Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taxonomy term

Foto Isabel Silva

Pedro Coelho: "É muito bom competirmos contra estas equipas"

Por Sporting CP
06 Jan, 2025

Equipa B joga esta terça-feira em casa do Chelsea FC

A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal defronta o Chelsea FC esta terça-feira, a partir das 19h00, para a quarta jornada da fase de grupos da Premier League International Cup.

Os Leões orientados por Pedro Coelho somam seis pontos em três jogos e partem para a última jornada com possibilidades de seguirem para a próxima fase da prova. Na antevisão à partida, o treinador Leonino, Pedro Coelho, lançou os dados para o embate frente aos londrinos em declarações aos meios do Clube.

“É muito importante olhar para o momento seguinte. São 48 horas que se passam entre dois momentos de competição, um no patamar nacional [Liga 3], outro num patamar internacional e numa competição muito importante para os jogadores. Não é todos os dias que jogamos contra academias e clubes como o Chelsea FC. Houve um treino para passar a informação o mais rápido possível aos jogadores para eles perceberem, juntar jogadores dos sub-23 e da equipa B e orientar aquilo que queremos para o jogo, percebendo que podemos e vamos ser competitivos", começou por dizer.

Sem abrir demasiado o jogo, Pedro Coelho referiu que quem jogou frente ao Caldas SC não estará disponível para jogar 48 horas depois diante do Chelsea FC: “É importante as pessoas perceberem isso. Aumenta o risco de lesão, a sobrecarga dos jogadores. Para nós todos os jogadores são muito importantes. Quem fez mais de 60 minutos contra o Caldas SC [triunfo Leonino por 4-1 no domingo] dá oportunidade a outro colega de poder competir contra o Chelsea FC. É por isso que existe o processo de treino. Se treinamos de forma igual, em que todos os atletas estão integrados no mesmo processo e em que se sintam parte daquilo que é a nossa construção, quer no espaço dos sub-23, quer da equipa B, para nós, treinadores, é mais fácil, em um dia conseguir preparar uma equipa para competir. É evidente que não são as condições ideais, mas com um treino tenho a confiança e a segurança que os jogadores perceberam a mensagem”.

Pedro Coelho referiu-se também ao Chelsea FC, sempre com o discurso de inteira confiança na equipa Leonina. “Vamos jogar contra um Chelsea com bastante qualidade individual e colectiva, num clima muito frio, condições às quais não estamos muito habituados, tudo isso são oportunidades para nós crescermos, para evoluirmos, para nos desafiarmos, sairmos da zona de conforto dos nossos campos e do nosso campeonato. Competir num patamar internacional é bom para todos: bom para os jogadores, bom para nós enquanto treinadores e é bom para a nossa academia estar nesta competição”.

O técnico deu nota de que o Chelsea FC aposta forte na formação e tem também jogadores a treinarem na equipa principal: “O maior exemplo que podemos ter é o facto de ter um jogador a competir nesta equipa que custou perto de 15 milhões de euros e muitos jogadores a treinarem na equipa A de forma regular, na Premier League. Agora isso é muito bom para nós, estarmos a competir com este tipo de equipas".

Rayhan Momade, jogador do Sporting CP, fez também a antevisão à partida aos meios do Clube e falou da gestão de jogos entre poucos dias: “É uma preparação curta, temos de estar atentos a todos os momentos para conseguirmos acumular o máximo de informação para chegar amanhã e estarmos prontos para o jogo, dar uma boa resposta, sair de lá com os três pontos para passar à próxima fase”.

Foto Isabel Silva

Pedro Coelho: "A equipa foi madura"

Por Sporting CP
05 Jan, 2025

Reacção à vitória na Liga 3

Após o apito final no jogo com o Caldas SC, que acabou com vitória da equipa B do Sporting CP por 4-1, Pedro Coelho, treinador dos Leões, analisou a partida em declarações aos meios de comunicação do Clube.

“Foi uma primeira parte em que entramos fortes, intensos, agressivos e competentes a atacar e a defender. Fomos melhores que o Caldas SC na primeira parte, com um bom resultado [3-0], mas a chave depois foi a entrada na segunda parte: conscientes do que queríamos e marcamos novamente, evitando também golos sofridos e oportunidades”, realçou.

“Até aos 75 minutos estivemos muito bem a controlar o jogo”, atentou, destacando a forma “madura e adulta” como os jovens Leões se comportaram. Ainda assim, Pedro Coelho apontou que há coisas a melhorar também, apesar da importante e consistente vitória. “Nos últimos dez minutos temos de conseguir controlar o jogo de outra forma. Mérito para o Diogo [Pinto] que defendeu o penálti que podia ter sido o 4-2”, referiu.

