Nova vitória na Liga antes de compromisso na CEV Champions League
06 Fev, 2026
Triunfo do Sporting CP por 0-3 no recinto do Ala Nun’Álvares de Gondomar
A equipa de voleibol do Sporting CP reforçou a liderança na Liga, com mais um triunfo, desta vez na casa do Ala Nun´Álvares, por 0-3, em partida da 18.ª jornada da prova.
Com mais um triunfo e pela diferença máxima, os Campeões Nacionais seguem isolados na frente da classificação, apenas com um desaire nas 18 jornadas realizadas e conseguiram um excelente ensaio com vista ao encontro de terça-feira da CEV Champions League, no Pavilhão João Rocha, frente aos alemães do SVG Luneburg.
O Sporting CP passou por dificuldades no jogo desta sexta-feira no primeiro parcial, com muito mérito da equipa da casa, que esteve muito agressiva no serviço e, por várias vezes, colocou dificuldades à recepção da equipa Leonina.
A formação de João Coelho teve de ‘arregaçar as mangas’ para vencer o parcial, depois de ter andado bastante tempo atrás – com desvantagens de 17-14 e depois de 19-16, que obrigaram os Campeões Nacionais a recuperarem no marcador.
O Sporting CP igualou a 20 pontos, o jogo acabaria por ser decidido em vantagens, a 27-29, não sem antes o Sporting CP ter anulado set points à equipa da casa. Os Leões neste parcial falharam diversos serviços, situação que também contribuiu para as dificuldades no set.
No segundo parcial, os Campeões Nacionais melhoraram muito no serviço, o que resultou em maior eficácia a ‘montar’ o bloco e com isso a pontuação Leonina disparou rapidamente, com os visitados a estacionarem em pontuações mais baixas.
Com Kelton Tavares em grande plano no serviço, foi sem surpresa que o Sporting CP passou de 8-13 para 8-18, com os Leões na frente desde o início do parcial – conseguiram logo de entrada 1-5, com bloco muito forte.
O set fechou em 15-25, com os demolidores ataques de Edson Valencia também a causarem muitos estragos na organização defensiva da equipa da casa.
No terceiro set, o Sporting CP voltou a entrar bem, muito efectivo no bloco e esteve na frente a 0-3 e a 3-6. Contudo, houve uma boa reacção da equipa da casa, que recuperou para 7-7 e mais tarde a 10-10.
O efeito Valencia no serviço ajudou o Sporting CP a nova descolagem no marcador, com a equipa Leonina a abrir para 14-19 e depois a fechar o set em 20-25, em mais uma exibição competente e determinada dos Campeões Nacionais, que continuam firmes no lugar cimeiro da classificação da Liga.
Sporting CP: Armando Velásquez (1), Jonas Aguenier (9), Kelton Tavares (6), Edson Valencia (23), Tiago Pereira [C] (7), Lourenço Martins (10), Sergey Grankin, Gonçalo Sousa [L], Nicolás Perren [L], Tiago Barth, Mads Kyed Jensen, Pedro Abecassis, Jan Pokersnik, Jan Galabov