Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taxonomy term

Foto Isabel Silva

António Cruz: "Temos de continuar a batalhar"

Por Sporting CP
05 maio, 2025

Técnico realçou que os seus jogadores "não mereciam" a derrota

Terminado o dérbi no Seixal, que terminou com uma derrota ao cair do pano dos jovens Leões perante o SL Benfica, António Cruz, treinador dos sub-15 do Sporting CP, não escondeu que ficou com um sabor amargo devido ao cruel desfecho do jogo.

"Principalmente por termos sido mais diferenciados ao longo de todo o jogo, quer nas acções técnicas, nos movimentos de risco, na criatividade, imprevisibilidade, na tomada de decisão... Obviamente, o resultado é o produto final e, esse, não nos agrada. Como atletas do Sporting CP não podemos ficar satisfeitos e temos de continuar a batalhar até ao final do campeonato e acreditar sempre", apontou, de imediato, em declarações aos meios de comunicação do Sporting CP.

Após a reviravolta Leonina para 2-3, o técnico considerou que a equipa quebrou, sobretudo, fisicamente e acabou por ceder quando o jogo se partiu com o empate encarnado. "O desgaste físico pela vitória difícil na quinta-feira, com o FC Alverca, reflectiu-se nos últimos 15 minutos", acrescentou, embora tenha realçado a postura dos seus jogadores num jogo que exigiu sempre mais.

"O penálti [do 2-1] é um pouco duvidoso e foi antes do intervalo, um timing que custa sempre aos atletas, mas eles mostraram uma motivação muito grande para representar o Sporting CP e tentar ganhar o jogo. Conseguiram a reviravolta e foi pena o resultado final, que estes jogadores não mereciam", reafirmou António Cruz.

Victor Bastianele, centrocampista e autor de um dos golos do Sporting CP, também abordou a partida e realçou a exibição conseguida, apesar da derrota.

"Acho que entramos muito bem e conseguimos reagir bem e rápido ao golo sofrido. Tivemos ainda outra oportunidade, a seguir, e acho que a equipa esteve toda muito bem. Mostramos a identidade Sporting CP. Treinamos durante toda a semana para fazer um bom jogo e acho que isso ficou demonstrado em campo", resumiu o jovem futebolista.

Foto Isabel Silva

Cruel balde de água fria no Seixal

Por Sporting CP
05 maio, 2025

Dérbi de reviravoltas caiu para o rival no último suspiro (4-3)

A equipa sub-15 de futebol do Sporting Clube de Portugal deslocou-se, esta segunda-feira à noite, ao Seixal e perdeu com o SL Benfica por 4-3 na frenética partida que encerrou a 13.ª jornada da fase final do Campeonato Nacional do escalão.

Num jogo em que os jovens Leões foram melhores e mais perigoso por largos períodos, sobretudo na primeira parte, mesmo tendo ido a perder para o intervalo (2-1), quando finalmente conseguiram a reviravolta, viram tudo ruir já na recta final da partida.

Desta forma, a cinco jornadas do fim rompeu-se a liderança partilhada entre ambos e o SL Benfica isolou-se no primeiro lugar com 30 pontos, mais três que o Sporting CP.

Depois de uma vitória para cada lado e também um empate entre as duas formações, o quarto dérbi da temporada – um excelente espectáculo - começou muito dividido, com vários duelos, e repartido, também, nas aproximações à baliza. Nos primeiros 20 minutos, por duas vezes, os jovens Leões entraram bem na área, mas não conseguiram ligar o último passe, enquanto o SL Benfica ameaçara, principalmente, de bola parada.

No entanto, um lance mal abordado pela defesa verde e branca abriu uma ‘brecha’ que Martim Gomes, avançado encarnado – e melhor marcador da prova -, aproveitou para inaugurar o marcador. Três jogos depois, os iniciados Leoninos sofreram um golo.

Apesar do deslize, o Sporting CP reagiu de imediato e cresceu na partida para empatar – apenas cinco minutos depois - e superiorizar-se de forma clara. Primeiro, um remate cruzado de Martim Ribeiro, que saiu ligeiramente ao lado, deixou um sério aviso, mas foi na sequência de um canto que o central Samuel Tavares apareceu solto na pequena área para ‘fuzilar’ e fazer o 1-1.