“Os jogadores estão de parabéns pelo trabalho que fizeram, pelos quatro golos e por termos estreado mais três jogadores, um deles com 17 anos”, enalteceu ainda o técnico, acrescentando: “O futuro do Clube passa muito por aqui”.

Somados mais três pontos para continuar na acesa luta pelo apuramento para a fase de subida, o treinador da equipa B revelou-se “contente” pela vitória, mas “consciente” de que se pode “fazer melhor no futuro” também.

A seguir, Rodrigo Dias, um dos estreantes na equipa B verde e branca, também abordou o duelo com o Caldas SC. “Tivemos muitas oportunidades na primeira parte, soubemos concretizá-las e embora soubéssemos que o Caldas SC ia reagir, nós soubemos defender. Depois, na segunda parte gerimos o jogo, fizemos o 4-0 e ainda sofremos um golo, mas acho que é uma vitória merecida”, resumiu.

“Estamos na luta. Era um jogo importante e começamos o ano da melhor maneira”, atentou ainda o jovem lateral, que não escondeu que a vitória e marcar quatro golos – a primeira vez esta época – são indicadores que “motivam a equipa”.

Por fim, Rodrigo Dias reconheceu-se “feliz” pela estreia. “Agradeço ao míster e aos colegas por me terem recebido bem”, concluiu.

Foto Isabel Silva

Equipa B entrou rápido e bem em 2025

Por Sporting CP
05 Jan, 2025

Triunfo claro sobre o Caldas SC nasceu de um arranque avassalador (4-1)

De regresso à acção na Liga 3 após três semanas de pausa na prova, a equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu o Caldas SC por 4-1, este domingo, na partida que fechou a 15.ª jornada da série B.

Os jovens Leões não desperdiçaram a oportunidade de ultrapassagem na tabela ao emblema das Caldas da Rainha, que tinha mais dois pontos, e fizeram-no a toda a velocidade e de forma categórica neste primeiro jogo em 2025. Com muita mobilidade e eficácia no ataque, o Sporting CP chegou ao 3-0 logo nos primeiros 20 minutos e o Caldas SC, em ‘cacos’ desde aí, ainda tentou recompor-se na recta final do jogo, mas sem sucesso – Diogo Pinto ainda travou um penálti aos 85’. Afonso Moreira (dois), Manuel Mendonça e Samuel Justo foram os autores dos golos Leoninos.

Com a luta pelos quatro lugares de acesso à fase de subida muito acesa a três jornadas do fim, a equipa B verde e branca subiu ao sexto lugar com 21 pontos, estando em igualdade com a UD Santarém (5.º), a dois pontos do CF “Os Belenenses” (4.º), a três do SU 1.º Dezembro (3.º) e da A. Académica de Coimbra (2.º) e cinco do líder Atlético CP.

Para iniciar este encontro, Pedro Coelho promoveu as estreias absolutas na equipa B dos defesas Marlon Júnior e Rodrigo Dias e apostou no avançado Rafael Nel, que depois de ter voltado aos relvados no último jogo da Premier League International Cup já não jogava na Liga 3 desde o início de Outubro. Diogo Pinto, David Moreira, Eduardo Felicíssimo, Rodrigo Dias, Henrique Arreiol, Manuel Mendonça, Samuel Justo, Luís Gomes e Afonso Moreira foram os restantes titulares.

E foi com eficácia máxima que os jovens Leões arrancaram este importante duelo no Estádio Aurélio Pereira. Quando ainda não estavam cumpridos os primeiros cinco minutos, um cruzamento fantástico a partir da direita encontrou o cabeceamento certeiro, na passada, de Afonso Moreira para inaugurar o marcador.

O Sporting CP quis fazer valer ainda mais esta boa entrada no novo ano e no jogo e, poucos minutos depois, tornou-a excelente ao chegar ao 2-0 - mas não só. Rafael Nel ganhou posição dentro da área, foi abalroado pelas costas e o capitão Manuel Mendonça, chamado a converter o penálti, bateu com tranquilidade para o meio da baliza.

De seguida, Luís Gomes, que tinha roubado a bola ao último defesa, ainda desperdiçou um cara-a-cara muito favorável, mas o terceiro dos mortíferos Leões foi mesmo inevitável. Num lance ofensivo rápido, os atacantes Leoninos combinaram na perfeição e Nel, que aproveitou um cruzamento rasteiro para se antecipar à saída do guarda-redes, ofereceu o 3-0 a Samuel Justo. Estavam decorridos apenas os primeiros 20 minutos e o Caldas SC, praticamente sem qualquer reacção até então, encontrou-se cedo numa posição muito delicada.

