Sub-17 vencem pela primeira vez em casa em 2024/2025
31 Ago, 2024
Meia hora inicial de eficácia superou Casa Pia AC (3-1)
A equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu o Casa Pia AC por 3-1, este sábado de manhã, na partida da quinta jornada da série Sul do Campeonato Nacional do escalão.
Para regressar às vitórias – com a primeira em casa esta época -, os jovens Leões de José João Gomes arrancaram de pontaria afinada frente a um adversário que não perdia há dois jogos e antes da meia hora já venciam por 3-0 – e a vitória nunca esteve em causa. O reforço Daniel Ciesielski estreou-se com a camisola do Sporting CP e logo com um golo, ao qual se juntaram rapidamente Manuel Lamúria e Brandão Baptista na lista de marcadores.
Após um minuto de silêncio em memória das vítimas do trágico acidente de helicóptero ocorrido, na passada sexta-feira, no rio Douro, deu-se o pontapé de saída no Estádio Aurélio Pereira e o Sporting CP assumiu o ascendente inicial, juntando-lhe uma eficácia quase total.
O lateral André Machado protagonizou a primeira situação de perigo ao atirar em força para defesa de Tomás Ribeiro, mas o 1-0 nasceu, depois, à passagem dos 12 minutos e pelo pés do jovem defesa-central polaco que chegou à Academia Cristiano Ronaldo em Julho. A partir de um livre lateral, cobrado de forma traiçoeira em direcção à baliza visitante, Daniel Ciesielski apareceu na hora certa na recarga e respondeu à defesa para a frente com oportunismo: primeiros minutos com a camisola do Sporting CP e primeiro golo.
E só cinco minutos bastaram, aos jovens Leões, para construir e concretizar também o 2-0. O lateral Suleimane Balde trabalhou e cruzou a partir da esquerda e Manuel Lamúria, à ponta-de-lança, apareceu para o desvio decisivo.
Apesar da já confortável e madrugadora vantagem, a excelente entrada verde e branca prolongou-se e antes da meia hora o Sporting CP apontou o terceiro golo sem que o Casa Pia AC tivesse sequer incomodado William Lodmell, guarda-redes Leonino também a cumprir a sua estreia esta temporada.
Primeiro, de trivela, André Machado ainda voltou a testar a atenção de Tomás Ribeiro, porém foi Brandão Baptista a ter melhor pontaria e em grande estilo. O extremo entrou de rompante na área e com um ‘chapéu’ perfeito robusteceu o marcador a favor da equipa de José João Gomes.
A formação casapiana, no entanto, respondeu com eficácia máxima e reduziu a desvantagem na primeira oportunidade criada – e única na primeira parte. Aos 36 minutos, Rodrigo Ferreira fez a recarga para o 3-1 fixado ao intervalo.
Já no reatamento da partida no segundo tempo, o conjunto visitante foi o primeiro a ameaçar com um remate ligeiramente ao lado do poste, mas rapidamente o Sporting CP apresentou a sua réplica para voltar a deixar o Casa Pia AC em sentido e só o poste negou mais um golo.
Depois, uma toada mais faltosa e de ‘pára-arranca’ tomou conta do duelo e as aproximações a ambas as balizas escassearam, o que permitiu aos jovens Leões gerir a sua vantagem sem grandes sobressaltos.
Por sua vez, a partir do banco, José João Gomes refrescou a equipa, primeiro, com a entrada de Francisco Simões e, depois, de João Valente, Duarte Correia e Ricardo Yordanov.
Este último, o extremo de 16 anos, ainda teve uma soberana situação para facturar, mas no cara-a-cara não conseguiu atirar enquadrado. O 3-1 trazido da primeira parte revelou-se definitivo e os juvenis do Sporting CP alcançaram, assim, os sete pontos neste arranque de campeonato, igualando, por exemplo, o próprio Casa Pia AC na classificação.
Na próxima jornada, os sub-17 visitam a A. Académica de Coimbra.
Sporting CP: William Lodmell [GR], André Machado, Daniel Ciesielski, Santiago Fernandes (Duarte Correia, 80’), Suleimane Balde, Leonardo Tavares [C], Simão Soares, Ansumane Júnior (João Valente, 80’), Brandão Baptista (Francisco Simões, 69’), Estefânio Rúben (Ricardo Yordanov, 80’), Manuel Lamúria (José Lino, 90’).