Cada vez melhor no jogo associativo, os jovens Leões até poderiam – e mereciam – ter dado a volta ao marcador até ao intervalo. O avançado Martim Ribeiro, outra vez, tentou a sua sorte de fora da área e obrigou Luiz Guedes a aplicar-se na baliza e, a seguir, Samuel Tavares voltou a surgir à ‘boca’ da baliza, mas desta feita, de cabeça, errou o alvo por muito pouco – e o desperdício saiu caro ainda na primeira parte.

Tudo piorou quando ao SL Benfica bastou sair uma vez para o ataque desde o golo para voltar a marcar. Num forcing aparentemente normal dentro da área verde e branca, o árbitro entendeu haver razão para penálti, que Martim Gomes converteu, e as águias foram a vencer – contra a corrente do jogo - por 2-1 para o intervalo.

Depois de a equipa da casa até ter entrado a marcar na segunda parte, mas em fora-de-jogo, o Sporting CP somou mais duas aproximações perigosas, porém as finalizações de Eliabe Alves e de Martim Ribeiro saíram ambas demasiado à figura.

Ainda assim, a eficácia em falta apareceu de forma total num intervalo de cinco minutos que valeu para completar a já merecida reviravolta no resultado. Aos 53’, o oportunismo do goleador Martim Ribeiro (11.º golo na prova), que foi rápido a aparecer na recarga a um remate rasteiro de Yanick Filipe defendido para a frente, reestabeleceu o empate e, aos 58’, Victor Bastianele (sétimo golo) serpentou área adentro e, depois de tirar vários adversários do caminho, finalizou com classe para o 2-3. Pelo meio, nota, ainda, para uma importante defesa à ‘flor da relva’ de Afonso Guerra.

Mas este dérbi eléctrico estava longe de estar resolvido. Invertidos os papéis, o SL Benfica foi em busca de reentrar na discussão e fê-lo, a dez minutos do fim, graças ao um golo de Francisco Wang, solto ao segundo poste – e não se ficou por aqui.

Com o 3-3, o jogo partiu-se até final e as duas equipas foram à procura de algo mais, sobretudo à base de esforço e menos clarividência. Neste tudo por tudo, Rúben Tavares (SL Benfica) e Daniel Évora (Sporting CP) tiveram as melhores oportunidades, ambas desperdiçadas, mas provaram que tudo podia acontecer até ao último apito – para lá dos 80+8’.

E foi, precisamente, já no último suspiro do dérbi que o golo da vitória caiu para o lado encarnado, quando Martim Gomes surgiu na área para ‘caçar’ uma bola perdida e castigar de sobremaneira a excelente exibição verde e branca no Seixal.

Após uma série de três triunfos consecutivos, a equipa sub-15 do Sporting CP foi derrotada e, agora, segue-se uma recepção ao Vitória SC na próxima jornada.

Sporting CP: Afonso Guerra [GR], Martim Baptista (Diogo Djabi, 67’), Reisson Batista (Gonçalo Gaspar, 67’), Samuel Tavares, Eliabe Alves, António Santos, Victor Bastianele [C] (Rodrigo Mendes, 60’), Diego Farinha (Daniel Évora, 76’), Leonardo Damião, Yanick Filipe, Martim Ribeiro (Diego Moreira, 76’)

Foto José Lorvão

António Cruz: "Mentalidade do Sporting CP é crescer dia após dia"

Por Sporting CP
01 maio, 2025

Reacção ao triunfo sobre o FC Alverca

No final da vitória da equipa sub-15 de futebol do Sporting Clube de Portugal na recepção ao FC Alverca por 1-0, António Cruz analisou o encontro.

"Antes de mais, parabenizo o adversário, que foi combativo, como esperávamos, e está a fazer um óptimo Campeonato. Em relação à nossa equipa, cumprimos na íntegra o plano de jogo. Fomos bastante agressivos na disputa da bola e muito intensos quando a tínhamos. Fomos muito completos a nível técnico, principalmente na tomada de decisão, e tacticamente cumprimos todas as tarefas individuais e colectivas", disse aos meios de comunicação Leoninos.

O treinador verde e branco destacou a atitude que o grupo que lidera tem tido e lançou o que resta do Campeonato Nacional: "A mentalidade é a do Sporting CP: crescer dia após dia, treino após treino, competição após competição. O resultado foi favorável e é isso que pretendemos, mas o que nos interessa é competir ao máximo para sermos cada vez melhores. Em relação ao Campeonato, continuamos a pensar jogo a jogo".