No resto desta primeira parte, não só o Sporting CP soube controlar de forma segura o adversário, que até teve mais bola (61%), como ainda voltou a ficar muito perto de ampliar ainda mais a vantagem. Mesmo a fechar uns primeiros 45 minutos de luxo, Nel serviu, desta vez, Afonso Moreira e o extremo acertou com estrondo na barra.

Ainda assim, no reatamento da partida Afonso Moreira pôde voltar a festejar. Em mais uma saída vertiginosa para o ataque, a formação verde e branca causou estragos a valer: apesar das defesas de Luís Lopes a remates de Justo e Nel, na derradeira recarga já nada pôde fazer para evitar o golo – e o ‘bis’ – do camisola 90 dos Leões para apontar um esclarecedor 4-0 no marcador.

Já à entrada para os últimos 20 minutos, a equipa visitante conseguiu aproximar-se da baliza de Diogo Pinto, mas nas duas ocasiões criadas os remates saíram por cima da barra. Foi a fase de ascendente mais claro por parte do Caldas SC e valeu para reduzir a diferença com o 4-1, feito a partir de um livre directo de Pepo.

Na resposta, com o jogo mais partido, o Sporting CP encadeou um par de rápidas transições, mas desta feita sem conseguir finalizar com sucesso. Do lado verde e branco, Pedro Coelho já tinha dado entrada a Rafael Besugo, Lucas Taibo e Gabriel Silva – Daniel Costa (em estreia) e Bruno Ramos (de volta após lesão) foram aposta pouco depois.

Aos 85 minutos, a equipa das Caldas da Rainha ainda dispôs de um penálti, mas Diogo Pinto brilhou ao negar a cobrança de Pepo e fez do 4-1 um resultado definitivo.

Com este desfecho, a equipa B do Sporting CP deu uma grande resposta a abrir o novo ano e colocou um ponto final numa série de quatro jornadas sem vencer. Na próxima jornada, a antepenúltima desta primeira fase, os jovens Leões de Pedro Coelho visitam o SU 1.º Dezembro, um dos emblemas no top-4.

Sporting CP: Diogo Pinto [GR], David Moreira (Lucas Taibo, 72’), Marlon Júnior, Eduardo Felicíssimo (Bruno Ramos, 81’), Rodrigo Dias (Daniel Costa, 82), Henrique Arreiol, Manuel Mendonça [C], Samuel Justo, Luís Gomes (Rafael Besugo, 62’), Afonso Moreira, Rafael Nel (Gabriel Silva, 72’)

Foto Isabel Silva

Pedro Coelho: "Vai ser um jogo difícil, por isso temos de nos focar na nossa tarefa"

Por Sporting CP
04 Jan, 2025

Equipa B recebe o Caldas SC este domingo, às 17h30

A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal recebe, neste domingo, às 17h30, o Caldas SC em jogo da 15.ª jornada da Série B da Liga 3.

Depois da pausa na prova, aproveitada pelos Leões com dois jogos na Premier League International Cup, Pedro Coelho acredita que a equipa regressará à Liga 3 ainda melhor: “Foi importante termos estado nessa prova para dar mais minutos de jogo a mais jogadores, jogar contra estilos de jogo e jogadores diferentes, estar em estágio e reforçar os laços. Foi bom para os nossos jogadores se prepararem, crescerem, evoluírem e eles deram sinais daquilo que queremos para o futuro”.

Agora o foco vira-se então para a Liga 3 e para o Caldas SC, que o Sporting CP venceu na primeira volta (1-2), mas o técnico não espera facilidades: “O Caldas SC é uma equipa mais experiente do que nós, que joga junta há muito tempo, que tem mais pontos fora do que em casa e que nas quatro edições da Liga 3 lutou sempre pelos primeiros lugares até ao fim. Portanto, vai ser um jogo difícil, mas o mais importante será sempre nós percebemos e pensarmos o que é que temos de fazer, focarmo-nos na nossa tarefa e estarmos muito concentrados e intensos naquelas que serão as nossas missões tácticas”.

Por isso, e para que o jogo seja equilibrado até ao final e o Sporting CP possa vencer, Pedro Coelho espera que os Leões não fiquem em inferioridade numérica como tem acontecido: “Temos de saber como encontrar o equilíbrio emocional, sermos um bocadinho mais espertos, mais inteligentes nos duelos e nas picardias com os adversários, ligando menos aos factores externos ao jogo e à arbitragem. Neste jogo, tal como nos outros, é importante manter os 11 jogadores durante os 90 minutos para podermos ser mais competitivos, mais fortes individualmente e cada um estar mais confiante e seguro ao longo do jogo”.

