Sporting CP na final da WSE Continental Cup
26 Out, 2024
Triunfo frente ao ASD Follonica Hockey por 5-4 após prolongamento
A equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal venceu o ASD Follonica Hockey, de Itália, por 5-4, após prolongamento, na meia-final da WSE Continental Cup e está na final da competição.
Os Leões jogam a grande final este domingo, a partir das 15h00 em Oliveira de Azeméis, onde se realiza a prova, frente ao vencedor da outra meia-final (realiza-se mais tarde), entre a UD Oliveirense e o Igualada HC.
O Sporting CP teve uma grande entrada em jogo. Com 22 minutos para jogar, a equipa Leonina colocou-se em vantagem, num remate colocado de Toni Pérez, após assistência de João Souto. Com 21’20 para jogar, novamente João Souto na assistência e Facundo Bridge, num desvio perfeito, vindo de trás, a fazer o 2-0 para a equipa Leonina, num início de luxo dos Campeões Europeus.
O Sporting CP nem um minuto depois viu-se na primeira situação mais delicada, com Henrique Magalhães ser admoestado com um cartão azul. Na transformação do livre directo, Girão evitou o golo, ao defender o remate do adversário. Ainda assim, os Leões de Edo Bosch sofreram um golo por Marco Pagnini, com 17’41 para jogar, em remate enrolado do hoquista transalpino.
Pouco depois, Girão voltou a defender um livre directo, em nova tentativa Davide Pagnini, a castigar uma falta assinalada a Rafael Bessa. Do outro lado, Montigel acertou na trave da baliza Leonina.
Já com 6’21 para o intervalo, numa transição, Henrique Magalhães ganhou embalo e espaço para rematar colocado e fazer o 3-1. O Sporting CP tinha o jogo controlado, mas Pagnini reduziu, num remate colocado na área para o 3-2 no final dos primeiros 25’.
No segundo tempo e à entrada dos primeiros 5’, o ASD Follonica Hockey empatou a três golos, num remate com alguma sorte que foi para o fundo da baliza de Girão. Com 17’35 ainda para jogar, Barozzi defendeu um livre directo apontado por João Souto e logo a seguir, Toni Pérez acertou no poste, numa fase de power-play do Sporting CP, ou seja, com os Leões estarem com mais um jogador, devido a um cartão azul a um hoquista italiano.
Mas foi o Sporting CP a ter novo livre directo contra, com uma falta assinalada a Toni Pérez, que valeu um cartão azul ao avançado Leonino. Na sequência, o ASD Follonica Hockey, por Francesco Banini, num livre directo, fez o 3-4 para os italianos, com pouco mais de 15 minutos para o final.
Era preciso reagir e com 14’12 para jogar, o Sporting CP teve uma grande penalidade a favor, por falta sobre Facundo Bridge. Alessandro Verona, chamado a marcar, viu o remate ser defendido por Barozzi. Os italianos tiveram uma boa oportunidade para voltarem a marcar, mas Girão defendeu um livre directo. Porém, o Sporting CP teve de jogar em inferioridade por cartão azul a Roc Pujadas,
Com 8’19 para o final, uma falta sobre Toni Pérez levou Facundo Bridge para a marca de grande penalidade, mas o remate foi defendido com a máscara por Barozzi, que evitou mais uma oportunidade da equipa Leonina. Até que com 4’57 para o final, um grande remate de Facundo Bridge valeu o 4-4, numa grande execução do defesa/médio argentino. No final dos 50 minutos regulamentares, registava-se o empate a quatro golos.
Na primeira parte do prolongamento e com 1’21 para jogar, Alessandro Verona, num lance de génio, culminado com grande remate fez o 5-4. Daí até final, o Sporting CP segurou bem a vantagem mínima e garantiu o lugar na final da prova, em que vai tentar a terceira conquista deste troféu no historial.