Dinis Santos, médio que foi titular, também esteve na zona de entrevistas rápidas: "Entrámos bem e tivemos grandes oportunidades. Podíamos ter feito o golo mais cedo e conseguimos marcar. Ao intervalo, míster disse-nos para manter os níveis de agressividade e combatividade. O FC Alverca tentou, mas acho que fomos sempre superiores".

Foto João Pedro Morais

Importante e justo triunfo em casa

Por Sporting CP
01 maio, 2025

Iniciados superam FC Alverca por 1-0

A equipa sub-15 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, esta quinta-feira, o FC Alverca por 1-0 na 12.ª jornada da fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional.

Contra outro dos primeiros classificados, os iniciados Leoninos conseguiram um importante e justo triunfo que segura a primeira posição com os mesmos pontos (27) do SL Benfica, adversário da próxima jornada (20h00 de segunda-feira, 5 de Maio, fora de casa).

A entrada em campo foi forte por parte do Sporting CP, que rapidamente criou jogadas perigosas e esteve muito perto de inaugurar o marcador aos oito minutos, quando Dinis Santos atirou a passar muito perto do poste. Pouco depois, Yanick Filipe rematou para fora.

Na resposta, o FC Alverca ameaçou por Gonçalo Guerreiro, que obrigou Afonso Guerra a realizar uma grande defesa. Aos 29', foi a vez de Martim Ribeiro voltar a colocar o Sporting CP à beira do golo, mas faltou alguma (pouca) pontaria.

Aos 31', finalmente, o 1-0: Leonardo Damião interceptou um passe, recuperou a bola e driblou sobre adversários antes de, na meia-lua, rematar rasteiro e colocado ao canto inferior direito. Belo golo do camisola 7.

Até ao intervalo, destaque para o cabeceamento de Samuel Tavares por cima e para nova chance para o FC Alverca através de Leonam Cordeiro, que, também de cabeça, deu trabalho a Afonso Guerra.

Na segunda metade, continuou melhor o Sporting CP. De livre directo, Martim Ribeiro atirou ao lado e, já após a substituição de Eliabe Alves por Rodrigo Relvas, Francisco Pereira foi o herói dos visitantes. O guarda-redes do FC Alverca negou, em duas ocasiões consecutivas, o 2-0 nos remates de Martim Ribeiro e Diego Farinha.

O FC Alverca foi subindo as linhas à procura de outro resultado e, aos 65', Leonam Cordeiro atirou para fora. António Cruz lançou Mélvin Rosário e Diogo Djabi para as posições de Leonardo Damião e Diego Farinha, que, pouco antes, havia voltado a incomodar Francisco Pereira.

Em cima dos 80 minutos finais, Mélvin Rosário teve nos pés o golo da tranquilidade, mas não conseguiu finalizar da melhor forma. Assim, o FC Alverca acreditou no empate até ao fim e criou perigo já em tempo de compensação, mas a defesa verde e branca afastou o perigo.

Apito final, 1-0 e mais três pontos para o Sporting CP, que continua bem posicionado para conquistar o título.

Sporting CP: Afonso Guerra [GR], Martim Baptista, Reisson Batista, Samuel Tavares, Eliabe Alves (Rodrigo Relvas, 51'), Dinis Santos, Leonardo Damião (Mélvin Rosário, 69'), Victor Bastianele [C], Martim Ribeiro, Diego Farinha (Diogo Djabi, 75') e Yanick Filipe.

Foto Francisco Lino

Contrato de formação para Leonardo Damião

Por Sporting CP
29 Abr, 2025

Extremo de 14 anos vai continuar a evoluir de Leão ao peito

O Sporting Clube de Portugal assinou contrato de formação com Leonardo Damião, extremo de 14 anos que representa os Leões desde 2018/2019.

Depois de ter estado vários anos no Pólo EUL, o futebolista está agora na Academia Cristiano Ronaldo, estando integrado na equipa sub-15 que está na luta pela conquista do Campeonato Nacional. Em 2024/2025, soma 12 jogos e quatro golos.

