Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Tudo por decidir no Pavilhão João Rocha

Por Sporting CP
21 maio, 2025

Hóquei derrotado na deslocação ao rinque da AD Sanjoanense (2-1)

A equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal perdeu esta quarta-feira frente à AD Sanjoanense, por 2-1, no segundo jogo dos quartos-de-final do Campeonato Nacional. Com a eliminatória empatada, os Leões de Edo Bosch vão agora procurar garantir o apuramento para as meias-finais no terceiro e decisivo encontro, marcado para o próximo sábado, no Pavilhão João Rocha.

Depois da vitória por 5-2 no primeiro encontro, o conjunto verde e branco deslocou-se a São João da Madeira determinado a fechar a qualificação, mas os minutos iniciais do jogo confirmaram aquilo que João Souto havia já antecipado na antevisão: seria necessária paciência para ultrapassar uma equipa da casa muito compacta, com um bloco defensivo baixo e disciplinado.

À passagem do décimo minuto, o encontro mantinha-se equilibrado, combativo e intensamente disputado, mas longe das balizas - um duelo de entrega total, pautado por uma agressividade saudável. Com o avançar do cronómetro, o ritmo intensificou-se, mas o Sporting CP não conseguia criar oportunidades claras de golo. Já do outro lado, Ângelo Girão foi-se impondo com defesas seguras sempre que chamado a intervir.

As duas equipas técnicas, muito activas, foram tentando encontrar soluções tácticas nos descontos de tempo, mas o marcador teimava em não se alterar e o nulo persistiu, assim, até à buzina para o intervalo.

A segunda parte trouxe um Sporting CP mais ousado e dinâmico no ataque. Aos 28 minutos, Toni Pérez obrigou o guarda-redes da casa a duas boas intervenções (quase) consecutivas, num momento que deu ânimo à formação Leonina. A pressão aumentava e os verdes e brancos passaram a surgir com mais frequência em zonas de finalização.

No entanto, foi a AD Sanjoanense a inaugurar o marcador, aos 39 minutos, aproveitando um erro da defesa Leonina para fazer o 1-0. A resposta do Sporting CP, contudo, não tardou: quatro minutos depois, Gonzalo ‘Nolito’ Romero restabeleceu a igualdade com uma stickada fortíssima de meia distância, após reposição rápida de Alessandro Verona.

O jogo ganhou contornos de alta tensão. A seis minutos do fim, os Leões atingiram a décima falta e Hugo Santos dispôs de um livre directo. Ângelo Girão, mais uma vez decisivo, defendeu com categoria e voltou a brilhar também aos 49 minutos - com nova intervenção de elevado grau de dificuldade -, segurando o empate e levando o jogo para prolongamento.

Nos dez minutos adicionais, o Sporting CP voltou ao rinque com ambição. Primeiro, na sequência de um ressalto, João Souto dispôs de uma boa oportunidade, mas o remate do avançado saiu desenquadrado. Depois, aos 52 minutos, a AD Sanjoanense também chegou à décima falta, mas desta vez foi Guilherme Pedruco a brilhar e a negar o golo a Gonzalo Romero.

Logo após, uma falta imprudente valeu a Ângelo Girão o cartão azul. No segundo livre directo de que dispôs, Hugo Santos não perdoou, enganou o recém-entrado Zé Diogo e fez o 2-1 para a formação da casa.

O Sporting CP lançou-se então numa ofensiva final. Nolito, Toni Pérez e Rafael Bessa estiveram perto do empate, mas Guilherme Pedruco voltou a destacar-se com defesas decisivas. Já nos instantes finais, e quando restavam apenas seis segundos no cronómetro, os Leões ainda introduziram a bola na baliza alvinegra, mas o golo acabaria por ser invalidado pela equipa de arbitragem.

Apesar dos esforços e da luta até ao último segundo, os Leões terão agora de resolver tudo na negra. 

Sporting CP: Ângelo Girão [GR] [C], Rafael Bessa, Alessandro Verona, Roc Pujadas, João Souto, Toni Pérez, Facundo Bridge, Henrique Magalhães, Gonzalo ‘Nolito’ Romero e Zé Diogo [GR]. Treinador: Edo Bosch