Desaire a fechar a Premier League International Cup
20 Jan, 2026
Sporting CP perdeu frente ao Manchester United FC por 3-2
A equipa de sub-23 do Sporting Clube de Portugal perdeu esta terça-feira por 3-2 frente ao Manchester United FC, na última jornada do grupo D da Premier League International Cup.
Os Leões terminaram assim a participação na corrente edição do torneio com um total de três pontos, num jogo em que a segunda parte da formação verde e branca foi mais bem conseguida do que os 45 minutos iniciais, com o Sporting CP a terminar o jogo instalado no meio-campo adversário e a ‘ameaçar’ o 3-3, que não se consumou, apesar do esforço.
James Scanlon, com três golos marcados, foi o principal recurso ofensivo da equipa inglesa e o jogador mais decisivo da partida.
James Scanlon, aos 8’, em remate colocado à entrada da área, inaugurou o marcador para o Manchester United FC, no primeiro remate a uma das balizas, contudo o Sporting CP reagiu prontamente e empatou, aos 10’, após pontapé de canto na direita, com Rafael Mota a fazer o 1-1, em bom toque de primeira.
James Scanlon voltaria a ‘aparecer’ no jogo aos 39’, para num remate muito forte e colocado fazer o 2-1, em pontapé de fora da área, com o Sporting CP a ter pouca bola para criar jogadas de ataque – 26 por cento de posse de bola, contra 74 por cento do adversário nos primeiros 45 minutos da partida.
Na segunda parte, o Sporting CP conseguiu ter uma posse de bola superior à do primeiro tempo, com um futebol mais apoiado e os médios, nomeadamente Rafael Camacho e Ivanildo Mendes, a conseguirem jogar mais próximos e a transportarem mais jogo para a frente.
Aos 76, e numa fase em que o efeito da posse de bola se tinha dissipado um pouco na equipa Leonina, James Scanlon fez o terceiro golo da conta pessoal e o terceiro do Manchester United, para o 3-1 no marcador.
O Sporting CP não se deu por vencido e aos 82’, Martim Peixoto, entrado na segunda parte, isolou-se a passe de Miguel Alves e, com qualidade, atirou colocado para o 3-2. Até final, os jovens Leões foram à procura do empate, mas a equipa inglesa aguentou a vantagem mínima, numa exibição em crescendo do Sporting CP.
Sporting CP: Miguel Gouveia [GR], Konstantin Nikitenko, Miguel Alves [C], Rafael Mota, Afonso Lee (Martim Peixoto, 77’), Sandro Gamboa (Bento Estrela, 46’), Ivanildo Mendes, Rafael Camacho, Diogo Martins (Miguel Almeida, 46’), Duarte Tomás (André Machado, 64’), Rayhan Momade (Daniel Lopes, 64’).