João Gomes reforça equipa de andebol
Por Sporting CP
09 Jul, 2023
09 Jul, 2023
Internacional jovem português chega proveniente da AA Águas Santas
João Gomes é reforço da equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal. O lateral-direito de 20 anos, presença habitual nas selecções nacionais jovens, chega a Alvalade proveniente da AA Águas Santas, emblema no qual se formou e começou a dar nas vistas enquanto sénior com 17 anos, para ser mais uma opção às ordens do técnico Ricardo Costa na temporada 2023/2024.
“[A vinda para o Sporting CP] traz-me responsabilidade e compromisso. Podem esperar o máximo de mim nos jogos e nos treinos pois é essa a raiz para conseguir boas classificações nas provas internas e externas”, começou por sublinhar o jogador aos meios de comunicação do Clube Leonino, acrescentando: “Sinto um orgulho enorme por chegar a um clube deste nível”.
Considerado um valor seguro da modalidade, João Gomes já teve oportunidade de jogar no Pavilhão João Rocha como adversário, experiência que lhe ficou marcada na memória. “É sempre um sítio difícil de jogar pois tem muita presença dos adeptos, o que faz com que seja complicado vir aqui vencer”, lembrou, mostrando-se “ansioso” pela estreia caseira como jogador dos Leões.
Apesar de ter acabado de chegar, o esquerdino acredita que vai encaixar no estilo de jogo de Ricardo Costa. “Associo-me muito ao jogo do treinador, que é tipicamente de um contra um e é muito rápido, coisas pelas quais também me caracterizo”, atirou, descrevendo-se como jogador: “As minhas principais qualidades são o um contra um, a velocidade e a qualidade nos passes”.
Depois de na época passada ter realizado os primeiros jogos da carreira na EHF European League, João Gomes vai voltar a exibir-se a nível internacional, agora pelos Leões, algo que o deixa entusiasmado. “Participar nas provas europeias é uma realidade muito diferente. Temos uma responsabilidade maior porque queremos sempre deixar boa imagem”, referiu o jovem jogador.
O novo número 23 Leonino, que regressou há dias do Mundial sub-21 e conta ainda com participações nos Europeus de sub-20 e sub-19, conhece bem alguns dos colegas que vai encontrar em Alvalade, com especial destaque para os irmãos Francisco e Martim Costa. “Ainda não falei com deles, mas acho que sabem da minha vinda. Conheço-os e gosto de jogar com eles”.
Curiosamente, João Gomes vai fazer concorrência directa a Francisco pela lateral-direita, algo benéfico para os dois e para a equipa. “Ter um colega como o Kiko, que também já esteve na selecção nacional, é muito bom pois faz com que lutemos de uma forma amigável e saudável pela posição. Isso vai fazer com que ambos consigamos aumentar o nosso nível de rendimento”.
Já Carlos Carneiro, director do andebol Leonino que também esteve presente no momento da oficialização do acordo, considerou que João Gomes é “um atleta que se enquadra no projecto”.
“O João é um jovem talentoso e português com muita qualidade, tem as características da nossa equipa. Vai dar-nos profundidade e estamos muito contentes por recebê-lo, temos a certeza de que vai ajudar-nos bastante”, assegurou o dirigente, augurando um futuro risonho ao lateral.
“É um dos atletas que tem capacidade para em breve entrar nos quadros da selecção nacional, o nosso objectivo é esse. Queremos ter cada vez mais jogadores essencialmente portugueses, sempre que possível, na selecção nacional. Ele enquadra-se no que temos vindo a construir”.