Época termina com vitória folgada
11 maio, 2025
Leoas triunfam por 0-3 na Madeira
A equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu, este domingo, o CS Marítimo por 0-3 na 22.ª e última jornada da Liga.
Assim, as Leoas terminam o campeonato na segunda posição com 54 pontos e com o melhor ataque (66 golos) e a melhor defesa (nove golos sofridos) da prova.
Na Madeira, o conjunto de Micael Sequeira dominou desde o apito inicial e começou a aproximar-se da baliza contrária logo nos primeiros minutos. Tanto Beatriz Fonseca como Telma Encarnação demonstraram intenção de criar perigo, mas foi aos 11 minutos que apareceu a primeira clara oportunidade de golo: bola parada estudada a terminar com Madison Haugen, na zona do penálti, a atirar para fora quando estava em excelente posição.
Seguiu-se nova chance, agora por Telma Encarnação, que ficou a centímetros do golo, e também um remate de Andrea Norheim para defesa de Nicole Panis. Do outro lado, foi Sofia Lewis a dar trabalho a Hannah Seabert.
Finalmente, aos 27', a inauguração do marcador quando Beatriz Fonseca arrancou pela direita e procurou Telma Encarnação, mas Lara Costa, ao tentar cortar, enviou a bola para o fundo da própria baliza.
O jogo acalmou, sempre com o Sporting CP a controlar, e até ao intervalo o maior destaque foi um remate de Cláudia Neto a passar perto do poste.
Jeneva Gray entrou para o lugar de Cláudia Neto ao intervalo e o Sporting CP continuou por cima, como se viu no cabeceamento de Telma Encarnação para intervenção de Bárbara Santos, guardiã que substituiu Nicole Panis.
A meia-hora do fim, Maísa Correia e Miri O'Donnell entraram para as saídas de Telma Encarnação e Georgia Eaton-Collins e o CS Marítimo, a perder apenas por um golo, tentou o empate num forte tiro de Sade Henrichs que Hannah Seabert defendeu.
Aos 75', azar para Miri O'Donnell, que teve de sair por lesão (entrou Jacynta Gala), e Paula Fernandes, de cabeça, adicionou nova defesa aos números de Hannah Seabert.
Pouco depois, Sade Henrichs cometeu penálti por mão na bola e, na conversão, Joana Martins bateu de forma exemplar e apontou o 0-2.
Com um resultado mais tranquilo, o Sporting CP esteve sempre mais perto de voltar a marcar do que de sofrer, com o remate cruzado ligeiramente ao lado de Ana Capeta a ser exemplo disso.
O terceiro chegaria mesmo aos 84': cruzamento da direita, tentativa de corte da defesa insular e a bola a sobrar para Jeneva Gray, que cabeceou para se estrear a marcar pelo Sporting CP. Contas fechadas em 0-3.
Destaque ainda para a entrada, logo a seguir, de Catarina Potra, estreando-se assim na Liga, para a saída de Hannah Seabert.
Final do encontro e da temporada com vitória do Sporting CP.
Sporting CP: Hannah Seabert [GR] (Catarina Potra, 85'), Andrea Norheim, Georgia Eaton-Collins (Miri O'Donnell, 62', Jacynta Gala, 75'), Joana Martins, Ana Borges [C], Ana Capeta, Brenda Pérez, Madison Haugen, Beatriz Fonseca, Cláudia Neto (Jeneva Gray, 45') e Telma Encarnação (Maísa Correia, 62').