Foto João Pedro Morais

Jovens Leões vencem em Belém

Por Sporting CP
26 Abr, 2025

0-2 com golos de Leonardo Damião e Martim Ribeiro

A equipa sub-15 de futebol do Sporting Clube de Portugal venceu, neste sábado, o CF “Os Belenenses” por 0-2 em jogo da 11.ª jornada da fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional de iniciados.

Para este encontro, António Cruz apostou de início em Afonso Guerra, Rodrigo Mendes, Gonçalo Gaspar, Reisson Batista, Eliabe Alves, Martim Baptista, Leonardo Damião, Victor Bastianele, Martim Ribeiro, Diego Farinha e Yanick Filipe.

O Sporting CP, a querer regressar à liderança, abriu o marcador aos 26 minutos através de Leonardo Damião, depois de receber de Diego Farinha, e foi já para o intervalo a vencer por 0-1.

No início da segunda metade, os Leões aumentaram a vantagem - e acabaram por selar o marcador - com um golo de Martim Ribeiro, o 22.º da conta pessoal esta temporada, depois de nova assistência de Diego Farinha.

Com este resultado, o Sporting CP subiu ao primeiro lugar da tabela e tem agora mais um ponto do que o segundo classificado, o FC Porto, podendo ainda ser apanhado pelo SL Benfica nesta ronda.

Na próxima jornada, marcada para a próxima quinta-feira, a equipa Leonina recebe o FC Alverca.

 

Foto Isabel Silva

António Cruz: "Fomos superiores, os jogadores dedicaram-se ao que queríamos"

Por Sporting CP
12 Abr, 2025

Reacção do treinador verde e branco à vitória sobre o SC Farense

António Cruz ficou satisfeito com o triunfo sobre o SC Farense (4-0), referindo que o Sporting CP entrou em campo com o objectivo de homenagear Aurélio Pereira.

“Apesar do resultado ter sido algo volumoso, o SC Farense está de parabéns pela proposta de jogo que apresentou, muito ofensiva e a criar igualdade numérica no campo todo, criando-nos algumas dificuldades. Ainda assim, nós fomos claramente superiores, os jogadores dedicaram-se inteiramente àquilo que queríamos, uma vitória para homenagear também o senhor Aurélio, a quem agradecemos tudo o que nos deu e que nos permite ser a melhor formação do mundo”, começou por dizer o técnico Leonino, falando nas apostas que fez na segunda parte: “Temos um plantel muito vasto e, para além da meritocracia, tentamos que eles tenham todos muitos minutos, foi o que fizemos e eles deram uma boa resposta”.

Leonardo Damião, extremo verde e branco, também falou após a partida, mostrando-se igualmente satisfeito com o resultado.

“Eles estiveram melhor nos primeiros cinco minutos, mas nós conseguimos ajustar logo, tivemos mais posse de bola, criámos muitas oportunidades e chegámos ao intervalo já a vencer por 3-0. Na segunda parte voltámos a marcar e ficámos tranquilos no jogo”, disse o jogador Leonino, que se mostrou “muito feliz” por ter ajudado a equipa com um golo e duas assistências.

Foto Isabel Silva

Leões vencem SC Farense e sobem ao primeiro lugar

Por Sporting CP
12 Abr, 2025

4-0 com golos de Reisson Batista, Leonardo Damião, Martim Ribeiro e Yanick Filipe

A equipa sub-15 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, neste sábado, o SC Farense por 4-0 em jogo da décima jornada da fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional de iniciados.

A partida foi antecedida de um minuto de silêncio em homenagem a Aurélio Pereira, o Senhor Formação, que tanto deu ao futebol de formação do Sporting CP e do futebol português e que partiu na terça-feira.

Para este encontro, António Cruz apostou de início em Guilherme Pinto, Rodrigo Mendes, Reisson Batista, Samuel Tavares, Eliabe Alves, Martim Baptista, Leonardo Damião, Victor Bastianele, Martim Ribeiro, Diego Farinha e Yanick Filipe.

A jogar em casa, e com o objectivo de chegarem ao primeiro lugar da tabela, os Leões entraram bem no jogo e dominaram toda a primeira metade, conseguindo converter essa superioridade em golos.

Reisson Batista abriu o marcador logo aos 12 minutos de jogo, com Leonardo Damião a aumentar a vantagem Leonina dez minutos depois.

