Equipa B apurou-se pela primeira vez para a fase de apuramento de campeão
25 Jan, 2025
Empate suado nos Açores revelou-se compensador (2-2)
A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal garantiu, este sábado à tarde, um lugar na fase de subida da Liga 3 ao ter empatado 2-2 com o SC Lusitânia, nos Açores, no jogo da 18.ª e última jornada da série B.
É a primeira vez que os jovens Leões conseguiram o apuramento para a fase de todas as decisões na prova. A formação de João Pereira, que só dependia de si, teve de se aplicar a fundo e recuperou duas vezes de desvantagem perante o último classificado, selando a qualificação com um golo de Rafael Nel já aos 83 minutos – Luís Gomes fez o outro, de penálti, a fechar o primeiro tempo.
Assim, os 26 pontos somados pela equipa B do Sporting CP valeram para garantir o quarto lugar - o último que dava direito a apuramento -, uma vez que prevaleceu a vantagem no confronto directo com a A. Académica de Coimbra, que terminou em igualdade pontual mas vai disputar a fase de manutenção.
Na ilha Terceira, para enfrentar um conjunto de Angra do Heroísmo que não vencia há quatro jornadas, mas ainda em busca de levar um ponto de bonificação para a fase de manutenção (em caso de triunfo), João Pereira fez duas alterações no ‘onze’ inicial da equipa B verde e branca: Rodrigo Dias e Rafael Besugo foram titulares nos lugares que tinham sido de José Silva e Samuel Justo – este último foi cedido ao SC Farense.
Depois de uns primeiros 15 minutos divididos mas muito mornos no Estádio João Paulo II, o SC Lusitânia deixou sérias ameaças para quase inaugurar o marcador. Primeiro, o guardião Francisco Silva saiu rápido aos pés do adversário para evitar o pior e, instantes depois, uma nova tentativa rondou a baliza dos jovens Leões.
Apesar do esforço verde e branco, que até passou a aproximar-se mais vezes da área adversária, a equipa da casa chegou mesmo ao 1-0. À passagem dos 32 minutos, a saída de bola Leonina originou um ressalto infeliz para a área e Gunjo, que ficou na cara do golo, não desperdiçou a oportunidade.
Ainda assim, o Sporting CP, já com Marlon Júnior no lugar do lesionado Bruno Ramos, reagiu da melhor forma e chegou ao empate antes do intervalo. Já em período de descontos, Manuel Mendonça sofreu falta dentro da área e Luís Gomes, chamado a converter o penálti, atirou a contar e fixou o 1-1, que recolocou também os jovens Leões entre os quatro primeiros lugares da tabela.
Na segunda parte, os comandados de João Pereira entraram reconfigurados, com mais bola e um domínio efectivo, e poderiam ter completado a reviravolta, mas o guarda-redes Diogo Sá levou a melhor com uma ‘mancha’ ao remate à queima-roupa de Rafael Nel.
Já depois da hora do jogo, o SC Lusitânia tentou responder através de um pontapé de canto, porém o cabeceamento em zona perigosa saiu por cima e voltaria a ser o Sporting CP a ficar mais perto do golo – e por duas vezes. Um remate cruzado de Manuel Mendonça saiu ligeiramente ao lado do poste e, pouco depois, Nel só não fez o 1-2 porque um defesa cortou o lance – já com o guardião batido – quando a bola se encaminhava para o fundo da baliza.
Apesar das oportunidades e do ascendente terem pertencido até então aos jovens Leões, a formação de Angra do Heroísmo aproveitou um canto em cima do minuto 80 para marcar contra a corrente do jogo e voltou a baralhar as contas do apuramento. No entanto, não passou de um ‘susto’ para o Sporting CP, que sairia dos Açores com o quarto jogo consecutivo sem perder.
Apenas quatro minutos depois, Rafael Nel entrou na área e com um remate fantástico ao ângulo soltou a festa verde e branca ao reestabelecer o valioso empate que acabou por garantir mesmo um suado e inédito apuramento para a fase de subida.
Na próxima fase, os jovens Leões já sabem que vão reencontrar o Atlético CP, o SU 1.º Dezembro e o CF “Os Belenenses”, todos que avançam também da série B, enquanto da série A Varzim SC, Lusitânia de Lourosa FC e AD Fafe já têm um lugar garantido. Falta apenas decidir quem fica com a última vaga, que está ao alcance de Amarante FC, SC Braga B e CD Trofense.
Onze do Sporting CP: Francisco Silva [GR], David Moreira, Eduardo Felicíssimo, Bruno Ramos, Rodrigo Dias, Lucas Anjos, Henrique Arreiol, Rafael Besugo, Manuel Mendonça [C], Luís Gomes, Rafael Nel