Goleada antes do dérbi
25 Jan, 2025
Triunfo das Leoas de Micael Sequeira em casa do Vilaverdense FC por 0-9
A equipa de futebol feminino do Sporting Clube de Portugal venceu este sábado o Vilaverdense FC por 0-9, na jornada 14 da Liga e que antecede o dérbi do próximo sábado, frente ao SL Benfica, em casa das águias.
Um triunfo justo e muito merecido da formação de Micael Sequeira (a maior goleada da época das Leoas), que deu total expressão ao domínio em todo o jogo e de forma mais objectiva na segunda parte, etapa na qual o Sporting CP apontou oito golos que se somaram ao que havia marcado na primeira parte, com o resultado ao intervalo a ser favorável às Leoas por 0-1, que era por essa altura bem curto para a supremacia das Leoas.
Ainda não estava completo um minuto de jogo e Cláudia Neto, primeiro, e depois Fátima Pinto, remataram com perigo à baliza do Vilaverdense FC.
O fluxo ofensivo do Sporting CP era grande os remates de Cláudia Neto, Eaton Collins e Brenda Pérez acentuavam o domínio Leonino, ao qual só faltava a finalização mais desejada.
Aos 11 minutos, o Sporting CP viu um golo ser anulado a Joana Martins na área, após bom cruzamento de Beatriz Fonseca em jogada bem desenhada no meio-campo. O lance foi ao VAR e foi detectada uma mão na bola de Diana Silva a anteceder o remate certeiro.
Aos 17’, novo golo anulado ao Sporting CP. Um cruzamento exemplar de Ana Borges desmarcou Diana Silva, que ganhou as costas da defesa do Vilaverdense FC e atirou para o fundo das redes, mas após revisão no VAR, foi assinalado fora de jogo à ponta de lança.
Aos 28’, terceiro golo invalidado ao Sporting CP, novamente a Diana Silva, por ter sido detectado fora de jogo a Jacynta Gala no início da jogada, antes do passe para a avançada internacional portuguesa.
Sempre instalado no meio-campo do Vilaverdense FC, o Sporting CP teve aos 37’ nova grande oportunidade, mas o remate de Jacynta Gala após muito bom cruzamento de Ana Borges, a sair por cima da baliza da equipa minhota.
Aos 45’, finalmente o golo do Sporting CP e validado. Grande cruzamento de Ana Borges e cabeceamento de Diana Silva para as Leoas inaugurarem o marcador. Foi o golo 150 de Diana Silva ao serviço do Sporting CP.
E mesmo no último dos sete minutos de compensação, um cruzamento de Beatriz Fonseca bateu numa defesa da equipa da casa e foi ao poste da baliza do Vilaverdense FC.
No segundo tempo, o técnico Leonino introduziu duas mudanças no onze, com as entradas de Brittany Raphino e de Miri O´Donnell para os lugares de Jacynta Gala e de Brenda Pérez. E Brittany fez-se notar muito bem no jogo alogo aos 62’, ao marcar de cabeça o 0-2, após excelente cruzamento Beatriz Fonseca.
Nem um minuto depois, um brilhante trabalho individual de Cláudia Neto terminou num remate para o fundo da baliza do Vilaverdense FC, após passe de Diana Silva e o 0-3 no marcador. Um momento genial da jogadora Leonina.
As Leoas continuaram a carregar e aos 68’. Joana Martins cobrou, na perfeição, um livre e fez o 0-4, conseguindo assim marcar pelo segundo jogo consecutivo – havia marcado na Taça da Liga diante do SF Damaiense, por 6-0.
Aos 75’, mais um golo invalidado ao Sporting CP, desta vez por falta de Brittany Raphino sobre a guarda-redes da formação da casa, em novo lance com recurso ao VAR. E minutos antes, Ana Capeta não fez, por um triz, o 0-5 em remate na área.
O quinto golo saiu do pé direito de Brittany Raphino, aos 80’, após perfeita assistência de Matilde Nave. A ponta-de-lança atirou colocado e fez mais um golo, aos 80 minutos.
Aos 84’, Brittany Raphino com um remate colocado de pé esquerdo após assistência de Ana Capeta, fez o 0-6, que passava a ser a maior goleada conseguida fora pela equipa Leonina esta temporada e os números ainda subiram, com mais três golos. O 0-7 foi marcado novamente por Brittany Raphino, após erro da guarda-redes da equipa da casa. Nas compensações, Miri O´Donnell fez o 0-8, a encostar ao segundo poste após cruzamento de Ana Borges, que ainda cruzou mais uma vez de forma perfeita para Brittany fazer o 0-9 final (cinco golos em 45 minutos da ponta de lança entrada no início da segunda parte).
Sporting CP: Hannah Seabert, Georgia Eaton-Collins, Joana Martins, Ana Borges [C], Brenda Pérez (Miri O’ Donnell, 46’), Fátima Pinto, Beatriz Fonseca (Andrea Norheim, 66’), Cláudia Neto (Matilde Nave, 72’), Diana Silva (Ana Capeta, 66’), Jacynta Gala (Brittany Raphino, 46’), Andreia Bravo.