Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Leões de juba alta dão recital de bem jogar

Por Sporting CP
30 Set, 2023

Triunfo da equipa de futsal Leonina sobre a ADCR Caxinas (5-2)

A equipa principal de futsal do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu este sábado a ADCR Caxinas por 5-2, na 3.ª jornada da Liga da modalidade, em exibição de muito bom nível dos Tricampeões Nacionais. 

Antes do início da partida, Nuno Dias, recebeu dois prémios respeitantes às distinções atribuídas ao Sporting CP pelo título de Campeão Nacional em 2022/2023 e pela conquista da Supertaça de 2022/2023 por parte do Núcleo de Lisboa da Associação de Nacional de Treinadores de Futebol. Um momento assinalado com um forte aplauso por parte dos Sportinguistas presentes no Pavilhão João Rocha.

Os Tricampeões Nacionais começaram com Henrique Rafagnin, Hugo Neves, Tomás Paçó, João Matos e Pany Varela, mas muito cedo começaram as trocas, com as entradas de Alex Merlim, Taynan e Zicky. Também cedo, ou seja, com menos de um minuto de jogo, foram averbadas duas faltas ao Sporting CP. Num jogo de muita parada e resposta, o Sporting CP criou várias oportunidades e a ADCR Caxinas nivelava o jogo. 

Com 14 minutos e 22 segundos para jogar, Hugo Neves, na sequência de uma reposição lateral, atirou colocado e marcou o primeiro golo da equipa Leonina. O pivô repetiu o que tinha conseguido na última segunda-feira, quando inaugurou o marcador no triunfo em casa do Eléctrico FC por 2-7.

Já com 12 minutos e 55 segundos, a equipa de Nuno Dias aumentou a vantagem, num remate da ala por parte de Tiago Macedo, para o 2-0, resultado que só não foi ainda mais ampliado pouco depois, porque um excelente remate de Pany Varela, após brilhante trabalho individual, foi devolvido pela trave. Na baliza, Henrique Rafagnin arrancava aplausos sempre que chamado a intervir. Com um bom equilíbrio entre a forma de defender e as soluções de ataque, o 2-0 até parecia curto para o caudal de jogo produzido pelos Leões, sempre mais perto de aumentar o marcador do que a ADCR Caxinas de reduzir. Pauleta ficou bem perto do terceiro golo da equipa de Alvalade, num dos vários bons envolvimentos colectivos, bem como num remate de primeira de Taynan ao poste. O 3-0 chegaria em sensacional jogada individual de Tomás Paçó, que assistiu Taynan para um golo de excelente nível, quando faltavam seis minutos e quatro segundos para o intervalo.

Duas excelentes defesas de Rafagnin impediram a ADCR Caxinas de reduzir, antes de Diogo Santos, num desvio à boca da baliza, aumentar para 4-0, com quatro minutos e seis segundos para jogar. E a oito segundos para o final dos primeiros 20, mais um golo do Sporting CP, com Pauleta, de cabeça, a desviar na área um exemplar trabalho individual - mais um - de Pany Varela com cruzamento desde a esquerda. Intervalo e 5-0 no marcador a favor dos Tricampeões Nacionais.

Na segunda parte, o Sporting CP foi ‘colecionando’ mais oportunidades de golo, embora o ritmo tivesse baixado um pouco, mas o guarda-redes do ADCR Caxinas evitou um desnível maior, enquanto na baliza Leonina, Gonçalo Portugal entrou para o lugar de Rafagnin, com muitos aplausos para o reforço desta época da equipa verde e branca. Também o ainda júnior Pedro Santos, pivô recentemente Campeão Europeu de sub-19 por Portugal entrou sensivelmente a meio da segunda parte, mas foi a ADCR Caxinas a reduzir, com oito minutos e 14 segundos para jogar, num remate colocado de Francisco Oliveira. E, quase de rajada, Amílcar Gomes a encurtar ainda mais a diferença, para 5-2, que seria o resultado final.

O Sporting CP corrigiu e ‘forçou’ a quinta falta da ADCR Caxinas ainda com cerca de seis minutos para jogar. A segunda parte foi de maior gestão da equipa Leonina que assinou outros bons momentos, como um calcanhar de Zicky que quase deu um golo de grande espectáculo. Triunfo por 5-2 do Sporting CP sobre a ACDR Caxinas, com nota muito alta para o desempenho do conjunto orientado por Nuno Dias, especialmente na primeira parte.   

Sporting CP: Gonçalo Portugal [GR], Pedro Santos, Diogo Santos, Tomás Paçó, Hugo Neves, Wesley, João Matos [C], Pauleta, Pany Varela, Zicky, Tiago Macedo, Alex Merlim, Taynan, Henrique Rafagnin [GR].