Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

…da “goleada” a GOLEADA mesmo!

Por Tito Arantes Fontes
01 Fev, 2024

Campeonato Nacional 1 − Nesta última segunda-feira à noite tivemos o privilégio de assistir a um verdadeiro espectáculo de gala no Estádio José Alvalade! Foi magnífico! O Sporting CP − depois de ter desperdiçado de modo inglório a possibilidade de estar presente na final da Taça da Liga − recebia o Casa Pia AC, sendo o último dos denominados “grandes” a entrar em campo para disputar o seu jogo da 19. jornada do Campeonato Nacional. Havia alguma ansiedade para ver in loco qual a reacção da equipa ao infortúnio do último jogo com o SC Braga. A resposta foi cabal. Uma insofismável demonstração de poder e crer por parte da nossa equipa, que cilindrou com oito golos sem resposta o seu antagonista. A primeira parte foi um autêntico esplendor na relva! E no fim da mesma já ganhávamos, de modo absolutamente natural, graças a cinco golos de belo efeito. Na segunda parte até esperávamos que a equipa como que “tirasse as suas férias” e aproveitasse para descansar um pouco… mas, qual quê, foi sempre a “acelerar”, tendo marcado mais três golos, o último dos quais mesmo em cima do “cair do pano”! Gyökeres foi − com inteira justiça − eleito o melhor jogador em campo, corolário dos dois golos que marcou e seguramente também pelo modo como jogou, com “piques” sucessivos e uma entrega ao colectivo verdadeiramente estonteante. Trincão fez mais um belo jogo que coroou com dois estupendos golos, especialmente o segundo, mesmo ao cair do pano. Coates foi novamente soberbo, na defesa… e sobretudo no ataque, marcando de cabeça o primeiro golo do jogo e depois o sétimo com o pé, qual avançado no meio da pequena área adversária. Pote fez o gosto ao pé, através de primorosa desmarcação e soberbo pontapé. E Geny celebrou o seu regresso da CAN com um fantástico pontapé de fora da área, cheio de intenção, a desenhar uma curva que só parou mesmo no “véu da noiva”! Uma palavra ainda para dois jogadores que encheram os Sportinguistas de júbilo: Quaresma e Hjulmand! Que bem que jogaram!

Campeonato Nacional 2 − Somos à 19ª jornada os indiscutíveis líderes do Campeonato, com o melhor ataque da prova com cinquenta e três golos marcados e a melhor diferença entre essa cifra e os golos sofridos. A liderança é óbvia e justificada… e assim queremos que continue!

Arbitragem − A verdade é que a qualidade do futebol do Sporting fez esquecer completamente a actuação da equipa de arbitragem, ofuscada pelo brilhantismo do nosso futebol. Hélder Carvalho é, assim, árbitro que terá de merecer nova apreciação.

Corrupção − No final da semana passada foi notícia o facto do jogador Lionn, na altura dos factos (época 2015/2016) a actuar no Rio Ave FC, ter confirmado no seu depoimento em tribunal, no julgamento de César Boaventura, que tinha mesmo sido aliciado por esse senhor para perder o jogo com o Benfica. É − segundo creio − o terceiro jogador a confirmar essa deplorável factualidade. Ainda pensei que com mais esta confirmação de corrupção num jogo da maior competência desportiva nacional, ainda para mais numa fase decisiva desse campeonato de 2015/2016, houvesse uma espécie de “comoção nacional” verberando esse tipo de comportamentos. Enganei-me… o que afinal interessava, sobretudo a certa comunicação social e a alguns dos seus incisivos comentadores, era mesmo insistir no que se tinha passado com o Taynan na terceira prova (em “termos hierárquicos”, digamos assim) de uma modalidade de pavilhão como é o meu querido futsal (e reitero os meus parabéns ao “mago” Nuno Dias, em cujas palavras e trabalho me revejo totalmente). É assim, quando se trata de denegrir o Sporting CP tudo serve… qualquer dia ainda veremos − se tal for útil para nos tentar atacar − essa gente debater o que se passar no jogo chinquilho lá do bairro! Que tristeza!