Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Francisco Lino

Rúben Amorim: "Queremos estar nas 'meias' e vencer a Taça de Portugal"

Por Sporting CP
06 Fev, 2024

Sporting CP defronta UD Leiria esta quarta-feira

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal visita, esta quarta-feira, a UD Leiria para os quartos-de-final da Taça de Portugal (Estádio Dr. Magalhães Pessoa, 20h45) e Rúben Amorim fez a antevisão em conferência de imprensa na Academia Cristiano Ronaldo.

O adiamento do jogo em Famalicão dominou grande parte das perguntas dos jornalistas, sendo que o treinador explicou que "é importante perceber" que os Leões queriam "muito jogar".

"A hora do jogo atrasou, houve reunião atrás de reunião, foi dito que no dia seguinte não era possível e temos agora de arranjar uma data. O planeamento ficou completamente diferente. Focámo-nos logo a seguir na Taça de Portugal. Temos de voltar a estar nas meias-finais, é muito importante para nós, e o jogo mais importante passou logo a ser o da UD Leiria. Vai ser um jogo muito perigoso", começou por dizer.

Questionado sobre as implicações que a perda da liderança - por ter um jogo a menos - da tabela classificativa da Liga Portugal pode ter, o treinador verde e branco foi claro: "Na minha cabeça estamos a dois pontos do primeiro classificado. É como se o jogo não tivesse existido. Vamos lidar jogo a jogo e fazemos as contas no fim. (...) Temos de ganhar os jogos todos, essa é sempre a ideia. Repito: na minha cabeça, temos menos dois pontos do que o primeiro e temos de recuperar o primeiro lugar. Queremos ganhar o campeonato e temos dois pontos de atraso".

Reforçando que o Sporting CP queria jogar em Famalicão por estar "num bom momento" e por "não ter calendário", sendo até o "principal interessado em haver jogo", Rúben Amorim desejou que o encontro se realize "bem mais para frente", uma vez que isso seria sinal de que o emblema de Alvalade "estaria em todas as competições". "Toda a gente ali, FC Famalicão, Sporting CP e Liga Portugal, quis jogar", acrescentou, fechando o tema.

Sobre Hidemasa Morita, que regressou da Taça Asiática, o técnico assegurou que o japonês "chegou bem". "Os jogos foram menos intensos do que é normal e podemos ter de o ajudar a voltar ao ritmo, mas está preparado e vai ser convocado. Veremos se joga amanhã", referiu, revelando também que "Jeremiah St. Juste deve voltar a treinar com a equipa dentro de dias".

Quem continua ao serviço da sua selecção, neste caso a da Costa do Marfim e na Taça das Nações Africanas, é Ousmane Diomande, que não tem sido opção, o que "é uma preocupação grande porque são muitos dias sem cargas fortes". "Quando voltar, vai entrar num ritmo com jogos de três em três dias e ele vai entrar nas contas pela qualidade que tem e porque temos de rodar a equipa. Acho que não vai ter problemas em termos de lesões, mas vai sentir o ritmo. Vai sofrer mais do que era habitual", garantiu o líder da equipa técnica do Sporting CP.

Por fim, Rúben Amorim analisou a UD Leiria, emblema que milita no segundo escalão: "Joga num sistema parecido ao nosso e gosto muito do treinador [Vasco Botelho da Costa], que tem ideias muito interessantes. O Jair [da Silva] é, se calhar, o jogador mais influente, o [Jordan] van der Gaag tem muito talento. Os centrais são muito bons na bola parada, temos de meter um ritmo alto para fazer a UD Leiria sofrer. Se não o fizermos, vão-nos criar problemas. Tenho a vantagem de ter jogadores melhores e de jogar numa divisão superior. Vamos ter de colocar uma velocidade acima, temos toda a responsabilidade. Vamos jogar no máximo para vencer porque queremos estar nas meias-finais e ganhar a Taça de Portugal".