Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Derrotar os impossíveis

Por Mafalda Barbosa
01 Fev, 2024

Editorial da edição n.º 3961 do Jornal Sporting

Amante da música, da natureza, do Sol e da cidade de Lisboa – que considerava a mais bonita do mundo.

Defendia que “fazer uma boa canção é como ter uma boa equipa. Há que ter um bom compositor, um bom letrista e um bom cantor”.

O eclectismo fazia parte do seu ADN. Em 1939 chegou ao Sporting Clube de Portugal como praticante de ténis de mesa, embora também tenha praticado andebol, basquetebol, futebol, hóquei em patins, voleibol e atletismo.

O ano de 1945 mudou-lhe a vida para sempre. Assumiu o cargo de treinador de atletismo do Sporting CP e estava dado o primeiro passo para entrar na história do país e do Clube.

Salazar Carreira, grande personalidade da História Leonina, foi o principal responsável pelo seu crescente interesse pelo desporto. Emprestava‑lhe livros e jornais da época, principalmente o L’Equipe e antes de falecer, em 1974, deu ordens expressas para que todo o seu espólio de livros e material desportivo fosse entregue ao seu vizinho.

Por esta altura, já não restam dúvidas de que falo do professor Mário Moniz Pereira. Conhecido por ser um visionário criativo, dinâmico, talentoso que conseguia extrair todo o potencial de cada um dos seus atletas. Um verdadeiro fazedor de campeões para quem a sorte dava muito trabalho.

Como treinador obteve os maiores sucessos, tendo desenvolvido e modernizado o desporto – principalmente o atletismo – em Portugal e no Sporting CP. O “Senhor Atletismo” acreditava no trabalho e na dedicação individual em prol do objectivo final.

“Demorei 39 anos a conseguir aquilo que toda a gente dizia ser impossível”, afirmou, lembrando o dia em que Carlos Lopes conquistou a maratona nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984.

Partiu em 2016. A uma semana do início dos Jogos Olímpicos do Brasil, nos quais o Sporting CP teve uma representação invejável com um total de 30 atletas.

Deixou na História momentos únicos de glória internacional, com a conquista de títulos nacionais, europeus e mundiais.

É um dos maiores símbolos do Clube e estará sempre presente entre nós, tal é a imensidão do seu legado.

No dia 4 de Fevereiro, na segunda edição do Meeting Prof. Moniz Pereira, em Pombal, voltamos a honrar aquele que elevou o atletismo Leonino e dedicou toda a sua vida ao desporto.

Obrigada, Professor!