Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Rui Borges: “Merecíamos o empate”

Por Sporting CP
01 Out, 2025

Declarações depois do desaire em Nápoles

No final da visita da equipa principal de futebol ao terreno do SSC Napoli, que terminou com a derrota por 2-1, Rui Borges marcou presença na conferência de imprensa do Stadio Diego Armando Maradona para analisar o desafio da UEFA Champions League.

Análise ao jogo
“É inglório sair daqui com zero pontos por tudo o que a equipa foi capaz desde o primeiro minuto. Sabíamos que os primeiros 15, 20 minutos iam ser intensos por parte do SSC Napoli. Tínhamos de ter boas reacções e, ao fim de 20 minutos, fomos crescendo e ganhando confiança. Sofremos golo na transição, onde tínhamos de ser mais maduros e fazer falta no início da jogada. Ao intervalo, percebemos que podíamos ser mais agressivos e mais simples em algumas acções. Segunda parte bem conseguida, jogo repartido, chegámos ao empate, o Pote podia fazer o 1-2 e eles fizeram o 2-1 num lance em que são fortes. O Morten ainda fez um grande cabeceamento para uma grande defesa. Merecíamos sair daqui com o empate.”

Alterações no onze inicial
“Não teve nada a ver com o jogo no Estoril. Foi estratégico e, principalmente, gestão dos jogadores. Tínhamos de precaver algumas coisas. (…) Temos de ter algum cuidado porque vai ser uma época longa e queremos ter menos lesões do que na época passada. A equipa deu uma grande resposta, independentemente de quem jogou. Se estão no Sporting CP, é porque são bons. O Simões, com 18 anos, encheu o campo. O Quaresma, igual. São dois jogadores que foram importantes nas nossas conquistas do ano passado. A equipa deu resposta e os jogadores estão ali para isso. Sei bem o que temos e o que demonstram todos os dias nos treinos. Feliz pela resposta de toda a gente. Confiam uns nos outros.”

Personalidade da equipa
“Não me surpreende a maturidade demonstrada.”

Como lidar com o que correu menos bem
“Dei os parabéns à equipa. O que esperávamos, foi o que aconteceu. Não os vou culpar de nada. O erro faz parte. Soubemos reagir, empatámos e podíamos ter feito o 1-2. Eles são muito fortes nos cruzamentos e tivemos sempre superioridade na área. Fomos competentes e eficazes. Na única vez que não fomos, sofremos golo. É duro para os jogadores, mas estou orgulhoso. São pequenos pormenores, mas é a competição que temos. Os jogadores mereciam muito mais e custa muito ver a frustração deles.”

Dinâmicas
“O Geny estava um pouco perdido na primeira parte, mas faz parte. Não tem jogado lá e sabíamos que podia acontecer. É um jogador de transição com uma aceleração e era isso que procurávamos. O Fotis esteve muito bem nesse aspecto e o Geny é diferente do Pote. Na segunda parte, o Pote deu-nos o habitual e esteve na jogada do penálti. É diferenciado. Num primeiro momento, quisemos ter alguém na aceleração e o Geny foi o mais competente que pôde.”

Idade da equipa
“Para mim, a idade não diz nada. Talvez em alguns pormenores do jogo, como no lance do primeiro golo, faltou-nos essa maturidade de conseguir anular o contra-ataque do SSC Napoli. Agora, fico muito feliz por ver miúdos de 18 anos a fazerem grandes jogos na UEFA Champions League. Com tão pouca idade, dão grande resposta na competição.”