Aos 32 minutos, a apenas oito do intervalo, foi a vez de Martim Ribeiro também fazer o gosto ao pé, na cara do guarda-redes visitante, depois de cruzamento da direita e de amortecer a bola com o peito.

Assim, o Sporting CP foi para o intervalo a vencer por 3-0.

Na segunda metade, o SC Farense deu melhor réplica e foi mais perigoso, mas os Leões voltaram a marcar, aos 52 minutos, por Yanick Filipe e com o 4-0 no marcador foram controlando e mandando no jogo.

Vitória justa do Sporting CP, que com este resultado subiu ao primeiro lugar da tabela. A turma Leonina tem agora os mesmos 21 pontos que o SL Benfica, que nesta ronda empatou em Braga.

O próximo jogo dos Leões está marcado para dia 27 de Abril (domingo) em casa do CF “Os Belenenses”.

 

Foto Isabel Silva

Desaire no Porto

Por Sporting CP
30 Mar, 2025

Iniciados derrotados por 4-2

A equipa sub-15 de futebol do Sporting Clube de Portugal perdeu, este domingo, por 4-2 na nona jornada da fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional do escalão.

Os dragões adiantaram-se no marcador com dois golos de Gonçalo Santos, mas os Leões responderam com Martim Ribeiro a finalizar após bom trabalho de Diego Farinha pela esquerda aos 30 minutos.

Em cima do intervalo, Yanick Filipe sofreu falta na área azul e branca e foi assinalado pontapé de penálti. Na conversão, Martim Ribeiro não desiludiu e bisou para o 2-2.

No segundo tempo, contudo, o FC Porto voltou a marcar dois golos, desta feita por António Pereira (também de pontapé de penálti) e por Guilherme Moreira (perto do apito final).

Na próxima jornada, o Sporting CP recebe o SC Farense.

XI inicial do Sporting CP: Rodrigo Pedro [GR], Rodrigo Mendes, Reisson Batista, Eliabe Alves, Rodrigo Relvas, Martim Baptista, Victor Bastianele [C], Diego Farinha, Leonardo Damião, Yanick Filipe e Martim Ribeiro.

António Cruz: "Na primeira parte jogámos mesmo muito bem"

Por Sporting CP
22 Mar, 2025

Reacção do treinador verde e branco ao triunfo sobre o Rio Ave FC

António Cruz mostrou-se satisfeito com o triunfo frente ao Rio Ave FC, elogiando a exibição do Sporting CP na primeira metade. 

“Na primeira parte estivemos muito bem, jogámos mesmo muito bem, apesar de nos primeiros dez minutos termos demorado a acertar os posicionamentos e encaixes tácticos; na segunda parte não estivemos tão bem, não pelas mexidas, mas pela rotação ao nível da posição com os médios a jogarem como centrais e alguns extremos a jogarem como médios, mas também estamos a pensar no desenvolvimento deles e temos de fazer essa variabilidade”, começou por dizer o técnico Leonino, referindo que este encontro teve tanta importância como o próximo - FC Porto: “Os jogos acabam por ser todos importantes, não só pelo resultado em si, mas por estarmos a disputar um campeonato muito competitivo e por conseguirmos fazer uma avaliação daquilo que trabalhamos durante a semana. Aquilo que queremos é que eles estejam melhores semana após semana e mais preparados para o escalão acima e para o futuro”. 

Gustavo Peixoto também falou após o encontro, fazendo a sua análise ao jogo: “Nos primeiros dez minutos não estivemos tão bem, mas demos a volta a isso, fizemos o golo e depois aproveitámos as oportunidades que tivemos. Na segunda parte entrámos bem ofensivamente, mas defensivamente adormecemos um bocadinho e isso levou ao golo do Rio Ave FC, mas voltámos a reagir bem e voltámos a marcar. Podíamos era ter marcado mais, mas não fomos eficazes”.  

Para a semana há então clássico em casa do FC Porto, depois de os Leões somarem quatro triunfos consecutivos, com o jogador Leonino a revelar-se confiante para esse jogo: “Estamos bem e felizes. Temos trabalhado muito durante a semana para que estes resultados aconteçam, estamos muito confiantes e mantemos essa confiança para o próximo jogo e para o resto do campeonato”.  

 

Páginas

Subscreva RSS - Iniciados