Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Excelentes indicadores para a temporada

Por Sporting CP
13 Ago, 2025

Bicampeões Nacionais venceram o CF ‘Os Belenenses’ por 43-28 no Troféu Stromp de andebol

A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal venceu esta terça-feira o CF ‘Os Belenenses’, por 43-28, em mais uma edição do Troféu Stromp, que serviu de primeira apresentação dos Bicampeões Nacionais aos Sócios e adeptos Leoninos.

Emil Berlin (3), Carlos Álvarez (5), Kiko Costa (6), Natán Suárez (7), Jan Gurri (8), Pedro Martínez (9), Orri Þorkelsson (17), Mamadou Gassama (19), André Kristensen (20), Diogo Branquinho (22), Filipe Monteiro (26), Francisco Silva (36), Christian Moga (44), Martim Costa (79), Mohamed Ali (92), Victor Romero (93) entraram individualmente, pela ordem numérica dos números das camisolas e a seguir os capitães de equipa, Edy Silva (2) e Salvador Salvador (13). O staff e equipa técnica liderada por Ricardo Costa e que vai orientar o plantel Leonino, ‘fechou’ as apresentações, debaixo de muitos aplausos vindos das bancadas.

Com a presença de toda a formação de andebol Leonino como ‘guarda de honra’, a equipa do Sporting CP foi apresentada e seguiram-se algumas palavras dirigidas aos Sportinguistas, primeiro pelo capitão, Salvador Salvador.

“Desde já agradecer a todos os Sportinguistas presentes, e esperemos que continuem a marcar presença assídua aqui no nosso Pavilhão João Rocha, que continuem a trazer o cachecol verde e branco, continuem a trazer a voz para nos apoiar e galvanizar, tanto nos momentos bons, como nos momentos menos bons e da nossa parte continuaremos a fazer o nosso caminho, com a destreza, as ganas e todo o empenho para conquistar mais troféus e trazer mais sucesso para o símbolo que representamos ao peito. Será sempre pelo Sporting CP. Muito obrigado”.

Seguiu-se o técnico, Ricardo Costa. “Aproveitar que estão aqui os três troféus, agradecer tudo o que fizeram por nós [adeptos], foi um ano magnífico, muito importante para nós, mas já acabou, temos de esquecer aquilo que está para trás, voltar a sentir, voltar a querer ganhar. Este ano será de certeza muito mais difícil, mas nós continuaremos com a máxima ambição e motivação e se vocês continuarem desse lado, e tenho a certeza que sim, seremos mais fortes e vamos continuar a conquistar títulos para este grande Clube”.  

Quanto ao jogo, Natán Suárez marcou o primeiro golo do jogo, depois de uma mudança de velocidade e remate aos seis metros e na primeira linha, Kiko Costa fez o 2-0. O Sporting CP com um bloco defensivo formado por Edy Silva, Christian Moga e Pedro Martínez esteve os primeiros sete minutos sem sofrer golos, com André Ktristensen também muito bem na baliza Leonina. Com cerca de sete minutos de jogo, um susto, quando Kiko Costa caiu desemparado após rematar e a ter de ser assistido pela equipa médica. O lateral direito teve de ser substituído, mas regressou minutos depois. Foi com 7’ 14 que o CF ‘Os Belenenses’ marcou o primeiro golo, quando o Sporting CP já tinha quatro golos. Aos 10 minutos, o Sporting CP vencia por 7-2.

O dilatar da vantagem foi acontecendo naturalmente, com Kiko Costa, que recuperou da tal queda, a marcar logo ao seu melhor estilo, com uma entrada supersónica para o 10-3 aos 14 minutos. Com mais de metade da primeira parte, o Sporting CP só tinha sofridos três golos, ou seja, um golo a cada mais de cinco minutos. Magnífico!

A tentar jogar sempre rápido, fosse em contra-ataque ou em ataque planeado, os Bicampeões Nacionais marcavam a muito bom ritmo, com algumas das imagens de marca do passado recente, como um golo de meio-campo, sem guarda-redes na baliza de Salvador Salvador. Com 23 minutos jogados, o Sporting CP tinha dez golos de vantagem (16-6).

Tempo ainda no primeiro tempo para minutos ao jovem guarda-redes Francisco Silva (algumas boas defesas), para testar Emil Berlin como defesa mais avançado e para o primeiro golo no João Rocha do pivô Victor Romero – antes já tinha marcado o também reforço, Carlos Álvarez.

Ao intervalo, o Sporting CP vencia o CF ‘Os Belenenses’ por 21-10    

No segundo tempo, com mudança de equipamento (de preto), o Sporting CP continuou a exibir superioridade, com golos para muitos gostos e feitios, ainda que algumas finalizações também não tivessem tido a medida certa. O CF ‘Os Belenenses’ ainda conseguiu quatro golos consecutivos, mas a resposta dos Bicampeões Nacionais, que já tinham Filipe Monteiro – bons pormenores do central, reforço para 2025/2026 – voltou a ser positiva, com Martim Costa a marcar golos consecutivos e Gassama a facturar no contra-ataque.   

Com metade do segundo tempo, o Sporting CP estava na frente por 34-18 e até final, a vantagem foi sendo gerida tranquilamente e aumentada, até aos números finais de 43-28 para a conquista do Troféu Stromp de andebol por parte do Sporting Clube de Portugal, entregue por Ricardo Andorinho, lenda do andebol do Sporting CP, que em nome do Grupo Stromp, o fez chegar às mãos do capitão, Salvador Salvador, num bonito fim de festa. 

Sporting CP: Edy Silva (1), Emil Berlin (3), Carlos Álvarez (2), Kiko Costa (5), Natán Suárez (3), Jan Gurri (4), Pedro Martínez (1) Salvador Salvador [C] (2), Orri Þorkelsson (7), Mamadou Gassama (2), André Kristensen [GR], Diogo Branquinho (2), Filipe Monteiro, Francisco Silva [GR]), Christian Moga (1), Martim Costa (7), Mohamed Ali [GR], Victor Romero (3).