Rafael Nel, regressado de lesão, também fez a antevisão a este jogo, indo ao encontro da ideia do técnico Leonino: “Os jogos com o Caldas SC são sempre muito intensos. São uma equipa agressiva, que luta sempre para estar na fase seguinte, tal como nós. Por isso, quem estiver melhor vai ser o vencedor e nós sentimo-nos preparados para darmos uma boa resposta”.

Foto Sérgio Martins

Ineficácia custou desaire

Por Sporting CP
22 Dez, 2024

Derrota da equipa B do Sporting CP frente ao Brighton & Hove Albion FC (2-0) na Premier League International Cup

A equipa B do Sporting CP que participa na Premier League International Cup perdeu com o Brighton & Hove Albion FC por 2-0 na 3.ª jornada da fase de grupos da competição que reúne 32 equipas, 16 de Inglaterra e outras 16 de outros países europeus, com jogadores de idades compreendidas entre sub-19 e das equipas B.   

Um resultado penalizador e injusto para os jovens Leões, que tiveram muito boas ocasiões de golo, entre as quais uma bola ao poste e uma defesa com a cabeça do guarda-redes da equipa inglesa, enquanto o Brighton & Hove Albion FC não desperdiçou as situações criadas.   

Aos 15 minutos, Afonso Moreira conseguiu isolar-se e picou a bola sobre o guarda-redes, mas esta bateu no poste e na recarga, o remate de Rodrigo Marquês foi cortado sobre a linha de golo por um defesa da formação inglesa.   

Harry Howell, aos 37 minutos, aproveitou uma bola que escapou a Rafael Besugo e inaugurou o marcador, num remate colocado, fora do alcance de Francisco Silva.

Logo a seguir, Afonso Moreira, bem solicitado por Manuel Mendonça, rematou de pé esquerdo para defesa do guarda-redes da equipa inglesa.

E perto do final da primeira parte, um grande remate de Alexandre Brito, com o pé esquerdo, quase dava um grande golo. No fnal da primeira parte, a equipa B do Sporting CP tinha cinco remates à baliza da equipa inglesa, que marcou no único pontapé enquadrado às redes defendidas por Francisco Silva. 

No segundo tempo, a equipa B do Sporting CP voltou a ter iniciativa atacante, mas a formação Leonina sofreu uma importante contrariedade, quando Alexandre Brito foi expulso por acumulação de amarelos, aos 61’, logo depois de uma dupla substituição promovida por Pedro Coelho.

A inferioridade numérica fez-se sentir, depois de uma primeira parte em que o Sporting CP tinha tido o sinal mais no jogo, mas foi da equipa B do Sporting CP uma grande oportunidade, quando Rafael Nel isolou Afonso Moreira, com o remate a ser defendido com a cabeça, em puro instinto, pelo guarda-redes da equipa inglesa.

A velha máxima de quem não marca sofre voltou a penalizar os Leões à entrada para os 15 minutos finais de jogo, com Josh Robertson a ter um bom trabalho individual e a fazer o 2-0 definitivo.  

No início de Janeiro, a equipa B do Sporting CP fecha as contas na fase de grupos a defrontar o Chelsea FC. Os dois primeiros classificados do grupo apuram-se para a próxima fase.    

Sporting CP: Francisco Silva [GR], David Moreira, Leonardo Barroso (José Silva, 60’), Alexandre Brito, Guilherme Silva (Denilson Tavares, 60’), Rafael Besugo, Rodrigo Marquês (Rafael Nel, 46’),   Luís Gomes (Bruno Ramos, 46’), Afonso Moreira,  Samuel Justo, Manuel Mendonça [C].     

Foto Sérgio Martins

Garras continuam bem afiadas na Premier League International Cup

Por Sporting CP
19 Dez, 2024

Equipa B goleou o Southampton FC e até jogou uma parte inteira com dez (0-5)

A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal deslocou-se ao Silverlake Stadium, na Academia do Southampton FC, e bateu a equipa inglesa por 0-5, esta quinta-feira à noite, no encontro da segunda jornada do grupo D da Premier League International Cup

Depois da estreia vitoriosa em casa do Crystal Palace FC (1-2), os jovens Leões voltaram a Inglaterra para dar continuidade ao arranque perfeito nesta primeira presença na prova que reúne as 12 melhores formações de Inglaterra (sub-21) com 12 outras convidadas de toda a Europa.

