Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

Sporting CP vence Elite Cup

Por Jornal Sporting
18 Set, 2016

Leões bateram o FC Porto por 3-1 na final da primeira edição da prova, que se realizou em Coimbra

Só duas equipas de grande qualidade é que conseguem passar toda uma primeira parte sem sofrer qualquer golo. 

O Sporting CP e o FC Porto encontraram-se na final da primeira edição da Elite Cup, que se realizou em Coimbra, e demonstraram uma organização defensiva muito acima da média. Não estamos a falar de dois conjuntos com poucos recursos na frente de ataque, antes pelo contrário. Sobressaiu a entrega nos vários momentos da partida, tal como, mais uma vez, Ângelo Girão. 

Apesar do primeiro tempo do desafio ter andado ao sabor de um ritmo de toada/resposta, foi o guardião leonino quem defendeu o único livre directo do período inicial - dado sempre assinalável no hóquei em patins.

No segundo período, voltou a ser Ângelo Girão uma das principais figuras do lado dos leões. Não havia bola que o guarda-redes não salvasse. Em in extremis ou nas tenataivas de longa distância. Nas grandes penalidades ou após jogadas bem combinadas dos azuis e brancos. Uma autêntica muralha. 

Na frente, andou um inspirado André Centeno. Depois de João Pinto rematar, lá estava ele, para fazer o golo na recarga. Activou o placard a favor dos verdes e brancos, que viria a mexer por duas vezes em apenas 20 segundos. Nesta modalidade, o aproveitamento das bolas paradas é crucial para o desenrolar do marcador. O FC Porto falhou por duas vezes, mas Ferran Font não facilitou na primeira oportunidade que teve. Décima falta e o espanhol fez a bola passar entre a luva e o stick do seu antigo colega de equipa, Carles Grau. 

Numa exibição bastante personalizada dos hoquistas leoninas, que encurtaram, sistematicamente, o espaço para os jogadores do FC Porto pensarem o ataque, lá se foi mantendo o 2-0. Faltavam três minutos para o final quando Gonçalves Alves, 'do meio da rua', lançou um míssil na direcção da baliza do Sporting CP. Estava feito o 2-1, que viria a transformar-se num 3-1 a sete segundos do último apito. 

Com a consciência de que era preciso arriscar tudo, os dragões apostaram no cinco para quatro. No entanto, foi o conjunto leonino quem aproveitou a situação. Em contra-ataque, Centeno levou a bola sempre colada ao stick, fez um túnel sobre o último defesa e garantiu o triunfo do Sporting CP na prova. 

Para além de ter levantado o troféu, Ângelo Girão recebeu também o prémio de melhor jogador do torneio.