ser importante viver um momento destes", apontou.
Virando o foco para o jogo com o Vitória SC, João Fernandes destacou o peso histórico do adversário e deixou claro que também espera bastantes dificuldades, apesar do momento distinto das duas equipas.
"O Vitória SC é um histórico do basquetebol, toda a gente sabe disso. Apesar de estarem a fazer um campeonato mais difícil, acreditamos que vai ser uma equipa que vai lutar até ao final. Nós queremos continuar neste bom momento que estamos a viver, por isso vamos entrar com tudo, como temos feito em todos os jogos, para trazer mais uma vitória para casa", garantiu o internacional angolano, que apontou a importância de manter a consistência ao longo do jogo.
"O basquetebol é assim: basta um ‘dia não’, em que os lançamentos não entram ou em que não estamos tão conectados defensivamente, para as coisas começarem a correr mal. Acredito que vamos dar uma boa resposta", reforçou, destacando ainda o crescimento coletivo de um grupo cada vez mais coeso.
"Sinto que a equipa está cada vez melhor. Ainda temos muito para melhorar, mas, com o tempo, vamos lá chegar. Passamos muito tempo aqui dentro e conseguimos conhecer-nos uns aos outros, saber o que cada um pode dar e, mais importante, estar conectados", frisou.
A jogar no Pavilhão João Rocha, João Fernandes deixou também um apelo aos adeptos, sublinhando o papel que o público tem tido no percurso da equipa.
"É um ponto importante que tento passar aos meus colegas: temos de continuar a ganhar jogos e a mostrar que estamos a jogar bom basquetebol para termos a casa cheia e o público a puxar por nós. Jogando em casa, isso é ainda mais importante. Com a Taça de Portugal à porta, a lutar para irmos às decisões na Taça Hugo dos Santos e com muito ainda pela frente, é fundamental termos os nossos adeptos connosco, a puxar por nós e a fazer a diferença. Venham ao Pavilhão João Rocha apoiar o basquetebol", apelou.