Com uma primeira parte de luxo (0-3 ao intervalo) e muito compromisso na segunda – reduzidos a dez desde os 45’ –, mas mantendo o mesmo instinto matador, desta vez impuseram-se frente um emblema com muita tradição na formação, de onde saíram futebolistas como James Ward-Prowse, Gareth Bale, Theo Walcott, Alex Oxlade-Chamberlain, Luke Shaw e Adam Lallana nos últimos anos. Um triunfo que valeu subida ao segundo lugar do grupo, em igualdade pontual (seis) com o Chelsea FC.

Relativamente ao ‘onze’ que fez a estreia nesta Premier League International Cup, só quatro jogadores repetiram a titularidade do lado verde e branco: Francisco Silva, Leonardo Barroso, Pedro Silva e Alexandre Brito, aos quais se juntaram agora David Moreira, Denilson Santos, Rafael Besugo, Manuel Mendonça, Samuel Justo, Flávio Gonçalves e Gabriel Silva.

E logo a abrir, a velocidade de Denilson Santos quase causou estragos imediatos, mas no último momento não conseguiu finalizar, nem servir Gabriel Silva para marcar. O golo Leonino, no entanto, não tardou e, após uma belíssima jogada colectiva – com trocas de bola rápidas e sucessivas por dentro – o avançado Gabriel Silva encheu o pé e atirou para o 0-1 desde a meia-lua da área. Um ‘golaço’ logo aos oito minutos e a melhor maneira de entrar no jogo para o Sporting CP, que continuou a dominar a posse de bola.

Depois, com os ‘Saints’ em busca de uma resposta, começaram a repartir-se mais as aproximações a ambas as balizas, embora sem grande perigo para os guarda-redes. E quando o jogo parecia mais dividido, os jovens Leões voltaram a mostrar as ‘garras’ – e logo em dose dupla.

Num lance de insistência aos 38 minutos, Alexandre Brito surgiu nas imediações da área adversária e com um preciso e rasteiro pontapé cruzado encontrou o fundo das redes, mas a tremenda eficácia verde e branca não se ficou por aqui. Apenas três minutos depois, o Sporting CP fez também o 0-3. Agora aproveitando uma excelente saída rápida para o ataque, o capitão Manuel Mendonça conduziu e finalizou o lance, ainda antes de entrar na área, com a bola a sofrer um desvio num defesa antes de sobrevoar o guarda-redes, bater na barra e entrar.

Foi uma primeira parte a roçar a perfeição, mas mesmo em cima do intervalo deu-se uma forte contrariedade: já amarelado, Gabriel Silva foi ao chão numa disputa de bola e acabou por ser expulso por acumulação de cartões.

Para o segundo tempo, que obrigou os jovens Leões a esforços redobrados, o treinador Pedro Coelho optou por mexer logo ao intervalo, lançando o extremo Afonso Moreira para o lugar de Flávio Gonçalves. Mesmo em inferioridade numérica, algo que raramente transpareceu, o Sporting CP mostrou-se personalizado perante um Southampton FC - com uma equipa mais jovem que a Leonina - com poucas ideias, mas que cresceu a partir da hora de jogo, deixando a primeira – e única - séria ameaça com um remate ao poste.

Ainda assim, a eficácia verde e branca voltou a fazer toda a diferença num ‘abrir e fechar de olhos’, dando início ao que seria uma verdadeira lição de defender bem e atacar ainda melhor. Lançado na profundidade por Afonso Moreira, Alexandre Brito voltou a incorporar-se ao ataque a toda a velocidade e, quando surgiu na cara do guardião Adli Mohamed, ‘sentou-o’ antes de fazer o 0-4 na baliza deserta. Tudo feito de forma simples, objectiva e eficaz.

A formação do Sul de Inglaterra sentiu o golpe e o Sporting CP, embora com menos um jogador em campo, continuou a revelar-se mortífero a aproveitar o espaço deixado nas costas da defesa adversária. Depois de ter assistido, agora foi Afonso Moreira a surgir na cara do golo e também não perdoou, perfazendo aos 80 minutos a mão cheia de golos que seria resultado final.

No final do jogo, a equipa B verde e branca contou com uma visita especial no balneário: Mateus Fernandes, médio formado no Sporting CP que actualmente joga na equipa principal do Southampton FC, não perdeu a oportunidade de reencontro.

Após esta exibição cabal, os jovens Leões ao comando de Pedro Coelho vão manter-se em solo britânico, porque, este domingo (19h00), já têm um novo embate em perspectiva, desta feita frente ao Brighton & Hove Albion FC, líder invicto do grupo com nove pontos em três jogos.

