Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

João Gião: "O objectivo é ganhar ao FC Kairat"

Por Sporting CP
17 Set, 2025

Sporting CP inicia amanhã a sua sétima participação na UEFA Youth League

O Sporting Clube de Portugal arranca esta quinta-feira, na Cidade do Futebol, a sua participação na UEFA Youth League, medindo forças com os cazaques do FC Kairat. O jogo está agendado para as 13h00 e poderá ser acompanhado em directo na Sporting TV.

Na conferência de imprensa de antevisão à partida, o treinador João Gião destacou o desafio de reunir jogadores de três escalões diferentes - sub-19, sub-23 e equipa B - num curto espaço de tempo.

"Foram três dias que nos permitiram agarrar um grupo que integra três escalões diferentes do Clube. Como é lógico, em termos colectivos é sempre mais complicado quando eles não treinam regularmente juntos. Diria que, nesse aspecto, estamos em condições de igualdade com as outras equipas, mas o contexto impõe, claro, desafios novos", começou por dizer, em conversa com os jornalistas presentes.

"Em termos gerais, os princípios são comuns às várias equipas do Sporting CP. Os nossos valores são inegociáveis: olhar todas as equipas olhos nos olhos, com ambição de vencer, e ser competitivos. Há também outros princípios técnico-tácticos comuns a várias equipas, mas claro que houve uma matriz ou outra que tentámos trabalhar, principalmente com os jogadores que chegam de outros escalões. Imbuí-los nestes princípios foi uma corrida em contra-relógio. Não será tudo perfeito amanhã, mas passaram-me boas sensações e vão dar uma boa resposta", garantiu ainda o técnico, que não espera facilidades frente aos cazaques.

"O FC Kairat é a base da Selecção sub-19 do Cazaquistão, que ainda agora esteve muito bem na paragem das Selecções. É um adversário que nos vai colocar problemas e que tem, por exemplo, um avançado com 21 participações na equipa A. Dentro dessa perspectiva, olhámos também para o lado estratégico com toda a atenção e cuidado", referiu.

O técnico sublinhou ainda a importância da UEFA Youth League para os jovens jogadores, relembrando que muitos deles “crescem na Academia Cristiano Ronaldo a ambicionar jogar a competição”.

"É uma prova exigente, onde estão as melhores equipas da Europa do escalão, e que expõe os jogadores a um estímulo competitivo e emocional importante. Jogar com equipas extremamente competentes e competitivas é fundamental para o desenvolvimento de jogadores que querem ser de topo. Faz parte do processo e temos de o encarar como uma grande oportunidade. É essa a mensagem que lhes temos passado", frisou.

A fechar, o treinador explicou ainda que o Sporting CP não estabelece metas a longo prazo, até porque a UEFA Youth League é "uma competição muito imprevisível".

"O nosso objectivo é ganhar ao FC Kairat. Não vale a pena traçar metas a longo prazo. É uma competição muito imprevisível. As equipas mudam completamente de ano para ano, até de jogo para jogo. Podemos olhar para esta jornada e tentar fazer futurologia em função dos resultados, mas as equipas que vão vencer nesta ronda podem mudar em 50% o plantel na próxima. Por isso, encaramos cada jogo com os pés assentes no chão, como uma oportunidade de desenvolver atletas e com a ambição de vencer cada jogo", rematou.

Já Rafael Camacho reforçou o sentimento de união dentro do grupo, garantindo que essa cumplicidade entre diferentes gerações é meio caminho andado para garantir um bom resultado.

"É muito bom estarmos integrados neste ambiente de mistura. O facto de nos conhecermos muito bem ajuda o grupo a enturmar-se melhor, a ter uma união incrível, e o trabalho virá como consequência disso", começou por dizer o médio de 18 anos, que deixou ainda elogios ao adversário.

"Olhamos para este adversário como para os outros, com o mesmo foco. Não olhamos para nomes. O FC Kairat tem oito ou nove jogadores na selecção sub-19, um deles até nos sub-21, por isso o foco é trabalhar o nosso processo e prepararmo-nos bem", afirmou, em consonância com o seu treinador.

Não negando "a ambição de chegar à equipa A", o jovem, que tem trabalhado integrado nos sub-23 Leoninos, mostrou-se tranquilo e confiante no seu processo de crescimento.

"Neste momento a minha meta é ganhar o jogo de quinta-feira. Sei que se consolidar o processo estarei mais próximo de chegar à equipa B e depois à equipa principal", disse, explicando que a participação na UEFA Youth League será mais um passo firme nessa evolução.

"É a melhor competição para a nossa idade, uma plataforma para jogar contra os melhores. Tenho de aproveitar para me potenciar e também ao grupo, e depois o sucesso acabará por vir como consequência", disse, a fechar.