Orquestra afinada também fora das quatro linhas
23 Set, 2025
Treinadores e directores da Academia Cristiano Ronaldo aprenderam a tocar violino, num coaching day especial
Trabalhar no sector da formação do Sporting implica trabalhar para uma orquestra bem afinada. Metaforicamente e por um dia, na prática, treinadores e directores da formação do Sporting CP juntaram-se para uma acção em que tocar violino (literalmente) foi o desafio colocado.
Produzir boa música é o que procura sempre fazer a formação Leonina, com muitos jogadores, jovens valores, a mostrarem a excelência do trabalho desenvolvido na Academia Cristiano Ronaldo e também no Pólo SCP Lisboa, mas tocar violino numa sala de ensaio foi encarado também com muito entusiasmo pelo Staff Leonino. Tomaz Morais, co-director geral da Academia Cristiano Ronaldo explicou os propósitos da iniciativa.
“Nós trabalhamos para a excelência e trabalhando para a excelência, o rigor, a disciplina e a entrega têm de ser totais. É isso que queremos continuar a transmitir aos nossos jogadores, aos que começam agora connosco e aqueles que têm vindo já a evoluir connosco. Diariamente trabalhamos com muita determinação, com muita convicção para a formação deles e estes dias são muito importantes para afinar uma série de processos”, referiu aos meios de comunicação do Clube, acentuando as sinergias entre todos, num trabalho articulado que envolve todos:
“A Direcção Técnica permite que se possam criar bons hábitos entre atletas e jogadores, que se possa potenciar o talento que eles tenham e, ao mesmo tempo, dar-lhes o que um jogador de futebol precisa, que é uma adaptabilidade muito grande qualquer sistema táctico e a qualquer equipa onde possa vir a jogar. Esta acção em género de orquestra com o violino na mão, não é mais do que um alinhamento comunicacional, um alinhamento entre códigos e percebermos que o som final, a música final que sairá desta orquestra é o jogador que nós formamos para a equipa A. É essa a analogia, em que cada um tem o seu toque, mas a afinação tem de ser permanente e total”.
Miguel Catarino, treinador dos sub-9 do Sporting CP, não esconde a satisfação pelo resultado final produzido. “ A orquestra portou-se muito bem, estávamos todos a um nível muito bom. Esperamos mais uma época de crescimento dos nossos atletas, de crescimento do nosso staff, mais uma época de superação, de aprender mais, sobre as nossas crianças e uma época de muita felicidade, acima de tudo. Trabalhar no Sporting CP já é perfeito para nós, então uma época perfeita é terminarmos com os atletas com um sorriso na cara por ultrapassarem mais uma etapa de crescimento”.
Tomaz Morais, ‘maestro’ que teve direito a batuta para liderar a orquestra, estava feliz pela receptividade de todos as participantes na iniciativa e até pelo jeito demonstrado pelos elementos do Sporting CP. “Os treinadores do Sporting CP têm um jeito muito grande para a música (risos). Têm aqui um hobby muito interessante para continuar e a capacidade de eles reagirem a estímulos e desafios foi claramente atingida. Saiu daqui uma orquestra muito afinada e agora é continuar a trabalhá-la”.
O co-director geral da Academia Cristiano Ronaldo revelou aos meios de comunicação do Clube a sensação de pegar na batuta de um colectivo musical. “Não foi nada fácil ser maestro (risos), até porque eu não tenho grande ouvido para a música, mas fui desafiado, também, tinha de responder ao desafio e acima de tudo conseguimos fazer uma orquestra com diferentes ritmos. Acho que foi muito giro. Nós no futebol de formação do Sporting CP, na Academia, sozinhos não somos nada, precisamos uns dos outros e vivemos para os jogadores. Foi isso que também tentei mostrar, que um dia temos de trabalhar com mais calma, outro dia mais agitados e ao mesmo tempo sabermos tocar todas as notas que nos dão e saber reagir a tudo aquilo que é preciso”.
Nuno Figueiredo, director técnico da Formação, também deu por muito bem empregue o tempo na acção musical, um conceito que ‘gerou frutos’ para levar com vista ao futuro. “Todos nós conseguimos mostrar uma boa noção de ritmo, pelo menos, seguindo as instruções temos capacidade de nos ajustar. É a importância de ter um bom maestro. Este é mais um ano desafiante, em que o nosso propósito continua a ser darmos uma boa imagem do futebol de formação e conseguirmos promover e potenciar jogadores para chegarem à equipa A".