Sporting CP: Francisco Silva [GR], Leonardo Barroso, Alexandre Brito, Pedro Silva, David Moreira, Denilson Santos, Rafael Besugo, Manuel Mendonça [C] (Rodrigo Marquês, 63’), Samuel Justo (Luís Gomes, 84’), Flávio Gonçalves (Afonso Moreira, 46’), Gabriel Silva

Foto Isabel Silva

Pedro Coelho: "Vamo-nos desafiar perante estilos diferentes do nosso"

Por Sporting CP
18 Dez, 2024

Equipa B com duplo compromisso para a Premier League International Cup

A equipa B de futebol do Sporting CP defronta, entre quinta-feira e domingo, o Southampton FC e o Brighton & Hove Albion FC, respectivamente, para as 2.ª e 3.ª jornadas da Premier League International Cup - competição internacional jogada em Inglaterra.

O técnico Pedro Coelho fez a antevisão do duplo compromisso, aos meios de comunicação do Clube, sendo que o primeiro está agendado para as 19h00 desta quinta-feira frente aos ‘Saints’. 

“É muito bom para nós. Estes dois jogos vão culminar um período de 26 dias no qual tivemos sete jogos e, agora, o estágio vai ser importante para estarmos mais tempo com os jogadores e aumentar o número de relações entre eles. Este patamar internacional dá experiências diferentes para competirem e adquirirem o maior número de aprendizagens possíveis”, começou por dizer. 

De seguida, o técnico avaliou os dois adversários da formação Leonina. “São equipas tecnicamente evoluídas e, tradicionalmente, são duas das melhores equipas do Reino Unido em termos de formação. Da avaliação que tivemos, vai ser muito bom para nós, porque vamo-nos poder desafiar perante estilos ligeiramente diferentes do nosso: o Southampton FC mais novo [em termos de idades] em comparação connosco e o Brighton & Hove Albion FC com jogadores ligeiramente mais velhos, nascidos em 2002 e em 2003 e, portanto, fisicamente mais fortes”, detalhou, antes de aprofundar sobre a riqueza deste período em Inglaterra com dois jogos seguidos.

“É mais uma experiência para os jogadores e também para nós. Num contexto fora da nossa Academia, vamos ter de estagiar, jogar, treinar e estar mais tempo num hotel”, considerou, sem esquecer a importância de aproveitar esta Premier League International Cup para representar o Clube além-fronteiras e para “juntar jogadores de diversas equipas, reforçando o trabalho que está a ser feito nos sub-19 e nos sub-23”. 

“Representar o Sporting CP numa competição internacional é muito importante para os jogadores e a nossa mensagem é de encararmos cada momento com o máximo de responsabilidade e de ambição e colocarmos exigência no que fazemos. Queremos dar sempre o nosso melhor para vencer o jogo”, apontou, por fim. 

A seguir, Pedro Silva, defesa central da equipa Leonina, também perspectivou os próximos dias. “Sentimos que estamos cada fez mais perto da realidade do futebol profissional. É isso que queremos no nosso futuro, jogar de três em três dias e isso ajuda-nos para que estejamos mais preparados”, introduziu, antes de lançar os encontros que se seguem com o Southampton FC e o Brighton & Hove Albion FC. “O Southampton FC tem três pontos nos dois jogos que fez, adaptamos algumas coisas de jogo para jogo, mas nós estamos cada vez mais estamos focados em nós. É também um clima um pouco diferente, mas vamos lá fazer o que temos trabalhado durante as semanas”, traçou. 

Com uma vitória no único jogo realizado até ao momento, em casa do Crystal Palace FC (1-2), Pedro Silva falou das sensações do grupo por participar na Premier League International Cup. 

“É muito bom para a nossa equipa. Contra o Crystal Palace FC jogámos no estádio principal e agora vamos jogar em duas academias. Temos a UEFA Youth League na qual nem todos os jogadores mais velhos podem jogar, às vezes na Liga 3 também não dá para todos, então aí entra a Premier League International Cup, em que todos conseguem ter minutos e estar mais preparados para o futuro”, realçou.

Foto Sérgio Martins

Pedro Coelho: "Saímos com um sabor amargo"

Por Sporting CP
15 Dez, 2024

Reacção do treinador verde e branco ao empate em Coimbra

Apesar do empate a zero em casa da AA Coimbra, Pedro Coelho mostrou-se satisfeito com a resposta que os jovens Leões deram frente a uma equipa com muita experiência.

