Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Leão lutador sem pontos em Nápoles

Por Sporting CP
01 Out, 2025

Sporting CP perde em Itália por 2-1

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal perdeu, esta quarta-feira, por 2-1 na visita ao recinto dos italianos do SSC Napoli na segunda jornada da fase de liga da UEFA Champions League.

Num terreno sempre muito complicado e contra uma forte equipa, os Leões combateram do início ao fim, mas não levam qualquer ponto de volta para Portugal.

No Stadio Diego Armando Maradona, mítica casa dos napolitanos que contou com uma grande atmosfera em que os Sportinguistas também se fizeram ouvir, Rui Borges operou várias alterações em relação ao onze contra o GD Estoril Praia: Georgios Vagiannidis, Zeno Debast, Hidemasa Morita, Pedro Gonçalves e Luis Suárez deram lugar a Iván Fresneda, Eduardo Quaresma, João Simões, Geny Catamo e Fotis Ioannidis – para o grego, foi a primeira titularidade de Leão ao peito.

Os primeiros minutos sob a noite algo fria no outono do sul de Itália contaram com um duelo equilibrado. A primeira investida foi do SSC Napoli, com Kevin De Bruyne a rematar muito por cima, enquanto do outro lado, aos 12’, uma boa jogada terminou com Geovany Quenda a devolver a Iván Fresneda e este a colocar em zona perigosa, mas a defesa cortou.

A actuar na condição de visitado, o campeão de Itália começou a assumir as rédeas do encontro. Aos 22’, e após um bom momento colectivo, Frank Anguissa falhou o alvo por muito. Na resposta, de muito longe, João Simões tentou a sua sorte, mas Vanja Milinković-Savić defendeu facilmente. Frank Anguissa voltou a rematar por volta da meia-hora de jogo; desta vez, a bola desviou num defesa e saiu pela linha final, resultando em canto.

O Sporting CP começou, depois, a ir para cima do SSC Napoli e a dominar a posse de bola e os passes. Aos poucos, os Bicampeões Nacionais estavam a aproximar-se da área e da baliza contrária, mas foi precisamente nesse momento que a turma de Antonio Conte, encostada às cordas, conseguiu marcar. Num contra-ataque mortífero, Rasmus Højlund finalizou e apontou o 1-0.

Até ao intervalo, destaque para o livre de Geovany Quenda directamente para as mãos do guarda-redes e para a tentativa de Matteo Politana defendida, com muita qualidade, por Rui Silva.

Para atacar o segundo tempo, Pedro Gonçalves e Luis Suárez substituíram Francisco Trincão e Geny Catamo. As oportunidades, no entanto, continuaram sem abundar de parte a parte. Para além dos remates de Matteo Politano e de Kevin De Bruyne que não chegaram à baliza ou do tiro bloqueado a Luis Suárez, pouco ia acontecendo.

Até que, aos 61’ e depois de uma posse de bola de grande qualidade e na segunda vida de um primeiro remate de Pedro Gonçalves, Maxi Araújo foi derrubado na área e o árbitro neerlandês Danny Makkelie assinalou pontapé de penálti.

Na conversão, Luis Suárez não desiludiu e empatou a partida. Nas bancadas, os Sportinguistas presentes demonstraram de forma clara a sua felicidade.

Na ressaca do empate, o banco visitante ofereceu mais dois jogadores ao desafio com as entradas de Zeno Debast e Alisson Santos (saíram Eduardo Quaresma e Alisson Santos). Motivado com o golo marcado e perante uma equipa que sentiu o tento sofrido, o Sporting CP voltou a partir para cima do SSC Napoli.

Nesse sentido e já depois de uma primeira intervenção de Vanja Milinković-Savić a remate de Geovany Quenda, o pânico voltou a pairar na área do SSC Napoli: contra-ataque e Luis Suárez, servido por Alisson Santos, assistiu Pedro Gonçalves, que atirou ligeiramente por cima. Cheirou ao segundo do emblema de Alvalade.

Hidemasa Morita substituiu João Simões e, logo a seguir, o SSC Napoli conseguiu voltar a marcar e novamente por Rasmus Højlund, agora de cabeça e quando não estava a fazer por merecer.

Ainda com dez minutos para jogar, o Sporting CP lutou bastante até ao apito final para conseguir resgatar, pelo menos, um ponto de Nápoles e esteve perto de o fazer aos 90+4’, quando Morten Hjulmand, de cabeça, obrigou Vanja Milinković-Savić a realizar uma grande intervenção que salvou os da casa. O 2-1, ainda assim, prevaleceu.

O conjunto de Rui Borges, vai, agora, receber o SC Braga às 19h15 de domingo, 5 de Outubro, para a Liga Portugal. O regresso à UEFA Champions League está marcado para 22 de Outubro, com o embate com os franceses do Olympique de Marseille no Estádio José Alvalade.

Sporting CP: Rui Silva [GR], Iván Fresneda, Eduardo Quaresma (Zeno Debast, 66’), Gonçalo Inácio, Maxi Araújo, Morten Hjulmand [C], João Simões (Hidemasa Morita, 78’), Geovany Quenda, Geny Catamo (Luis Suárez, 45’), Francisco Trincão (Pedro Gonçalves, 45’) e Fotis Ioannidis (Alisson Santos, 66’).