Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Esforço Leonino sem recompensa

Por Sporting CP
13 Nov, 2023

​Leões estiveram em vantagem mas saíram derrotados frente ao SL Benfica (1-3)

Após ter batido o VC Viana no sábado (0-3), a equipa masculina de voleibol do Sporting Clube de Portugal perdeu com o SL Benfica por 1-3, esta segunda-feira, no encerramento da nona jornada da fase regular da Liga. No primeiro dérbi da época, que foi muito discutido, os Leões começaram melhor (25-21), mas viram depois o rival conquistar os três últimos sets (20-25, 21-25 e 23-25).

Inicialmente agendado para domingo, mas adiado devido ao dérbi de futebol, o duelo entre Leões e águias, que entraram em campo como as únicas equipas ainda sem derrotas na competição, prometia um excelente espectáculo. Ora, foi precisamente isso que aconteceu, com o encontro a arrancar intenso, sempre com margens mínimas e várias alternâncias no marcador.

As duas equipas começaram cedo a arriscar no serviço, o que provocou alguns erros de parte a parte, mas o nível foi sempre alto e não estava fácil descolar. Até que, com 21-18, o Sporting CP conseguiu a primeira vantagem de três graças ao seu poderio ofensivo e eficácia de bloco, colocando-se na frente com um 25-21 embalado pelo apoio dos adeptos no Pavilhão João Rocha.

No segundo set, os erros cometidos pela turma de João Coelho, nos vários capítulos, permitiram que as águias entrassem melhor e se adiantassem (2-5). Apesar da tentativa de reacção (5-5), os Leões mostraram-se algo intranquilos e revelaram dificuldade em travar o ataque dos visitantes (12-17), que foram mantendo uma margem confortável até restabelecerem a igualdade (20-25).

No terceiro set, o equilíbrio voltou a ser palavra de ordem, com jogadas muito disputadas a sobrevoarem a rede várias vezes, exigindo grande esforço físico das duas equipas. No entanto, mais uma vez os erros Leoninos, além da eficácia do bloco adversário, retiraram fôlego ao Sporting CP, que esteve atrás a partir do 7-8 e viu o rival ir gerindo a vantagem até ao 21-25 final.

Já no quarto parcial, o conjunto verde e branco estava obrigado a reagir para forçar o quinto set e começou melhor, alternando entre a vantagem mínima e a igualdade. Apesar de o SL Benfica ter respondido, passando para a frente (10-12), o Sporting CP nunca desarmou, aproveitou as falhas do rival e voltou a empatar (20-20), discutindo o resultado até à última gota de suor.

Numa recta final muito intensa, que podia ter caído para qualquer lado, os Leões ainda anularam dois set points das águias e alimentaram a esperança dos Sportinguistas, mas acabaram por não conseguir evitar a derrota, vendo o SL Benfica fechar o jogo em 1-3 com um 23-25 no marcador.

Nota de destaque para Wagner Silva (22 pontos), Tiago Barth (12), Jan Galabov (10) e Marin Licek (9), que foram os melhores pontuadores do conjunto Leonino.

Agora, o calendário não dá tréguas e, já no próximo fim-de-semana, os Leões voltam a disputar nova jornada dupla. No sábado, dia 18, terão pela frente a Ala de Nun´Álvares, em Gondomar, e no domingo, dia 19, o adversário será o Vitória SC, no regresso ao Pavilhão João Rocha.

Sporting CP: Tiago Pereira [C], Jan Galabov (10), Kevin Kobrine, Vinícius Lersch, Kelton Tavares, Gonçalo Sousa [L], Lucas Van Berkel (6), Marin Licek (9), Wagner Silva (22), Gil Meireles [L], Tiago Barth (12), Imanol Tombion, Armado Velásquez e Chema Carrasco (1).