“Disse na antevisão que a equipa tinha de crescer e hoje viu-se isso totalmente. Demos uma grande resposta perante uma Académica com muita qualidade, muitos jogadores experientes e com histórico da I Liga. Penso que fomos, claramente, melhores durante 75 minutos com a Académica a criar-nos problemas em ataques rápidos e transições, a explorar a dimensão física, que é normal neste escalão e nesta Liga, muitos cruzamentos e lançamentos, ou seja, um jogo de confusão, mas nós de forma organizada, e ordenada, criámos muitas situações de perigo a nosso favor. Tivemos uma bola na barra, bolas a entrar na baliza e os jogadores da Académica a tirar”, começou por dizer o técnico Leonino, referindo por isso: “Estou muito contente com o trabalho dos jogadores. A evolução que temos tido ao longo desta época é, claramente, positiva. Naturalmente queríamos vencer, mas a forma como jogámos e como nos entregámos ao jogo, sobretudo após a expulsão, deixa-me satisfeito”.

“Saímos com um sabor amargo, mas também com a sensação de que o trabalho está a ser bem feito, não só por aquilo que mostrámos neste jogo, mas também com o facto de ontem terem jogado na equipa principal dois jogadores que na semana passada e há 15 dias tinham jogado nesta equipa. Essas também são as nossas vitórias”, disse ainda o Pedro Coelho, em declarações ao Canal 11, elogiando: “Temos um plantel com muito talento, que ainda vai crescer muito ao longo desta época”.

Nulo não se desfez em Coimbra

Por Sporting CP
15 Dez, 2024

0-0 entre Académica e Sporting CP

A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal empatou (0-0), neste domingo, em casa da Associação Académica de Coimbra no fecho da 14.ª jornada da Série B da Liga 3.

Para este encontro, Pedro Coelho apostou de início em Francisco Silva, David Moreira, Alexandre Brito, Pedro Silva, Eduardo Felicíssimo, Mauro Couto, Samuel Justo, Manuel Mendonça, Afonso Moreira, Luís Gomes e Rodrigo Marquês.

Leões à procura de regressarem aos triunfos e aos lugares mais cimeiros da tabela e a entrarem bem na partida, começando cedo a ameaçar a baliza defendida por António Filipe. Afonso Moreira, logo no segundo minuto de jogo, após bom trabalho individual pela esquerda, atirou com intenções de golo e fez a bola sair rente à barra.

Estava assim deixado o primeiro aviso verde e branco, com Afonso Moreira a continuar a desequilibrar na esquerda e, pouco depois, a desenhar novo golo, num cruzamento para a boca da baliza, mas Ni apareceu na hora certa e evitou que o esférico chegasse a Samuel Justo, que só tinha de encostar.

Pouco depois, mais um corte na hora certa dentro da área a impedir o remate de Luís Gomes. Ameaçava assim o Sporting CP, que ia aproveitando os espaços dados pela AA Coimbra, com a formação da casa também a obrigar Francisco Silva a uma defesa apertada em cima do minuto 10.

Estava bom o jogo, com sinal mais para os Leões e com Afonso Moreira de novo a colocar a bola na área e Manuel Mendonça a tentar o cabeceamento, mas Ni voltou a aparecer primeiro e a cortar.

Seguiram-se depois minutos com menos perigo para a baliza da AA Coimbra, mas com o Sporting CP sempre a tentar chegar ao golo. Ainda assim, a defesa da briosa ia-se mostrando atenta e evitando que os Leões chegassem ao último terço.

Só em cima da meia-hora de jogo é que voltou a haver uma situação de maior perigo, desta vez por Rodrigo Marquês que, depois de entrar na área pela esquerda, tentou o chapéu a António Filipe, mas Ni voltou a apareceu para evitar que a bola entrasse na baliza.

Do outro lado, a AA Coimbra tentava a espaços surpreender os Leões, mas Francisco Silva ia-se mostrando atento e segurando o esférico sem grandes dificuldades, quer nas bolas paradas, quer corridas.

Em cima do intervalo, Afonso Moreira de novo a cruzar desde a esquerda com perigo, mas Rodrigo Marquês não chegou a tempo do remate e o esférico saiu pela linha de fundo. Assim, e após livre lateral da AA Coimbra, em que a bola saiu muito por cima da baliza Leonina, o intervalo chegou com 0-0 no marcador.

Na segunda metade, os Leões voltaram a entrar melhor e focados na baliza da briosa, com Mauro Couto a obrigar logo António Filipe a mostrar serviço e depois David Moreira a atirar ao lado.

A AA Coimbra tentou responder a essa boa entrada verde e branca com um par de ameaças, mas foi rematando desenquadrado. Só aos 55 minutos é que houve maior perigo, com Amadou Ba-Sy a tentar rematar junto ao primeiro poste, mas Francisco Silva fez a mancha e evitou o pior.

