Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Liga Portugal

Um banco que rendeu juros

Por Sporting CP
14 Set, 2025

Equipa B do Sporting CP venceu Portimonense SC por 1-2, com suplentes a terem papel decisivo

A equipa B do Sporting Clube de Portugal conseguiu uma magnífica vitória em casa do Portimonense SC, por 1-2, em partida da 5.ª jornada da Liga Portugal 2 e com direito a reviravolta.

Um resultado conseguido com brilhantismo pela equipa de João Gião, que teve ‘dedo’ no banco para virar o resultado, uma vez que os jogadores de lá saídos tiveram papel decisivo na vitória: Rafael Nel sofreu e marcou a grande penalidade do 1-1 (com a equipa B Leonina reduzida na altura a dez jogadores) e Salvador Blopa (o jogador mais determinante na partida e entrado aos 46 minutos) a marcar o 1-2, após magnífica abertura de Rafael Besugo, também entrado na segunda parte.

Uma vitória com muito de estratégico e claro, qualidade, da jovem equipa Leonina orientada por João Gião, que superou todas as dificuldades e adversidades, pois até chegar à reviravolta, aconteceu um pouco de tudo à formação Leonina: a equipa B do Sporting CP não converteu uma grande penalidade, acertou com uma bola na trave, teve um remate de Flávio Gonçalves salvo sobre a linha de golo e teve ainda a expulsão por segundo cartão amarelo a Rómulo, em estreia na equipa B do Sporting CP.

O início de jogo foi difícil para a equipa verde e branca. O Portimonense SC impôs uma agressividade a cair em cima da bola que levou os algarvios a terem domínio e algumas oportunidades até ao golo marcado por Tamble Monteiro, na área, após bola parada, em remate colocado, fora do alcance de Guilherme Pires.

A equipa B do Sporting CP respondeu progressivamente, a partir da meia hora começou a instalar-se cada vez mais no meio-campo da formação algarvia e Mauro Couto rematou de pé esquerdo à entrada da área, após lance iniciado por José Silva, mas a tentativa saiu à figura de Lourenço Rodrigues.

Aos 34’, Samuel Justo não conseguiu dar a melhor direcção ao cabeceamento, após lance de Lucas Anjos na esquerda e a equipa B do Sporting CP já estava com o jogo repartido, quando não em supremacia.

O Portimonense SC também teve oportunidades, com Guilherme Pires, em estreia, a ter boas intervenções na baliza Leonina e a evitar o 2-0. 

Já nas compensações, Lucas Anjos foi derrubado em falta na área, mas chamado à conversão, Mauro Couto viu o remate ser defendido por Lourenço Rodrigues, em lance no qual o árbitro auxiliar levantou a bandeirola por entender que o guarda-redes se adiantou antes do remate do canhoto Leonino. Depois de revisão no vídeo-árbitro, o juiz principal reverteu e avaliou como legal a movimentação do guarda-redes da equipa de Portimão. Ao intervalo, o Portimonense vencia a equipa B do Sporting CP por 1-0.

No segundo tempo, a equipa B do Sporting CP subiu em flecha a produção atacante, com a entrada de Salvador Blopa a cedo criar estragos junto da defesa da equipa de Portimão.    

Samuel Justo logo no primeiro minuto acertou na trave, em boa jogada colectiva e no lance a seguir, um defesa do Portimonense SC evitou sobre a linha de golo que o remate de Flávio Gonçalves fosse para o fundo da baliza dos algarvios.

Aos 52, Salvador Blopa, que entrou muito bem no jogo, cruzou com perigo na esquerda, mas Rodrigo Ribeiro não chegou a tempo para o empate.

Aos 59’, João Muniz, de cabeça na área, atirou um pouco ao lado da baliza do Portimonense SC, após excelente cruzamento na direita, em lances que ilustravam o ascendente do conjunto de João Gião.   

Aos 65’, a equipa B do Sporting CP teve uma contrariedade, com o segundo cartão amarelo e vermelho a Rómulo, por falta em zona de meio-campo.

Mas a equipa B do Sporting CP nunca desistiu e mesmo com dez, 'partiu para cima' do adversário. Após falta na área sobre Rafael Nel, também entrado na segunda parte, o próprio ponta-de-lança assumiu a marcação da respectiva grande penalidade e empatou o jogo, aos 81’.

No seguimento da falta sobre Samy foi expulso e as duas equipas voltaram a jogar em igualdade numérica.

A equipa B do Sporting CP tinha, ainda, o melhor guardado para o final e Salvador Blopa, servido na velocidade por Rafael Besugo, atirou colocado e conseguiu a reviravolta no marcador, aos 88’, num grande golo.

Triunfo da equipa B do Sporting CP em casa do Portimonense CP por 1-2 e quarta vitória em cinco jogos da formação de João Gião no início da Liga Portugal 2, num jogo que marcou ainda a estreia na equipa B de Paulo Cardoso.

Sporting CP: Guilherme Pires [GR], José Silva (Salvador Blopa, 46’), David Moreira [C], João Muniz, Rómulo, Eduardo Felicíssimo (Rodrigo Dias, 72’), Samuel Justo, Flávio Gonçalves (Rafael Besugo, 72’), Mauro Couto, Lucas Anjos (Paulo Cardoso, 87’), Rodrigo Ribeiro (Rafael Nel, 72’).