Respondeu também o Sporting CP, com mais um remate de Afonso Moreira, mas António Filipe não teve dificuldades para segurar o esférico.

Continuava vivo o encontro e com a AA Coimbra a crescer, obrigando depois Francisco Silva a duas defesas quase seguidas, mas depois as oportunidades voltaram a esmorecer.

Pedro Coelho aproveitou para começar a mexer e fez entrar Rafael Besugo para o lugar de Luís Gomes, mas cinco minutos depois o Sporting CP ficou reduzido a dez, por expulsão de Rodrigo Marquês com cartão vermelho directo por uma suposta cotovelada num adversário, num momento que gerou muita confusão e minutos de tensão.

Lucas Taibo entrou depois para o lugar de Samuel Justo e o Sporting CP recuou no terreno para evitar que a AA Coimbra chegasse ao golo e foi conseguindo, contando ainda nos minutos finais com Lucas Anjos e Denislon Santos, que entraram na vez de Afonso Moreira e David Moreira.

A formação da casa tentou tudo para chegar ao golo, pressionando alto nos últimos minutos, mas os Leões conseguiram segurar o empate até ao final da partida no último jogo do ano na Liga 3. O Sporting CP só volta agora a jogar no dia 5 de Janeiro, em Alcochete, frente ao Caldas SC.

Foto Isabel Silva

Pedro Coelho: "Temos de ir com coragem e sem medo

Por Sporting CP
14 Dez, 2024

Sporting CP defronta a AA Coimbra este domingo

A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal joga, neste domingo, em casa da Associação Académica de Coimbra em jogo da 14.ª jornada da Série B da Liga 3.

Pedro Coelho sabe que será um jogo difícil para os jovens Leões, diante de uma equipa muito experiente, mas espera uma boa resposta da formação verde e branca.

“A Académica tem o melhor ataque da Série B, tem no seu plantel 11 jogadores que jogaram na I Liga e vem de um ciclo de cinco vitórias e um empate nos últimos seis jogos. Portanto, tudo isto representa, só do ponto de vista estatístico, a dificuldade que nós vamos ter pela frente. Ainda assim, temos de nos focar naquilo que é o nosso jogo, pensar minuto a minuto durante o jogo e esquecermo-nos de tudo o que são classificações e resultados. Não nos podemos distrair com isso e temos é de nos focar em tomar a melhor decisão, termos um grande espírito de ambição, um grande sentido de responsabilidade e exigência enorme perante os nossos objectivos e a nossa forma de jogar”, começou por dizer o técnico Leonino, referindo: “Temos de ir lá com muita coragem, sem medo das dificuldades e daquilo que o adversário faz e encará-lo de forma a conquistarmos os três pontos”.

Nesse sentido, e recordando a derrota em casa do Atlético CP na ronda anterior, Pedro Coelho espera que os Leões se consigam impor melhor ao adversário e superar em alguns aspectos: “Sofremos três golos nesse jogo e o nosso guarda-redes não foi obrigado a fazer mais nenhuma defesa, e o mesmo já tinha acontecido em Santarém. Sabemos que são as características do jogo e da competição, mas temos de crescer, aproveitar todos os momentos para crescer e conseguir dominar melhor os jogos. Por isso, temos de melhorar em pequenos comportamentos que são importantes também para os jogadores chegarem ao alto rendimento e à equipa principal. Nós tentamos diariamente passar-lhes este tipo de aprendizagem, com muito equilíbrio e muita calma, mas também temos de ser conscientes de que temos de ter sempre uma ambição muito grande, que temos de ser melhores do que o adversário e que não podemos desistir, em nenhum momento, daquilo que nós queremos”.

Rafael Besugo também fez a antevisão à partida, indo ao encontro das palavras do técnico: “Olhamos para AA Coimbra com muito respeito, até porque tem jogadores que já passaram pela I Liga e outros que são da formação dos grandes, mas também com muita vontade de vencer. Vamos olhá-los olhos nos olhos para conseguirmos um bom resultado e não tenho dúvidas de que vamos jogar para ganhar e para inverter o rumo menos positivo que estamos a ter”.

“Precisamos de ter maior maturidade no jogo, sabê-lo gerir da melhor forma e ser mais eficazes. Temos criado muitas oportunidades, mas não as concretizamos. Em vez de criarmos cinco e não marcarmos nenhuma, temos de criar cinco e marcar três. De resto, acho que os processos estão todos bem e está tudo a correr bem”, disse ainda o médio Leonino.

Páginas

Subscreva RSS - Equipa B